Buscar

PROVA A1 RECURSOS FISICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Paciente T.M.R, sexo feminino, 50 anos, foi diagnosticada com câncer de mama há cerca de 1 ano. Realizou procedimento cirúrgico de mastectomia há cerca de uma semana e apresenta alguns sinais e sintomas clínicos. No exame de inspeção e palpação foi verificado que há presença de edema na região do tórax superior, principalmente em volta da cicatriz cirúrgica, dor e fibrose na região medial da cicatriz.
Com base no caso clínico acima, responda:
A - Defina as fases do processo de cicatrização e explique os principais acontecimentos que ocorrem em cada fase.
 O processo de cicatrização é dividido em 3 fases; fase de resposta inflamatória, fase de reparo fibroblástica e na fase de maturação e remodelamento. Embora as fases sejam mencionadas separadas, elas não possuem um ponto inicial ou final definitivo. Possuem fases de sequência continua que se sobrepõem. 
Na fase de resposta inflamatória que é uma parte muito importante do processo de cicatrização. É caracterizada por vermelhidão, edema, sensibilidade, temperatura aumentada e perda da função. A resposta inflamatória é iniciada por mediadores químicos como histamina, leucotrienos e citocinas onde ocorre uma vasoconstrição e vasodilatação. Essa resposta inflamatória é uma ação protetora tendo a procurar e descartar produtos nocivo ao organismo causado pela lesão, esta fase pode durar de 0 a 4 dias.
Fase de reparo fibroblástica, durante esta fase ocorre o processo proliferativo e regenerativo que inicia a formação de cicatriz e reparo do tecido lesionado, essa fase é chamada de fibroplasia e pode durar de 2 dias a 6 semanas. Durante o período de deparo fibroblástica, os sinais e sintomas causado pela fase inflamatória vão diminuindo. Fase de reparo fibroblástica é caracterizada por diminuição da dor e da sensibilidade, retorno gradual a função.
A fase de maturação e remodelamento ocorre em longo prazo, é nessa fase que o remodelamento das fibras de colágeno forma um tecido cicatricial. O tecido então assume gradualmente aparência e função normais, nesta fase ocorre uma forte cicatriz contraída que se desenvolvendo e vai aumentando a força e o retorno à sua função. Esse período da cicatrização pode requerer vários anos para se concluir.
B - Além disso, especifique em qual fase do processo de cicatrização a paciente se encontra.
O processo de cicatrização que a paciente se encontra é o processo de reparo fibroblástica devido sua idade e estado de saúde são fatores que impedem a cicatrização, sua resposta de inflamação persistiu e liberou produtos que promovem a fibroplasia estendida e fibrogênese excessiva que pode ter ocasionado a fibrose mencionada na cicatriz da paciente.

Outros materiais