Buscar

Diagnostico ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diagnóstico Ambiental
A utilização dos recursos minerais ocasionam diversas alterações no meio ambiente, podendo ser de maneira positiva ou negativa. É cógnito que a mineração só é praticada onde tenha a existência de minério, logo é uma das características marcantes que a diferencias de outras atividades industriais. No entanto, as modificações ou impactos adversos proporcionados nos recursos ambientais devem ser o foco de controle direto do empreendedor, e os indiretos, dos órgãos ambientais e partes interessadas, é necessário evidenciar que é indispensável o cumprimento da legislação e dos processos de licenciamento ambientas para minimização dos possíveis impactos a serem emergidos. 
Segundo Spitz & Trudinger (2008) é de suma importancia a elaboração de um ciclo de vida do empreendimento, onde serão explicitados as atividades típicas de mineração vinculados ao planejamento e o desenvolvimento de ações, atividades e estudos ambientais adequados as características da mina. Por conseguinte, nesta etapa de ciclo de vida pode ser solicitado estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA), plano de controle ambiental (PCA), entre outros, toda essa estruturação é indispensável para funcionamento da mina e controle dos impactos. 
É sabido que os proveitos da atividade minerária são diversos, mas o padrão de extração aplicado pela mesma resultam em impactos ambientais, conflito de uso do solo, e sobretudo alterações na paisagem. A herança refusada pela exploração de minério a céu aberto é composto pela desconstrução do território original, explicitando assim as cavas nos solos de grandes extensões, gerando o que conhecemos como impacto visual que por conseguinte caracteriza risco para moradores e até mesmo funcionários do empreendimento, pois quando não estabilizadas e recuperadas, torna-se maior o perigo de desabamentos e acúmulos de lixos. (Abreu, 2012)
Contudo, é imprescindível a redução dos impactos negativos da mineração e restauração da paisagem já afetada, visto que é uma maneira de mirrar o descômodo da população relativo ao desfecho final da área explorada. Portanto, o diagnostico ambiental propiciam as empresas que atuem vinculado com o meio ambiente, usufruindo e respeitando as normativas vigentes, focando assim na estabilidade ambiental da região.
REFERÊNCIAS
SPITZ, K.; TRUDINGER, J. 2008. Mining and the Environment: from Ore to Metal. CRC Press, London (December 4, 2008 by CRC Press, Textbook - 900 Pages).
Nascimento, E. A. D. (2016). Estratégias para otimizar o processo de licenciamento ambiental em empreendimentos de grande porte: estudo de caso em um complexo minerário em Minas Gerais.
Abreu, R. R. (2012). Recuperação de áreas degradadas pela mineração em regiões de interesse patrimonial.

Continue navegando