Buscar

3 Vascularização do encéfalo

Prévia do material em texto

Neuroanatomia
· Vascularização do encéfalo 
Parte 01
1) Divisão: circulação anterior e posterior
2) Anastomose: Polígono de Willis 
Parte 02
1) Circulação anterior: artéria cerebral anterior e cerebral média 
2) Circulação posterior: artéria cerebral posterior 
1) Divisão:
A circulação encefálica tem 2 grandes origens: circulação anterior (sistema carotídeo) e circulação posterior (sistema vértebro-basilar). Essas duas circulações se unem na base do cérebro no chamado Polígono de Willis.
2) Anastomose: Polígono de Willis:
As artérias que compõem o Polígono: A. cerebral média, A. cerebral posterior, A. cerebral anterior, A. comunicante anterior e posterior. 
1) Circulação anterior: artéria cerebral anterior e cerebral média
Artéria cerebral média -> tem certa prevalência de AVC. Ela é oriunda da artéria carótida interna, no momento que ela surge, ela acaba transitando por um marco importante chamada de Fissura de Sylvius ou sulco lateral e a artéria acaba saindo na região mais lateral do cérebro. Pontos irrigados do ponto de vista lateral: lobo frontal, lobo parietal e parte do lobo temporal. Outras partes que são importantes e irrigadas por essa artéria: área motora primária, área sensitiva primária, área de Wernicke e área de broca. Nas estruturas mais profundas temos a capsula interna que também é irrigada pela artéria cerebral média. 
Algumas áreas motoras, sensitivas serão de responsabilidade da a. cerebral média como a área responsável pelo membro superior, pela face e, com isso, essas áreas com motricidade se unem na capsula interna. 
Obs.: O AVC pode atingir essas estruturas no paciente e evoluir para um quadro de afazia (alteração da linguagem). Com isso, um AVC da artéria cerebral média vai comprometer a capsula interna e o paciente pode ter um quadro de paralisia de todo o hemicorpo (uma das metades do corpo – direita ou esquerda), ou seja, uma hemiparesia. 
Artéria cerebral anterior -> ela é oriunda da artéria carótida interna; ela transita por uma área chamada de Fissura Inter-hemisférica (entre os hemisféricos direito e esquerdo). Pontos de irrigação: lobo frontal, lobo parietal. O que diferencia da artéria cerebral média é que essa artéria irriga as regiões mais laterais já a artéria cerebral anterior irriga as regiões mais mediais. Outras partes que também são irrigadas: parte da área motora primária (partes especificas), área sensitiva primaria (partes especificas) e o giro do cíngulo.
As áreas motoras e sensitivas que são de responsabilidade dessa artéria: predomínio ou exclusivamente de membro inferior. Com isso, caso o paciente tenha um AVC, dependendo do quadro dele pode ser possível descobrir qual artéria que foi afetada: ex.: paciente com fraqueza com predomínio nos membros superiores e face -> artéria cerebral média (hipótese); paciente com fraqueza com predomínio nos membros inferiores -> artéria cerebral anterior (hipótese). 
2) Circulação posterior: artéria cerebral posterior 
Artéria cerebral posterior -> não vai ter origem anterior e sim na circulação vertebro-basilar (posterior). Ela vai emergir no topo da artéria basilar (a. basilar -> artérias cerebrais posteriores). Elas circundam o mesencéfalo e seguem em sentido posterior (loco occipital). Regiões que são irrigadas por ela: áreas visuais (quando essa artéria é danificada essa área sofre lesões como a perda de um quadrante da visão ou de um lado todo ou uma parte dela), lobo temporal (região mais inferior) e o tálamo (exclusiva dessa artéria). A artéria cerebral posterior é a irrigação mais profunda.

Continue navegando