Buscar

Desenvolvimento Infantil e Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2 – TESTE
QUESTÃO 1
O origami é uma arte de dobradura de papel originada na China e utilizada no mundo inteiro. A demonstração desta arte possui um papel fundamental na Educação Infantil, uma vez que as crianças conseguem visualizar, por meio deles, transformações planas, figuras tridimensionais e figuras planas.
 
De acordo com o trecho acima e seus conhecimentos sobre a Unidade 2, os origamis são divididos em:
RESPOSTA: três tipos, sendo eles figurativos, modulares e arquitetônicos.
Resposta correta. Os origamis são divididos em três tipos, sendo eles: figurativos, modulares e arquitetônicos.
QUESTÃO 2
Para Jean Piaget, a inteligência resulta de interações e ações sobre o objeto, podendo ser entendida como função e estrutura. Ele identificou características específicas em cada estágio do desenvolvimento infantil operadas por alguns conceitos básicos.
.
Os conceitos básicos que nortearam a elaboração dos estágios de desenvolvimento de Piaget são:
RESPOSTA: Assimilação, acomodação e equilibração.
Resposta correta. Os conceitos básicos que nortearam a elaboração dos estágios de desenvolvimento de Piaget são os conceitos de assimilação, acomodação e equilibração.
QUESTÃO 3
Um ambiente propício para se trabalhar com diferentes materiais pedagógicos estimula o desenvolvimento de habilidades diversas nas crianças. A teoria das Inteligências Múltiplas (IM) possui um papel fundamental no desenvolvimento humano.
 
De acordo com o trecho acima e com os estudos realizados na Unidade 2 da disciplina, a alternativa que melhor define Inteligências Múltiplas é a:
RESPOSTA: São distintas habilidades e várias inteligências que o ser humano possui utilizadas para resolver problemas cotidianos.
Resposta correta. As inteligências múltiplas são as distintas habilidades e várias inteligências que o ser humano possui que podem ser utilizadas para resolver problemas cotidianos e são divididas em oito tipos: linguística, lógico-matemática, espacial, corporal-cinestésica, musical, interpessoal, intrapessoal e naturalista.
QUESTÃO 4
A Geometria tem o papel de situar a criança no espaço que a contém, fazendo com que ela se projete do espaço visualizado para o espaço pensado. A criança precisa observar, manipular e decompor para depois construir um espaço interior, baseado no raciocínio lógico.
 
Existem algumas habilidades que favorecem a percepção espacial da criança para que o raciocínio geométrico seja desenvolvido. De acordo com o conteúdo estudado na Unidade 2, essas habilidades são:
RESPOSTA: discriminação visual, memória visual, decomposição do campo, percepção espacial, coordenação visual e equivalência por movimento.
Resposta correta. As habilidades que favorecem a percepção espacial da criança são: discriminação visual, memória visual, decomposição do campo, percepção espacial, coordenação visual e equivalência por movimento.
QUESTÃO 5
No que diz respeito ao conhecimento, apesar de terem diferentes origens, o conhecimento físico se origina no objetivo, o conhecimento social, nas convenções sociais e o lógico-matemático, no sujeito. Os três precisam de estruturas lógico-matemáticas como a classificação e a seriação para sua assimilação e organização.
Fonte: LUZ, A.A.B.S. Produção de Materiais e Sistemas de Ensino. Curitiba: Intersaberes, 2016.
 
A respeito do conhecimento lógico-matemático, podemos afirmar que:
RESPOSTA: a construção do pensamento lógico-matemático constitui-se no desenvolvimento da inteligência das crianças entre zero a cinco anos de idade.
Resposta correta. A construção do pensamento lógico-matemático constitui-se no desenvolvimento da inteligência das crianças entre zero a cinco anos de idade, por isso, os professores precisam elaborar estratégias com estruturas lógicas para estimular o pensamento da criança nesta fase.
QUESTÃO 6
Existem dois tipos de inteligência que influenciam o comportamento do indivíduo consigo mesmo e em sociedade. Essas inteligências, se bem desenvolvidas, possibilitam ao sujeito um entendimento mais profundo do seu “eu interior”, controle total de suas emoções, facilidade ao lidar com outras pessoas, administrar projetos e liderar pessoas com louvor.
 
As duas inteligências múltiplas que o excerto acima se refere são:
RESPOSTA: intrapessoal e interpessoal.
Resposta correta. As inteligências referidas pelo trecho da questão são as inteligências intrapessoal e interpessoal. O sujeito que com inteligência intrapessoal bem desenvolvida possui a capacidade de discriminar as próprias emoções, possibilitando o conhecimento das forças e fraquezas pessoais. O sujeito com a inteligência interpessoal bem desenvolvida possui a capacidade de empatia pelo próximo, discernindo e respondendo adequadamente aos estados de humor, temperamentos, motivações e desejos de outra pessoa.
QUESTÃO 7
As primeiras unidades de medida criadas pela humanidade utilizavam partes do corpo como referências, são as chamadas medidas antropométricas; assim como as primeiras formas de contagem por meio de pedras, ossos e gravetos. Os humanos produziram conhecimento de acordo com a necessidade de sobrevivência de cada época.
 
De acordo com o trecho acima e seus conhecimentos sobre a Unidade 2, os três grandes eixos para o convívio em sociedade que evoluem juntos com o conhecimento humano são:
RESPOSTA: as medidas e grandeza, os números e a escrita.
Resposta correta. Os três grandes eixos importantes para o convívio da sociedade são: as medidas e grandezas, os números e a escrita.
QUESTÃO 8
É possível encontrar no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) várias informações sobre a prática docente infantil. Uma delas seria em relação às medidas e grandezas com o dia a dia das crianças, trazendo práticas que utilizam essa temática para a sala de aula como, por exemplo, a culinária.
 
Dadas as afirmativas abaixo:
I) As crianças entre zero a três anos de idade devem estabelecer relações de aproximação com o universo matemático, tais como a contagem e as relações espaciais.
II) As crianças de quatro a seis anos precisam atuar com noções espaciais.
III) Podem ser usadas medidas não convencionais para o aprendizado como pedaços de barbante, tampinhas de garrafa ou palitos de picolé.
 
A opção que contém as afirmativas corretas, segundo as práticas indicadas no RCNEI é a:
RESPOSTA: I, II e III
Resposta correta. As afirmativas I, II e III estão corretas, pois, de acordo com as práticas pedagógicas contidas na RCNEI para produção de materiais didáticos e práticas pedagógicas infantis, as crianças entre zero a três anos de idade devem estabelecer relações de aproximação com o universo matemático, tais como a contagem e as relações espaciais; as crianças de quatro a seis anos precisam atuar com noções espaciais para elaboração de situações-problema que correspondem a quantidades, espaço físico e medida; medidas não convencionais para o aprendizado como pedaços de barbante, tampinhas de garrafa ou palitos de picolé podem e devem ser utilizadas no ensino das medidas e grandezas na Educação Infantil.
QUESTÃO 9
A percepção de espaço é algo que deve ser desenvolvido na infância. Existem etapas para que essa percepção seja desenvolvida, que envolvem o momento em que a criança precisa estar em movimento e deslocamento no espaço físico, a experimentação e o estabelecimento de relações espaciais por meio de representações.     
 
O excerto acima refere-se às fases de aquisição do conhecimento da geometria na infância, que são chamadas de:
RESPOSTA: topológica, projetiva e euclidiana.
Resposta correta. As fases de aquisição do conhecimento geométrico na infância são: fase topológica, que a criança domina relações espaciais, como vizinhança, contorno, ordem, separação e continuidade; fase projetiva, em que a criança percebe que formas e dimensões de objetos dependem da posição que observa; fase euclidiana, na qual ocorre a percepção numérica da geometria.
QUESTÃO 10
Uma sala decorada com varais numéricos, figuras geométricas azuis, vermelhas, amarelas e verde sobre o armário, material dourado,ábaco, caixas de papelão unidas e espalhadas pelo chão, dominó, cartazes com operações de soma e subtração feito por alunos. Outra sala com o alfabeto latino sobre o quadro negro, cartazes com personagens e músicas do folclore brasileiro, uma estante cheia de livros infantis. A Educação Infantil é encantadora!
 
De acordo com os conhecimentos adquiridos na Unidade 2, a alternativa que melhor explica o trecho acima é a:
RESPOSTA: a Educação Infantil tem peculiaridades próprias e precisa de ambientes organizados para potencializar a produção do conhecimento e desenvolver diferentes inteligências múltiplas.
Resposta correta. A alternativa que melhor explica o trecho da questão é a que diz que a Educação Infantil tem peculiaridades próprias e precisa de ambientes organizados para potencializar a produção do conhecimento e desenvolver diferentes inteligências múltiplas.

Outros materiais