Buscar

comunitaria 1

Prévia do material em texto

Questão
	
	
	Sobre a relação da comunicação popular com a comunicação massiva, é correto dizer:
		
	 
	Os meios populares estão inseridos no dia-a-dia das comunidades e não devem se colocar como força antagônica, nem superadora dos meios de massa.
	
	Os meios comunitários estão fora do alcance do povo e fora do ambiente em que a pessoa vive.
	
	Os meios comunitários não potencializam a participação direta do cidadão na esfera comunicacional.
	
	Os meios de massa são suficientes para suprir as necessidades de comunicação local, das comunidades e dos movimentos sociais organizados.
	
	Os meios massivos e os populares são excludentes. Ou um ou outro.
	Respondido em 10/05/2023 19:12:05
	
Explicação:
A comuicação  popular deve se colocar  como mais  uma  forma de  comunicação,  ou melhor, como uma forma alternativa de comunicação. 
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	Sobre a comunicação voltada à comunidade, podemos dizer:
		
	 
	Utiliza a linguagem mais adequada à comunidade, adequando as formas de se comunicar aos veículos utilizados. Utiliza jornais e comunicados comunitários, rádios locais e formas de comunicação que sirvam aos interesses locais.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	Atende aos interesses comunitários, mas se sustentam unicamente pela renda dos grandes conglomerados de comunicação.
	
	Utiliza a linguagem mais adequada à comunidade, adequando as formas de se comunicar aos veículos utilizados. Utiliza formas particulares de comunicação.
	
	Utiliza a linguagem mais adequada à comunidade, adequando as formas de se comunicar aos veículos utilizados. Utiliza os grandes veículos de comunicação de massa.
	Respondido em 10/05/2023 19:13:26
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	No que diz respeito aos primórdios do desenvolvimento humano em sociedade, historicamente, estudamos a relação do homem e as formas de poder, resultando em experiências distintas de liderança. Partindo desta perspectiva, assinale as duas únicas alternativas corretas:
		
	 
	Como ser social, os homens desenvolveram experiências significativas de liderança; uns se tornaram líderes e utilizaram a comunicação (gestual e oral, inicialmente) para tratar seus subordinados.
	 
	Coube igualmente aos líderes controlar as relações sociais do grupo, estabelecer, respeitar e disseminar regras de convívio, inclusive com ameaças e punições, consentidas pelos demais.
	 
	Os grupos de pressão eram organizações ineficazes, pois poucos conseguiam influenciar nas decisões importantes dos grupos políticos e religiosos.
	 
	O homem passou a ser um ser social e líder somente depois da Revolução Francesa, com a elevação dos Direitos Humanos.
	 
	O poder da organização social primitiva do gênero humano surgiu apenas com o desenvolvimento da civilização Caligráfica (aparecimento da Escrita), para assegurar direitos e deveres, através dos registros gráficos.
	Respondido em 10/05/2023 19:14:35
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	Assinalar a questão assertiva:
		
	
	Os grupos sociais, podem ser categorizados como políticos e econômicos, excluindo os sociais e religiosos.
	 
	Os grupos de pressão não governam, mas se interessam pelo governo, se preocupando com uma questão de cada vez, como por exemplo: obter a aprovação ou a não-aprovação de uma lei.
	
	Os grupos de pressão podem acontecer somente quando um partido de menor importância se submeta a serviço de um grupo de interesse, pois este partido não tocará a função de ser somente um aliado.
	
	Os partidos não são grupos de pessoas estavelmente organizados com a finalidade de alcançar o Poder e conservá-lo em benefício de seus dirigentes.
	
	Os grupos sociais, podem ser categorizados como partidos, pois não são grupos de pessoas, objetivando benefício próprios.
	Respondido em 10/05/2023 19:16:09
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	Das formas e ações mais expressivas dos grupos de pressão estudados nesta disciplina, não se aplica:
		
	 
	Acordo: quando ambas as partes deliberam sobre o assunto em pauta e a parte responsável pela pressão cede aos argumentos do poder oficial ou representativo.
	
	Boicote: dificultar a vida de alguém ou de alguma empresa com a omissão ou a interrupção das relações sociais ou econômicas, de modo que pareça natural.
	
	Ação direta: quando a fase de pedido ou ameaça é feita diretamente pelo grupo interessado contra o poder oficial (opressor e oprimido).
	
	Sabotagem: manejar coisas ou pessoas muito importantes para a vítima.
	
	Ação indireta: a intenção não é necessariamente clara, é subentendida. Utiliza principalmente os meios de comunicação, como a propaganda e os noticiários. Além da manipulação direta, conseguem o controle da opinião pública. A imprensa sobre pressão sobre si mesma e exerce pressão sobre seus destinatários (pressão em cadeia).
	Respondido em 10/05/2023 19:16:58
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	 
I. As populações são organizadas em famílias e sociedades II. As punições e as ameaças do poder estabelecido são do tipo psicológico, rituais e sistema judiciário III. Grupos de pressão são organizações que para interesse próprio, através de estatégias específicas, influenciam e pressioam outros indivíduos ou grupos e a mídia IV. As ações indiretas dos grupos de pressão utilizam principalmente os meios de comunicação, como a propaganda e os noticiários para controle da opinião pública V. Os grupos sociais podem ser politicos, espirituais, econômicos.
 
Quais  dos  enunciados acima estão corretos? 
		
	
	A. Nenhuma está correta
	
	B. I, II
	
	C. IV, V
	 
	E. Todas estão corretas
	
	D. III,V
	Respondido em 10/05/2023 19:18:13
	
Explicação:
No que  diz respeito aos grupos de  pressão e ação: todas as alternativas são verdadeiras.
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	Dentro de uma organização, os indivíduos relacionam-se entre si e participam de grupos sociais, mantendo interações profissionais, funcionais ou de afinidade. A compreensão dessas relações contribui para que o trabalho de comunicação seja capaz de:
		
	
	usar essas interações a favor da harmonização de interesses dentro da organização e obter melhores resultados dos indivíduos.
	
	elaborar estratégias de comunicação interna que resultem na capitalização desses interesses e obtenção de vantagens financeiras para a organização.
	
	dissolver focos de interações para que as equipes se dediquem à atividade fim da organização.
	
	redirecionar o interesse dos indivíduos da interação para a tecnologia e o método de trabalho.
	 
	redefinir os objetivos da organização em função do que indicam as demandas apresentadas como resultado das interações.
	Respondido em 10/05/2023 19:19:02
	
Explicação: As relações da organização com colaboradores e com grupos sociais deve servir para orientar a estratégia empresarial.
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	Com relação às redes de movimentos sociais, julgue as proposições a seguir e assinale a opção incorreta:
		
	
	A rede de movimento social pressupõe a identificação de sujeitos coletivos em torno de valores, objetivos ou projetos comuns e assumir um caráter propositivo, tendo em vista seu efeito multiplicador e difusor de novos valores e de empoderamento dos movimentos.
	
	Os movimentos sociais adotam formas de participação política, como a utilização do protesto com o fim de fazer pressão sobre as instituições. Essas ações de protesto podem se concentrar no Estado nacional e em nível transnacional, contra atores internacionais.
	
	A possibilidade de fazer parte de um movimento, envolver-se em uma ação coletiva, sem ter de automaticamente aderir a uma organização específica é uma característica peculiar das redes de movimento social.
	 
	As redes de movimentos sociais impossibilitam a transposição de fronteiras territoriais, temporais e sociais.
	
	A sociedade civil organizada do novo milênio tende a ser uma sociedade de redes organizacionais, interorganizacionaise de redes de movimentos e de formação de parcerias entre as esferas públicas, privadas e estatais, criando novos espaços de governança com o crescimento da participação cidadã.
	Respondido em 10/05/2023 19:20:31
	
Explicação: Embora a ação seja local nos movimentos sociais eles podem alcançar dimensões maiores e transpor fronteiras.

Continue navegando