Buscar

Av1 - Seo e Redação Para Web

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 - Seo e Redação Para Web
1) Desde que o Google criou a featured snippet gera-se muita pesquisa sobre como ferramentas e estratégias possam viabilizar a “indicação” de um texto de uma página específica como resultado. Porém, independente desta possibilidade, é preciso compreender que featured snippet é diferente de knowledge graph. A importância de conhecer a diferença entre os dois conceitos é basicamente compreender que um site poderá ser utilizado em um box de destaque para responder uma pesquisa, ou seja, em um featured snippet, mas nunca terá chances de ser indicado como resposta quando o Google souber com exatidão responder o que foi buscado (knowledge graph). Leia os exemplos nas alternativas abaixo e identifique qual se refere a um knowledge graph. Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a) Pesquisa no Google: "Altura do Cristo Redentor". Resposta: "38 metros".
b) Pesquisa no Google: "O que fazer em Maresias?". Resposta: diversos links de sites de turismo.
c) Pesquisa no Google: "Ponto turístico mais visitado do mundo". Resposta: fotos dos seguintes pontos turísticos: Torre Eiffel, Estátua da Liberdade e Coliseu, seguido por links de sites sobre o assunto.
d) Pesquisa no Google: "Quem foi Ayrton Senna?". Resposta: links de diversos sites sobre o tema.
e) Pesquisa no Google: "Qual o melhor caminho para chegar até São Paulo?". Resposta: indicação de trajeto pelo Google Maps.
2) A importância de compreender os tipos de palavras-chave e qual a melhor estratégia para elabora-las está em colaborar para a compreensão da inteligência do buscador. O Google, por exemplo, através do seu algoritmo, consegue acompanhar a pesquisa dos usuários e entender qual é a intenção da busca. Isso é possível devido à análise da combinação de palavras pesquisadas. Este sistema inteligente está baseado, portanto, na identificação da intenção de uma pesquisa através de diferentes tipos busca que podem ser navegacional, informacional e transacional. O objetivo desta divisão é compreender qual é a necessidade do usuário ao acessar um buscador: navegar, buscar informações ou comprar. Leia as alternativas abaixo e identifique qual se refere a uma busca informacional. Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a) Como fazer bolo de chocolate? 
b) Site do Twitter.
c) Pacote de viagem para Paris.
d) Salgados à pronta entrega.
e) Portal do aluno - Anhanguera.
3) Fatores de ranqueamento são critérios criados por essas empresas para definir como será realizado o ranqueamento dos resultados de uma pesquisa pela inteligência artificial através de um algoritmo. Deste modo, conhecer os fatores de ranqueamento possibilitaria que sites estejam no topo dos resultados, local de maior conversão se comparados a links indicados em outras páginas de resultados de uma pesquisa. Entre os diversos fatores, destacam-se Page Authority (Pagerank), autoridade do domínio, links relevantes, qualidade do conteúdo e palavras-chaves. Leia as alternativas abaixo e identifique qual se refere a links relevantes. Assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas:
a) Trata-se da análise da indicação de sua página por outros sites relevantes, ou seja, quanto mais páginas relevantes indicarem conteúdos (links) da sua página, melhor o fator de relevância ao link indicado atribuído pelo Google.
b) Trata-se de um meio de medição onde uma nota é atribuída (de zero a dez) quanto à qualidade de uma palavra-chave. Existem outros sistemas similares de atribuição de notas quanto à autoridade de uma palavra-chave, porém levando-se outros fatores em consideração.
c) Este é um fator medido por softwares que avaliam páginas de forma semelhante ao Pagerank, porém avaliando todo o domínio incluindo subdiretórios. O método de avaliação acontece por atribuição de notas (de um a cem), onde quanto maior for a nota atribuída, maior a autoridade do domínio.
d) Neste fator encontramos alguns aspectos como qualidade, tamanho e originalidade do conteúdo criado. Portanto, sites que copiam textos de outros sites estarão em desvantagem. Desta forma, pensar em conteúdo original e com tamanho aceitável (quantia relevante de informação) pode ser um diferencial.
e) Escolher com cuidado as palavras-chaves no título e conteúdo é fator relevante para melhorar o posicionamento do site na indicação dos resultados de uma pesquisa. 
4) A objetividade do texto é uma das principais características da escrita para internet. Como vimos anteriormente, a escrita precisa ser pensada estrategicamente, uma vez que a leitura na internet não é linear. Deste modo, o texto preparado para a internet possui características diferentes de outros materiais (como um livro, por exemplo), pois caminha para produção que priorizem a atratividade do conteúdo. É por isso que priorizar o conteúdo é focar na produção de conteúdo de acordo com prioridades e necessidades de cada grupo de leitores, tornando a leitura na web mais objetiva e rápida. É nesta produção que o webwriting torna-se essencial aliada à técnica da Pirâmide Invertida. Porém, apesar de muito utilizada, a técnica da Pirâmide Invertida também possui pontos negativos que precisam de atenção. 
Leia as alternativas abaixo e identifique qual indica um ponto negativo da Pirâmide Invertida. Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a) A ferramenta pode limitar a criatividade da produção do conteúdo na web.
b) O conteúdo é produzido de modo que as informações mais relevantes e importantes estejam no início do texto.
c) Aprofundamento do conteúdo e inserção de imagens, gráficos, vídeos e outros aspectos que possam melhorar a compreensão do conteúdo produzido.
d) Encerramento coeso e que proporcione ao leitor um convite para saber mais sobre o assunto.
e) Uso de questões que são fundamentais para o texto: o quê, quem, quando, onde, porquê e como.
5) I - Antigamente, uma marca queria estar no outdoor, na página de destaque da revista, em folhetos que eram enviados via correio para as casas dos consumidores. Hoje, tudo mudou: uma marca quer ser destaque durante o resultado de uma pesquisa em buscador. Muito mais efetivo do que todas as antigas estratégias de comunicação com o consumidor, estar bem posicionado no resultado de uma pesquisa no Google, por exemplo, pode render uma grande conversão de clientes possibilitando incríveis ganhos financeiros.
PORQUE
II - A mesma importância deve ocorrer quanto ao corpo do texto. Cada parágrafo deve trazer um bloco de conteúdo, onde vários blocos juntos tornam o texto compreensível. Para isso, o texto deve passar por uma diagramação que facilite a leitura e possibilite harmonia entre os blocos criados. Para isso, o uso de palavras em evidência (escritas em negrito ou itálico, por exemplo) pode ser estrategicamente usado para melhorar a compreensão em alguns aspectos do texto. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Continue navegando