Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação II - termodinamica

User badge image
Talia Dotto

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O calor específico é uma grandeza da calorimetria que relaciona a quantidade de calor necessária para causar alguma variação térmica no material. Durante o experimento “Calor específico dos corpos sólidos” precisamos aquecer o corpo de prova. Para aquecê-lo, precisamos colocá-lo em um recipiente com água fervente.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a justificativa para utilizar o aquecimento indireto:
A Evita a oxidação do metal e, consequentemente, a perda de matéria.
B Não causa a queima do material e não modifica o sistema.
C O aquecimento ocorre de maneira uniforme.
D Maior segurança, já que aquecer o corpo a uma temperatura tão alta pode trazer risco aos alunos.

O calor é matéria de estudo da termodinâmica e sua investigação requer o desenvolvimento de conceitos como temperatura e energia cinética média das partículas que compõem um determinado corpo. Sobre a fenomenologia que suporta a teoria do calor, assinale a alternativa CORRETA:
a) O calor é definido como a energia cinética média das partículas que compõem um corpo a uma determinada temperatura.
b) O calor é definido como a energia em cinética em corpos a diferentes pressões, de modo a atingir o equilíbrio químico entre eles.
c) O calor é definido como a energia em trânsito em corpos a diferentes temperaturas, de modo a atingir o equilíbrio térmico entre eles.
d) O calor é um fluido que se transfere de um corpo para outro, dependendo da diferença de temperatura entre cada um dos corpos.

O calor específico é uma grandeza que indica materiais bons condutores térmicos e maus condutores térmicos. No experimento “Calor específico dos corpos sólidos”, conseguimos calcular as propriedades de calor específico dos corpos de prova, feitos de alumínio e ferro.
Com base nos dados obtidos durante o experimento, qual o valor aproximado do calor específico encontrado para o corpo de prova do alumínio?
A 0,22 J/kg.K.
B 0,11 cal/g°C.
C 0,22 cal/g°C.
D 0,11 J/kg.K.

Calor específico é a quantidade de calor necessária para variar a temperatura de cada grama de uma substância. O calor específico do cobre é igual a 0,09 cal\gºC.
Se em vez de usarmos a escala Celsius usássemos a escala Fahrenheit, quanto valeria esse calor específico?
A 0,005 cal\g ºF.
B 0,15 cal\g ºF.
C 0,05 cal\g ºF.
D 0,10 cal\g ºF.

A teoria dos processos termodinâmicos descreve como um fluido, submetido à determinada configuração inicial (P_i,V_i,T_i), evolui para uma configuração final (P_f,V_f,T_f), através de diferentes procedimentos aos quais é submetido. Em um processo isobárico, a pressão do sistema não é alterada durante o procedimento.
Sobre os processos termodinâmicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Em um processo isobárico de expansão, um gás emite calor, migrando de uma isoterma menor para outra maior, o que causa uma variação positiva da energia interna do sistema, devido ao trabalho positivo realizado pelo o gás.
( ) Em um processo isobárico de expansão, um gás absorve calor, migrando de uma isoterma menor para outra maior, o que causa uma variação positiva da energia interna do sistema, devido ao trabalho positivo realizado pelo o gás.
( ) Em um processo isobárico de compressão, um gás absorve calor, migrando de uma isoterma maior para outra menor, o que causa uma variação negativa da energia interna do sistema, devido ao trabalho negativo realizado sobre o gás.
( ) Em um processo isobárico de compressão, um gás emite calor, migrando de uma isoterma maior para outra menor, o que causa uma variação negativa da energia interna do sistema, devido ao trabalho negativo realizado sobre o gás.
a) F - F - V - F.
b) V - V - F - V.
c) V - F - V - F.
d) F - V - F - V.

Suponha que você tenha encontrado um bloco de 3 kg de um material metálico. Observa-se que para alterar a medida de sua temperatura em 15 K, é necessário conceder ao material cerca de 17100 J.
Sobre a fenomenologia que suporta a teoria do calor e da temperatura, analise o quadro a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
A O metal é o bronze
B O metal é o ouro
C O metal é o cobre
D O metal é a prata

A teoria dos processos termodinâmicos descreve como um fluido, submetido à determinada configuração inicial (P_i,V_i,T_i), evolui para uma configuração final (P_f,V_f,T_f), através de diferentes procedimentos aos quais é submetido. Em um processo de expansão livre, um gás, previamente contido em uma porção do recipiente, é liberado para mover-se livremente durante o procedimento, sem nenhum contato com o êmbolo móvel do sistema.
Sobre os processos termodinâmicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Em um processo de expansão livre, o êmbolo livre é capaz de mover-se mais rápido que a velocidade de expansão do gás antes contido por ele, dentro de um recipiente termicamente isolado. Isso significa que durante esse processo nenhum trabalho foi realizado por ou sobre o gás, assim como por estar isolado, nenhuma troca de calor ocorre com o sistema.
( ) Em um processo de expansão livre, o êmbolo livre é capaz de mover-se mais rápido que a velocidade de expansão do gás antes contido por ele, dentro de um recipiente termicamente isolado. Isso significa que durante esse processo a variação na energia interna observada no sistema é compensada pelo soma líquida dos calores absorvidos/emitidos e dos trabalhos realizados sobre ou pelo gás.
( ) Em um processo de expansão livre, o êmbolo livre é capaz de mover-se mais rápido que a velocidade de expansão do gás antes contido por ele, dentro de um recipiente termicamente isolado. Isso significa que durante esse processo todo o trabalho realizado por ou sobre o gás, compensará o calor absorvido ou emitido que iniciou o processo, fazendo com que a energia interna do sistema se mantenha constante.
( ) Em um processo de expansão livre, o êmbolo livre é capaz de mover-se mais rápido que a velocidade de expansão do gás antes contido por ele, dentro de um recipiente termicamente isolado. Isso significa que durante esse processo não há variação na energia interna observada no sistema.
A V - F - V - F.
B V - F - F - V.
C F - F - F - V.
D V - V - V - F.

A teoria dos gases ideais é fundamental para o seu entendimento, ela faz determinadas considerações que nos possibilitam predizer o comportamento de tais gases sob determinadas circunstâncias. Suponha que você esteja estudando as propriedades termodinâmicas de um determinado gás ideal e que submeta tal gás a uma série de processos termodinâmicos que alterarão suas configurações, porém mantendo-o zeloso à equação PV=nRT.
Sobre a teoria termodinâmica e os conceitos que sustentam a descrição dos seus processos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Caso seja isobárico, o processo refletirá as conclusões de Charles.
( ) Duplicar o volume do gás, tornará a razão entre as pressões, antes e depois de cada processo, diretamente proporcional à terça parte da razão entre as temperaturas.
( ) Caso seja isotérmico, o processo refletirá as conclusões de Boyle.
( ) Caso seja isobárico, o processo refletirá as conclusões de Boyle.
a) V - F - V - V.
b) V - F - V - F.
c) F - F - F - F.
d) V - V - V - F.

Suponha que você esteja trabalhando no projeto de um revestimento cerâmico para cobrir uma peça tubular de um motor que opera em alta temperatura, mas cujo calor cedido ao ambiente pode danificar o mecanismo e torná-lo menos eficiente. Para evitar também o superaquecimento do material, é aceitável para a peça uma perda limiar de calor de 400 J/s, que será revestida por uma camada cerâmica de área 1 m^2. Sabendo que a diferença de temperatura entre o interior e o exterior do tubo pode atingir no máximo 150 K e que a condutividade térmica do material cerâmico que o reveste é de 0.030 W/mK, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A espessura da camada cerâmica deverá ter 1.1 cm.
II- Após um minuto de uso, a quantidade de calor cedida ao ambiente será de 2400 J.
III- Quanto maior o valor da condutividade térmica do revestimento, maior será o isolamento térmico do material revestido.
IV- A potência térmica cedida pela peça ao ambiente será de 400 W.
A As sentenças I e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças III e IV estão corretas.

A comunidade científica há tempos anda preocupada com o aumento da temperatura média da atmosfera terrestre. Os cientistas atribuem esse fenômeno ao chamado efeito estufa, que consiste na "retenção" da energia térmica junto ao nosso planeta, como ocorre nas estufas de vidro, que são usadas em locais onde, em certas épocas do ano, a temperatura atinge valores muito baixos.
A explicação para esse acontecimento é que a atmosfera (com seus gases naturais mais os gases poluentes emitidos por automóveis, indústrias, queimadas, vulcões, etc.) é pouco transparente aos raios solares em certa faixa. Que faixa é essa?
A Das ondas de ultravioleta.
B Das ondas infravermelhas.
C Das ondas correspondentes aos raios gama.
D Das ondas de rádio.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O calor específico é uma grandeza da calorimetria que relaciona a quantidade de calor necessária para causar alguma variação térmica no material. Durante o experimento “Calor específico dos corpos sólidos” precisamos aquecer o corpo de prova. Para aquecê-lo, precisamos colocá-lo em um recipiente com água fervente.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a justificativa para utilizar o aquecimento indireto:
A Evita a oxidação do metal e, consequentemente, a perda de matéria.
B Não causa a queima do material e não modifica o sistema.
C O aquecimento ocorre de maneira uniforme.
D Maior segurança, já que aquecer o corpo a uma temperatura tão alta pode trazer risco aos alunos.

O calor é matéria de estudo da termodinâmica e sua investigação requer o desenvolvimento de conceitos como temperatura e energia cinética média das partículas que compõem um determinado corpo. Sobre a fenomenologia que suporta a teoria do calor, assinale a alternativa CORRETA:
a) O calor é definido como a energia cinética média das partículas que compõem um corpo a uma determinada temperatura.
b) O calor é definido como a energia em cinética em corpos a diferentes pressões, de modo a atingir o equilíbrio químico entre eles.
c) O calor é definido como a energia em trânsito em corpos a diferentes temperaturas, de modo a atingir o equilíbrio térmico entre eles.
d) O calor é um fluido que se transfere de um corpo para outro, dependendo da diferença de temperatura entre cada um dos corpos.

O calor específico é uma grandeza que indica materiais bons condutores térmicos e maus condutores térmicos. No experimento “Calor específico dos corpos sólidos”, conseguimos calcular as propriedades de calor específico dos corpos de prova, feitos de alumínio e ferro.
Com base nos dados obtidos durante o experimento, qual o valor aproximado do calor específico encontrado para o corpo de prova do alumínio?
A 0,22 J/kg.K.
B 0,11 cal/g°C.
C 0,22 cal/g°C.
D 0,11 J/kg.K.

Calor específico é a quantidade de calor necessária para variar a temperatura de cada grama de uma substância. O calor específico do cobre é igual a 0,09 cal\gºC.
Se em vez de usarmos a escala Celsius usássemos a escala Fahrenheit, quanto valeria esse calor específico?
A 0,005 cal\g ºF.
B 0,15 cal\g ºF.
C 0,05 cal\g ºF.
D 0,10 cal\g ºF.

A teoria dos processos termodinâmicos descreve como um fluido, submetido à determinada configuração inicial (P_i,V_i,T_i), evolui para uma configuração final (P_f,V_f,T_f), através de diferentes procedimentos aos quais é submetido. Em um processo isobárico, a pressão do sistema não é alterada durante o procedimento.
Sobre os processos termodinâmicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Em um processo isobárico de expansão, um gás emite calor, migrando de uma isoterma menor para outra maior, o que causa uma variação positiva da energia interna do sistema, devido ao trabalho positivo realizado pelo o gás.
( ) Em um processo isobárico de expansão, um gás absorve calor, migrando de uma isoterma menor para outra maior, o que causa uma variação positiva da energia interna do sistema, devido ao trabalho positivo realizado pelo o gás.
( ) Em um processo isobárico de compressão, um gás absorve calor, migrando de uma isoterma maior para outra menor, o que causa uma variação negativa da energia interna do sistema, devido ao trabalho negativo realizado sobre o gás.
( ) Em um processo isobárico de compressão, um gás emite calor, migrando de uma isoterma maior para outra menor, o que causa uma variação negativa da energia interna do sistema, devido ao trabalho negativo realizado sobre o gás.
a) F - F - V - F.
b) V - V - F - V.
c) V - F - V - F.
d) F - V - F - V.

Suponha que você tenha encontrado um bloco de 3 kg de um material metálico. Observa-se que para alterar a medida de sua temperatura em 15 K, é necessário conceder ao material cerca de 17100 J.
Sobre a fenomenologia que suporta a teoria do calor e da temperatura, analise o quadro a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
A O metal é o bronze
B O metal é o ouro
C O metal é o cobre
D O metal é a prata

A teoria dos processos termodinâmicos descreve como um fluido, submetido à determinada configuração inicial (P_i,V_i,T_i), evolui para uma configuração final (P_f,V_f,T_f), através de diferentes procedimentos aos quais é submetido. Em um processo de expansão livre, um gás, previamente contido em uma porção do recipiente, é liberado para mover-se livremente durante o procedimento, sem nenhum contato com o êmbolo móvel do sistema.
Sobre os processos termodinâmicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Em um processo de expansão livre, o êmbolo livre é capaz de mover-se mais rápido que a velocidade de expansão do gás antes contido por ele, dentro de um recipiente termicamente isolado. Isso significa que durante esse processo nenhum trabalho foi realizado por ou sobre o gás, assim como por estar isolado, nenhuma troca de calor ocorre com o sistema.
( ) Em um processo de expansão livre, o êmbolo livre é capaz de mover-se mais rápido que a velocidade de expansão do gás antes contido por ele, dentro de um recipiente termicamente isolado. Isso significa que durante esse processo a variação na energia interna observada no sistema é compensada pelo soma líquida dos calores absorvidos/emitidos e dos trabalhos realizados sobre ou pelo gás.
( ) Em um processo de expansão livre, o êmbolo livre é capaz de mover-se mais rápido que a velocidade de expansão do gás antes contido por ele, dentro de um recipiente termicamente isolado. Isso significa que durante esse processo todo o trabalho realizado por ou sobre o gás, compensará o calor absorvido ou emitido que iniciou o processo, fazendo com que a energia interna do sistema se mantenha constante.
( ) Em um processo de expansão livre, o êmbolo livre é capaz de mover-se mais rápido que a velocidade de expansão do gás antes contido por ele, dentro de um recipiente termicamente isolado. Isso significa que durante esse processo não há variação na energia interna observada no sistema.
A V - F - V - F.
B V - F - F - V.
C F - F - F - V.
D V - V - V - F.

A teoria dos gases ideais é fundamental para o seu entendimento, ela faz determinadas considerações que nos possibilitam predizer o comportamento de tais gases sob determinadas circunstâncias. Suponha que você esteja estudando as propriedades termodinâmicas de um determinado gás ideal e que submeta tal gás a uma série de processos termodinâmicos que alterarão suas configurações, porém mantendo-o zeloso à equação PV=nRT.
Sobre a teoria termodinâmica e os conceitos que sustentam a descrição dos seus processos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Caso seja isobárico, o processo refletirá as conclusões de Charles.
( ) Duplicar o volume do gás, tornará a razão entre as pressões, antes e depois de cada processo, diretamente proporcional à terça parte da razão entre as temperaturas.
( ) Caso seja isotérmico, o processo refletirá as conclusões de Boyle.
( ) Caso seja isobárico, o processo refletirá as conclusões de Boyle.
a) V - F - V - V.
b) V - F - V - F.
c) F - F - F - F.
d) V - V - V - F.

Suponha que você esteja trabalhando no projeto de um revestimento cerâmico para cobrir uma peça tubular de um motor que opera em alta temperatura, mas cujo calor cedido ao ambiente pode danificar o mecanismo e torná-lo menos eficiente. Para evitar também o superaquecimento do material, é aceitável para a peça uma perda limiar de calor de 400 J/s, que será revestida por uma camada cerâmica de área 1 m^2. Sabendo que a diferença de temperatura entre o interior e o exterior do tubo pode atingir no máximo 150 K e que a condutividade térmica do material cerâmico que o reveste é de 0.030 W/mK, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A espessura da camada cerâmica deverá ter 1.1 cm.
II- Após um minuto de uso, a quantidade de calor cedida ao ambiente será de 2400 J.
III- Quanto maior o valor da condutividade térmica do revestimento, maior será o isolamento térmico do material revestido.
IV- A potência térmica cedida pela peça ao ambiente será de 400 W.
A As sentenças I e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças III e IV estão corretas.

A comunidade científica há tempos anda preocupada com o aumento da temperatura média da atmosfera terrestre. Os cientistas atribuem esse fenômeno ao chamado efeito estufa, que consiste na "retenção" da energia térmica junto ao nosso planeta, como ocorre nas estufas de vidro, que são usadas em locais onde, em certas épocas do ano, a temperatura atinge valores muito baixos.
A explicação para esse acontecimento é que a atmosfera (com seus gases naturais mais os gases poluentes emitidos por automóveis, indústrias, queimadas, vulcões, etc.) é pouco transparente aos raios solares em certa faixa. Que faixa é essa?
A Das ondas de ultravioleta.
B Das ondas infravermelhas.
C Das ondas correspondentes aos raios gama.
D Das ondas de rádio.

Prévia do material em texto

10/05/2023, 20:25 Avaliação II - Individual
about:blank 1/4
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:826407)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 64154542
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 9/1
Nota 9,00
O calor específico é uma grandeza da calorimetria que relaciona a quantidade de calor necessária para causar alguma variação 
térmica no material. Durante o experimento “Calor específico dos corpos sólidos” precisamos aquecer o corpo de prova. Para 
aquecê-lo, precisamos colocá-lo em um recipiente com água fervente.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a justificativa para utilizar o aquecimento indireto:
A Evita a oxidação do metal e, consequentemente, a perda de matéria.
B Não causa a queima do material e não modifica o sistema.
C O aquecimento ocorre de maneira uniforme.
D Maior segurança, já que aquecer o corpo a uma temperatura tão alta pode trazer risco aos alunos.
O calor é matéria de estudo da termodinâmica e sua investigação requer o desenvolvimento de conceitos como temperatura 
e energia cinética média das partículas que compõem um determinado corpo. Sobre a fenomenologia que suporta a teoria do 
calor, assinale a alternativa CORRETA:
A O calor é definido como a energia em trânsito em corpos a diferentes temperaturas, de modo a atingir o equilíbrio térmico
entre eles.
B O calor é definido como a energia cinética média das partículas que compõem um corpo a uma determinada temperatura.
C O calor é definido como a energia em cinética em corpos a diferentes pressões, de modo a atingir o equilíbrio químico entre
eles.
D O calor é um fluido que se transfere de um corpo para outro, dependendo da diferença de temperatura entre cada um dos
corpos.
O calor específico é uma grandeza que indica materiais bons condutores térmicos e maus condutores térmicos. No experimento 
“Calor específico dos corpos sólidos”, conseguimos calcular as propriedades de calor específico dos corpos de prova, feitos de 
alumínio e ferro.
Com base nos dados obtidos durante o experimento, qual o valor aproximado do calor específico encontrado para o corpo de 
prova do alumínio?
A 0,11 J/kg.K.
B 0,22 cal/g°C.
C 0,22 J/kg.K.
D 0,11 cal/g°C.
Calor específico é a quantidade de calor necessária para variar a temperatura de cada grama de uma substância. O calor específico 
do cobre é igual a 0,09 cal\gºC. 
Se em vez de usarmos a escala Celsius usássemos a escala Fahrenheit, quanto valeria esse calor específico? 
A 0,15 cal\g ºF.
B 0,10 cal\g ºF.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
3
4
10/05/2023, 20:25 Avaliação II - Individual
about:blank 2/4
C 0,005 cal\g ºF.
D 0,05 cal\g ºF.
A teoria dos processos termodinâmicos descreve como um fluido, submetido à determinada configuração inicial 
(P_i,V_i,T_i), evolui para uma configuração final (P_f,V_f,T_f), através de diferentes procedimentos aos quais é submetido. Em 
um processo isobárico, a pressão do sistema não é alterada durante o procedimento. Sobre os processos termodinâmicos, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Em um processo isobárico de expansão, um gás emite calor, migrando de uma isoterma menor para outra maior, o que causa 
uma variação positiva da energia interna do sistema, devido ao trabalho positivo realizado pelo o gás.
( ) Em um processo isobárico de expansão, um gás absorve calor, migrando de uma isoterma menor para outra maior, o que 
causa uma variação positiva da energia interna do sistema, devido ao trabalho positivo realizado pelo o gás.
( ) Em um processo isobárico de compressão, um gás absorve calor, migrando de uma isoterma maior para outra menor, o que 
causa uma variação negativa da energia interna do sistema, devido ao trabalho negativo realizado sobre o gás.
( ) Em um processo isobárico de compressão, um gás emite calor, migrando de uma isoterma maior para outra menor, o que 
causa uma variação negativa da energia interna do sistema, devido ao trabalho negativo realizado sobre o gás.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F - V.
B V - V - F - V.
C V - F - V - F.
D F - F - V - F.
Suponha que você tenha encontrado um bloco de 3 kg de um material metálico. Observa-se que para alterar a medida de sua 
temperatura em 15 K, é necessário conceder ao material cerca de 17100 J. 
Sobre a fenomenologia que suporta a teoria do calor e da temperatura, analise o quadro a seguir e assinale a alternativa 
CORRETA:
A
5
6
10/05/2023, 20:25 Avaliação II - Individual
about:blank 3/4
O metal é o bronze
B O metal é o ouro
C O metal é o cobre
D O metal é a prata
A teoria dos processos termodinâmicos descreve como um fluido, submetido à determinada configuração inicial 
(P_i,V_i,T_i), evolui para uma configuração final (P_f,V_f,T_f), através de diferentes procedimentos aos quais é submetido. Em 
um processo de expansão livre, um gás, previamente contido em uma porção do recipiente, é liberado para mover-se livremente 
durante o procedimento, sem nenhum contato com o êmbolo móvel do sistema. Sobre os processos termodinâmicos, classifique V 
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Em um processo de expansão livre, o êmbolo livre é capaz de mover-se mais rápido que a velocidade de expansão do gás 
antes contido por ele, dentro de um recipiente termicamente isolado. Isso significa que durante esse processo nenhum trabalho foi 
realizado por ou sobre o gás, assim como por estar isolado, nenhuma troca de calor ocorre com o sistema.
( ) Em um processo de expansão livre, o êmbolo livre é capaz de mover-se mais rápido que a velocidade de expansão do gás 
antes contido por ele, dentro de um recipiente termicamente isolado. Isso significa que durante esse processo a variação na 
energia interna observada no sistema é compensada pelo soma líquida dos calores absorvidos/emitidos e dos trabalhos realizados 
sobre ou pelo gás.
( ) Em um processo de expansão livre, o êmbolo livre é capaz de mover-se mais rápido que a velocidade de expansão do gás 
antes contido por ele, dentro de um recipiente termicamente isolado. Isso significa que durante esse processo todo o trabalho 
realizado por ou sobre o gás, compensará o calor absorvido ou emitido que iniciou o processo, fazendo com que a energia interna 
do sistema se mantenha constante.
( ) Em um processo de expansão livre, o êmbolo livre é capaz de mover-se mais rápido que a velocidade de expansão do gás 
antes contido por ele, dentro de um recipiente termicamente isolado. Isso significa que durante esse processo não há variação na 
energia interna observada no sistema.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B V - F - F - V.
C F - F - F - V.
D V - V - V - F.
A teoria dos gases ideais é fundamental para o seu entendimento, ela faz determinadas considerações que nos possibilitam 
predizer o comportamento de tais gases sob determinadas circunstâncias. Suponha que você esteja estudando as propriedades 
termodinâmicas de um determinado gás ideal e que submeta tal gás a uma série de processos termodinâmicos que alterarão suas 
configurações, porém mantendo-o zeloso à equação PV=nRT. Sobre a teoria termodinâmica e os conceitos que sustentam a 
descrição dos seus processos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Caso seja isobárico, o processo refletirá as conclusões de Charles.
( ) Duplicar o volume do gás, tornará a razão entre as pressões, antes e depois de cada processo, diretamente proporcional à 
terça parte da razão entre as temperaturas.
( ) Caso seja isotérmico, o processo refletirá as conclusões de Boyle.
( ) Caso seja isobárico, o processo refletirá as conclusões de Boyle.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - V.
B V - V - V - F.
C V - F - V - F.
D F - F - F - F.
7
8
10/05/2023, 20:25 Avaliação II - Individual
about:blank 4/4
Suponha que você esteja trabalhando no projeto de um revestimento cerâmico para cobrir uma peça tubular de um motorque opera em alta temperatura, mas cujo calor cedido ao ambiente pode danificar o mecanismo e torná-lo menos eficiente. Para 
evitar também o superaquecimento do material, é aceitável para a peça uma perda limiar de calor de 400 J/s, que será revestida 
por uma camada cerâmica de área 1 m^2. Sabendo que a diferença de temperatura entre o interior e o exterior do tubo pode 
atingir no máximo 150 K e que a condutividade térmica do material cerâmico que o reveste é de 0.030 W/mK, analise as 
sentenças a seguir:
I- A espessura da camada cerâmica deverá ter 1.1 cm.
II- Após um minuto de uso, a quantidade de calor cedida ao ambiente será de 2400 J.
III- Quanto maior o valor da condutividade térmica do revestimento, maior será o isolamento térmico do material revestido.
IV- A potência térmica cedida pela peça ao ambiente será de 400 W.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.
A comunidade científica há tempos anda preocupada com o aumento da temperatura média da atmosfera terrestre. Os cientistas 
atribuem esse fenômeno ao chamado efeito estufa, que consiste na "retenção" da energia térmica junto ao nosso planeta, como 
ocorre nas estufas de vidro, que são usadas em locais onde, em certas épocas do ano, a temperatura atinge valores muito baixos. A 
explicação para esse acontecimento é que a atmosfera (com seus gases naturais mais os gases poluentes emitidos por automóveis, 
indústrias, queimadas, vulcões, etc.) é pouco transparente aos raios solares em certa faixa.
Que faixa é essa?
A Das ondas de ultravioleta.
B Das ondas infravermelhas.
C Das ondas correspondentes aos raios gama.
D Das ondas de rádio.
9
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina