O pai do liberalismo político foi John Locke que em sua obra "Segundo Tratado sobre o governo civil" determinou algumas características necessárias ao Estado. Para Locke, o Estado deve intervir minimamente na sociedade, ou seja, tem de ser uma autoridade limitada e consentida. Neste sentido, o autor faz uma crítica direto ao absolutismo quando afirma que o Estado deve garantir: A. O poder político das classes dominante. B. A vida, liberdade e bens dos indivíduos. (ALTERNATIVA CORRETA) C. O poder e a dominação do governante; D. A vida e liberdade dos governantes; E. A saúde, educação e previdência.
Com base nos conhecimentos sobre o contrato social, de acordo com a perspectiva de Rousseau, analise as afirmacoes a seguir: Estão corretas: I - Nesse pacto, todos são iguais, pois cara membro do pacto renuncia ou aliena-se de seus direitos em função da comunidade; II - O povo é soberano, pois ele é igualitário, realizando-se, assim, a liberdade civil, pois o povo é o agente que elabora as leis, ás quais ele mesmo se submete; III - O contrato social deve ser balizar pela vontade de uma aristocracia burguesa, na qual em defesa da liberdade e da propriedade, tinham condições para o estabelecimento da República; IV - Submeter-se à vontade geral e não à vontade individual, é a condição primeira de legitimidade da vida política: a fundação através do pacto legítimo feito pelos homens em condição de igualdade e com alienação total. A. Somente I, III e IV. B. Somente II, III e IV. C. Somente I, II e III. D. Somente I, II e IV. ( ALTERNATIVA CORRETA) E. Somente I e II.
O Estado foi também estudado pro críticos da sociedade capitalista. Segundo a teoria marxista do poder político e do Estado, a superestrutura política é determinada, em última instância pela infra-estrutura econômica. Ou seja, o Estado no capitalismo é um Estado capitalista, portanto de classe. Sabendo-se que para Marx as classes sociais fundamentais no capitalismo são burguesia e proletariado, assinale a alternativa que reflita a análise do autor sobre o Estado capitalista: A. Os interesses da burguesia não são defendidos durante os governos do PT no Brasil. B. O Estado capitalista defende os interesses gerais da sociedade, ou seja, todos têm seus interesses defendidos. C. No capitalismo, o partido político vencedor das eleições determinam as políticas referentes aos seus interesses. D. O Estado para a teoria marxista é um aparelho de dominação a serviço da classe dominada. E. As ultimas vitórias eleitorais do PT (Partido dos Trabalhadores) no Brasil, não significou a defesa dos interesses dos dominados. (ALTERNATIVA CORRETA)
Os partidos políticos são instituições resultadas da agremiação entre indivíduos que têm um interesse comum e cuja disputa por esses interesses acontece na competição pelas instituições de comando político. Em outras palavras, vimos que os partidos políticos são associações humanas que objetivam conquistar o poder; o controle político dos demais. Considerando os conhecimentos sobre os primeiros partidos políticos surgidos no mundo contemporâneo, analise as assertivas a seguir e assinale verdadeiro ou falso: Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: ( V ) O aparecimento de lideranças responsáveis por fazer propaganda das ideias políticas dos programas partidários, está mais diretamente relacionada ao início do século XIX em alguns países europeus e nos Estados Unidos. ( V ) Os primeiros partidos políticos surgidos no mundo contemporâneo são agremiações parlamentares ligadas aos interesses específicos da classe burguesa em ascensão, que buscará na sociedade, o respaldo (eleitores) para a consecução de seus programas ideológicos; ( V ) Os partidos políticos nascem de uma relação fortemente hierárquica e, embora haja representação e as lideranças precisem de votos para chegarem ao poder nas democracias, há acima das bases eleitorais do partido, um grupo de notáveis já relacionados ao poder preestabelecido, que oligarquicamente comandam os eleitores. A. V,V,V (ALTERNATIVA CORRETA) B. F,F,F C. V,V,F D. F,V,V E. V,F,V
O contrato social foi analisado por Rousseau que afirmava que os homens nascem bons, mas a sociedade os corrompe. Ainda: "O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais não deixa de ser mais escravo do que eles. (...) A ordem social, porém, um direito sagrado que serve de base a todos os outros. (...) Haverá sempre uma grande diferença entre subjugar uma multidão e reger uma sociedade. Sejam homens isolados, quantos possam ser submetidos sucessivamente a um só, e não verei nisso senão um senhor e escravos, de modo algum considerando-os um povo e seu chefe. Trata-se, caso se queira, de uma agregação, mas não de uma associação: nela não existe bem público, nem corpo político" (Jean-Jacques Rousseau, Do Contrato Social. [1762]. São Paulo: Ed. Abril, 1973. p. 28,36). De acordo com Rousseau, o corpo político que segue o bem público é: A. O chefe absoluto de seu povo e deve com isso o domina. B. Aquele que rege uma sociedade de forma democrática com leis positivas. (ALTERNATIVA CORRETA) C. O O que defende a vontade particular e ao mesmo tempo a vontade da maioria. D. Aquele que rege uma multidão de indivíduos em situação de escravidão. E. O que submete o povo aos seus ditames e leis coletivas.
Maquiavel foi um dos grandes teóricos da Teoria Política Moderna. Introduziu a ideia de autonomia da política por meio da ruptura decisiva em relação aos ensinamentos da teologia como orientadores da prática política. Considerando os conhecimentos sobre o entendimento de Maquiavel em relação ao pensamento político, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: A respeito das asserções, assinale a alternativa correta: I - As questões relativas à política e ao Estado deveriam estar separadas das questões próprias da religião e da moral. II - A política deve estar orientada para a manutenção desse Estado, esse é o fim, a finalidade da política. A. As asserções I e II são proposições falsas. B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. C. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (ALTERNATIVA CORRETA) D. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. E. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
John Locke (Inglaterra, 1632-1704), escreveu o clássico "Segundo tratado sobre o governo civil" (1690). De modo semelhante a Thomas Hobbes, Locke faz um exercício no qual imagina o modo como os indivíduos produzem um contrato social, para sair da insegurança do "estado de natureza" e garantir a reprodução de seus direitos naturais. Avalie as afirmações a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: ( F ) O governo civil lockeano, resultado do contrato social entre os indivíduos, deveria assegurar a reprodução de seus direitos naturais: vida, liberdade, felicidade e casamento. ( F ) Segundo Locke, a garantia dos direitos naturais deveria ser assegurada por meio da formação de um governo civil. Neste momento posterior ao "estado de natureza", os direitos dos monarcas, dos quais derivariam os direitos dos indivíduos, seriam garantidos. ( V ) Locke é caracterizado como um precursor do pensamento político liberal, pois, ao lado do direito à vida, à liberdade e à independência, o governo civil deveria garantir o direito à propriedade. A. V, V, V. B. F, V, F. C. V, V, F. D. F, F, V. (ALTERNATIVA CORRETA) E. V, F, V.
Podemos afirmar que o pensamento político está relacionado com o contexto histórico no qual é produzido. Sendo assim, o declínio do feudalismo e ascensão do capitalismo, com a consolidação da classe burguesa, produziu mudanças importantes no modo de se pensar a política. Levando em consideração a relação entre pensamento e contexto histórico, no momento da formação do moderno capitalismo, leia as afirmações abaixo e assinale V para verdadeiro e F para falso: Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta: ( V ) A Reforma Protestante, com as novas concepções defendidas por Martin Lutero e Calvino, contribuíram para a emergência de correntes de pensamento ligadas ao tema ao individualismo e dos valores liberais. ( F ) O pensamento medieval contribuiu para a contestação ao poder monárquico e absolutista. ( V ) Com o fim do feudalismo e, a partir do Renascimento, o pensamento político se deslocou das concepções teológicas para a produção de um conhecimento pautado na razão, na lógica e na ciência. A. F, V F. B. F, F, F. C. V, V, F. D. V, V, V. E. V, F, V. (ALTERNATIVA CORRETA)
Analise a charge a seguir relacionando-a com os conteúdos trabalhados na disciplina. Considere como A o personagem da esquerda, que faz as perguntas, e como B o personagem da direita, que apresenta as respostas. Assinale a alternativa correta. A. O personagem B revela traços de um governante democrático, posicionando-se de maneira firme e decidida ao propor uma alternativa política justa e viável. B. De acordo com a filosofia política hobbesiana, a preocupação do personagem A comprova a impossibilidade da existência de um contrato social entre os homens. C. Se B fosse um monarca absolutista, provavelmente Maquiavel o consideraria como um príncipe potencialmente soberano, tendo em vista sua capacidade de agir com firmeza diante de um povo. (ALTERNATIVA CORRETA) D. O diálogo entre A e B expressa a concepção rousseuniana de política, a qual estabelece que as sociedades devem ser governadas por líderes poderosos e destemidos. E. O personagem A é um exemplo de político populista, pois se mostra preocupado em encontrar soluções adequadas para os problemas sociais.
No final do século XIX, os grupos políticos vinculados ao marxismo passaram por uma ruptura. É neste processo que enquadramos, por exemplo, o surgimento dos partidos social-democratas, que foram importantes na implementação de políticas sociais na Europa da primeira metade do século XX. Considerando o surgimento e desenvolvimento da social-democracia europeia, assinale a alternativa correta: A. O pensamento social-democrata nasceu de uma crítica ao modelo institucional da demoracia representativa. B. Os adeptos da social-democracia abandonaram a concepção de revolução para a realização de reformas sociais. (ALTERNATIVA CORRETA) C. Uma das mais originais políticas da social-democracia europeia foi a alteração de legislações trabalhistas, como no caso da terceirização. D. Segundo o ideologia social-democrata, a superação de sistema capitalista seria resultado de uma não intervenção estatal, portanto, por meio de uma atuação livre do mercado. E. A social-democracia resultou de um processo segundo o qual antigos intelectuais marxistas aderiam aos ideias libertarianistas.
Analise as afirmativas a seguir: I- O Estado para Marx e Engels é um aparelho administrativo e jurídico que defende interesses das classes dominantes. De acordo com o marxista, a saída para as classes dominadas no capitalismo seria a revolução e a instauração do Socialismo. Porque II- O socialismo é um modo de produção que visa socializar os meios de produção e instaurar uma sociedade igualitária por meio da tomada do poder do Estado pelos trabalhadores. A respeito das afirmativas, assinale a opção correta: A. As assertivas I e II são proposições verdadeiras. B. As duas assertivas são verdadeiras, mas uma não complementa a outra. C. a assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa. D. a assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira. E. As duas assertivas são verdadeiras e a assertiva I complementa a II. (ALTERNATIVA CORRETA)
O pensador político moderno, Nicolau Maquiavel sistematiza os conselhos ao governante e como deveriam se comportar para se manter no poder, Em seu livro O Príncipe , Maquiavel afirmou que o Estado tem o poder soberano na condução das questões exteriores e das questões internas de uma coletividade. Com base nos conhecimentos sobre o Estado moderno, é correto afirmar, para Maquiavel... A. As questões relativas à política e ao Estado deveriam estar separadas das questões próprias da religião e da moral. (ALTERNATIVA CORRETA) B. A religião e o exército nacional estariam subordinadas ao Estado Nacional nas situações de guerra. C. A manutenção dos valores próprios da religião e da moral constituiria a finalidade política do Estado. D. As questões relativas à política e ao Estado não deveriam estar separadas das questões próprias da religião e da moral. E. A ciência moderna, representado em sua forma do empirismo, deveria substituir o Estado na condução do desenvolvimento nacional.
O pai do liberalismo político foi John Locke que em sua obra "Segundo Tratado sobre o governo civil" determinou algumas características necessárias ao Estado. Para Locke, o Estado deve intervir minimamente na sociedade, ou seja, tem de ser uma autoridade limitada e consentida. Neste sentido, o autor faz uma crítica direto ao absolutismo quando afirma que o Estado deve garantir: A. O poder político das classes dominante. B. A vida, liberdade e bens dos indivíduos. (ALTERNATIVA CORRETA) C. O poder e a dominação do governante; D. A vida e liberdade dos governantes; E. A saúde, educação e previdência.
Com base nos conhecimentos sobre o contrato social, de acordo com a perspectiva de Rousseau, analise as afirmacoes a seguir: Estão corretas: I - Nesse pacto, todos são iguais, pois cara membro do pacto renuncia ou aliena-se de seus direitos em função da comunidade; II - O povo é soberano, pois ele é igualitário, realizando-se, assim, a liberdade civil, pois o povo é o agente que elabora as leis, ás quais ele mesmo se submete; III - O contrato social deve ser balizar pela vontade de uma aristocracia burguesa, na qual em defesa da liberdade e da propriedade, tinham condições para o estabelecimento da República; IV - Submeter-se à vontade geral e não à vontade individual, é a condição primeira de legitimidade da vida política: a fundação através do pacto legítimo feito pelos homens em condição de igualdade e com alienação total. A. Somente I, III e IV. B. Somente II, III e IV. C. Somente I, II e III. D. Somente I, II e IV. ( ALTERNATIVA CORRETA) E. Somente I e II.
O Estado foi também estudado pro críticos da sociedade capitalista. Segundo a teoria marxista do poder político e do Estado, a superestrutura política é determinada, em última instância pela infra-estrutura econômica. Ou seja, o Estado no capitalismo é um Estado capitalista, portanto de classe. Sabendo-se que para Marx as classes sociais fundamentais no capitalismo são burguesia e proletariado, assinale a alternativa que reflita a análise do autor sobre o Estado capitalista: A. Os interesses da burguesia não são defendidos durante os governos do PT no Brasil. B. O Estado capitalista defende os interesses gerais da sociedade, ou seja, todos têm seus interesses defendidos. C. No capitalismo, o partido político vencedor das eleições determinam as políticas referentes aos seus interesses. D. O Estado para a teoria marxista é um aparelho de dominação a serviço da classe dominada. E. As ultimas vitórias eleitorais do PT (Partido dos Trabalhadores) no Brasil, não significou a defesa dos interesses dos dominados. (ALTERNATIVA CORRETA)
Os partidos políticos são instituições resultadas da agremiação entre indivíduos que têm um interesse comum e cuja disputa por esses interesses acontece na competição pelas instituições de comando político. Em outras palavras, vimos que os partidos políticos são associações humanas que objetivam conquistar o poder; o controle político dos demais. Considerando os conhecimentos sobre os primeiros partidos políticos surgidos no mundo contemporâneo, analise as assertivas a seguir e assinale verdadeiro ou falso: Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: ( V ) O aparecimento de lideranças responsáveis por fazer propaganda das ideias políticas dos programas partidários, está mais diretamente relacionada ao início do século XIX em alguns países europeus e nos Estados Unidos. ( V ) Os primeiros partidos políticos surgidos no mundo contemporâneo são agremiações parlamentares ligadas aos interesses específicos da classe burguesa em ascensão, que buscará na sociedade, o respaldo (eleitores) para a consecução de seus programas ideológicos; ( V ) Os partidos políticos nascem de uma relação fortemente hierárquica e, embora haja representação e as lideranças precisem de votos para chegarem ao poder nas democracias, há acima das bases eleitorais do partido, um grupo de notáveis já relacionados ao poder preestabelecido, que oligarquicamente comandam os eleitores. A. V,V,V (ALTERNATIVA CORRETA) B. F,F,F C. V,V,F D. F,V,V E. V,F,V
O contrato social foi analisado por Rousseau que afirmava que os homens nascem bons, mas a sociedade os corrompe. Ainda: "O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais não deixa de ser mais escravo do que eles. (...) A ordem social, porém, um direito sagrado que serve de base a todos os outros. (...) Haverá sempre uma grande diferença entre subjugar uma multidão e reger uma sociedade. Sejam homens isolados, quantos possam ser submetidos sucessivamente a um só, e não verei nisso senão um senhor e escravos, de modo algum considerando-os um povo e seu chefe. Trata-se, caso se queira, de uma agregação, mas não de uma associação: nela não existe bem público, nem corpo político" (Jean-Jacques Rousseau, Do Contrato Social. [1762]. São Paulo: Ed. Abril, 1973. p. 28,36). De acordo com Rousseau, o corpo político que segue o bem público é: A. O chefe absoluto de seu povo e deve com isso o domina. B. Aquele que rege uma sociedade de forma democrática com leis positivas. (ALTERNATIVA CORRETA) C. O O que defende a vontade particular e ao mesmo tempo a vontade da maioria. D. Aquele que rege uma multidão de indivíduos em situação de escravidão. E. O que submete o povo aos seus ditames e leis coletivas.
Maquiavel foi um dos grandes teóricos da Teoria Política Moderna. Introduziu a ideia de autonomia da política por meio da ruptura decisiva em relação aos ensinamentos da teologia como orientadores da prática política. Considerando os conhecimentos sobre o entendimento de Maquiavel em relação ao pensamento político, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: A respeito das asserções, assinale a alternativa correta: I - As questões relativas à política e ao Estado deveriam estar separadas das questões próprias da religião e da moral. II - A política deve estar orientada para a manutenção desse Estado, esse é o fim, a finalidade da política. A. As asserções I e II são proposições falsas. B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. C. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (ALTERNATIVA CORRETA) D. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. E. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
John Locke (Inglaterra, 1632-1704), escreveu o clássico "Segundo tratado sobre o governo civil" (1690). De modo semelhante a Thomas Hobbes, Locke faz um exercício no qual imagina o modo como os indivíduos produzem um contrato social, para sair da insegurança do "estado de natureza" e garantir a reprodução de seus direitos naturais. Avalie as afirmações a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: ( F ) O governo civil lockeano, resultado do contrato social entre os indivíduos, deveria assegurar a reprodução de seus direitos naturais: vida, liberdade, felicidade e casamento. ( F ) Segundo Locke, a garantia dos direitos naturais deveria ser assegurada por meio da formação de um governo civil. Neste momento posterior ao "estado de natureza", os direitos dos monarcas, dos quais derivariam os direitos dos indivíduos, seriam garantidos. ( V ) Locke é caracterizado como um precursor do pensamento político liberal, pois, ao lado do direito à vida, à liberdade e à independência, o governo civil deveria garantir o direito à propriedade. A. V, V, V. B. F, V, F. C. V, V, F. D. F, F, V. (ALTERNATIVA CORRETA) E. V, F, V.
Podemos afirmar que o pensamento político está relacionado com o contexto histórico no qual é produzido. Sendo assim, o declínio do feudalismo e ascensão do capitalismo, com a consolidação da classe burguesa, produziu mudanças importantes no modo de se pensar a política. Levando em consideração a relação entre pensamento e contexto histórico, no momento da formação do moderno capitalismo, leia as afirmações abaixo e assinale V para verdadeiro e F para falso: Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta: ( V ) A Reforma Protestante, com as novas concepções defendidas por Martin Lutero e Calvino, contribuíram para a emergência de correntes de pensamento ligadas ao tema ao individualismo e dos valores liberais. ( F ) O pensamento medieval contribuiu para a contestação ao poder monárquico e absolutista. ( V ) Com o fim do feudalismo e, a partir do Renascimento, o pensamento político se deslocou das concepções teológicas para a produção de um conhecimento pautado na razão, na lógica e na ciência. A. F, V F. B. F, F, F. C. V, V, F. D. V, V, V. E. V, F, V. (ALTERNATIVA CORRETA)
Analise a charge a seguir relacionando-a com os conteúdos trabalhados na disciplina. Considere como A o personagem da esquerda, que faz as perguntas, e como B o personagem da direita, que apresenta as respostas. Assinale a alternativa correta. A. O personagem B revela traços de um governante democrático, posicionando-se de maneira firme e decidida ao propor uma alternativa política justa e viável. B. De acordo com a filosofia política hobbesiana, a preocupação do personagem A comprova a impossibilidade da existência de um contrato social entre os homens. C. Se B fosse um monarca absolutista, provavelmente Maquiavel o consideraria como um príncipe potencialmente soberano, tendo em vista sua capacidade de agir com firmeza diante de um povo. (ALTERNATIVA CORRETA) D. O diálogo entre A e B expressa a concepção rousseuniana de política, a qual estabelece que as sociedades devem ser governadas por líderes poderosos e destemidos. E. O personagem A é um exemplo de político populista, pois se mostra preocupado em encontrar soluções adequadas para os problemas sociais.
No final do século XIX, os grupos políticos vinculados ao marxismo passaram por uma ruptura. É neste processo que enquadramos, por exemplo, o surgimento dos partidos social-democratas, que foram importantes na implementação de políticas sociais na Europa da primeira metade do século XX. Considerando o surgimento e desenvolvimento da social-democracia europeia, assinale a alternativa correta: A. O pensamento social-democrata nasceu de uma crítica ao modelo institucional da demoracia representativa. B. Os adeptos da social-democracia abandonaram a concepção de revolução para a realização de reformas sociais. (ALTERNATIVA CORRETA) C. Uma das mais originais políticas da social-democracia europeia foi a alteração de legislações trabalhistas, como no caso da terceirização. D. Segundo o ideologia social-democrata, a superação de sistema capitalista seria resultado de uma não intervenção estatal, portanto, por meio de uma atuação livre do mercado. E. A social-democracia resultou de um processo segundo o qual antigos intelectuais marxistas aderiam aos ideias libertarianistas.
Analise as afirmativas a seguir: I- O Estado para Marx e Engels é um aparelho administrativo e jurídico que defende interesses das classes dominantes. De acordo com o marxista, a saída para as classes dominadas no capitalismo seria a revolução e a instauração do Socialismo. Porque II- O socialismo é um modo de produção que visa socializar os meios de produção e instaurar uma sociedade igualitária por meio da tomada do poder do Estado pelos trabalhadores. A respeito das afirmativas, assinale a opção correta: A. As assertivas I e II são proposições verdadeiras. B. As duas assertivas são verdadeiras, mas uma não complementa a outra. C. a assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa. D. a assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira. E. As duas assertivas são verdadeiras e a assertiva I complementa a II. (ALTERNATIVA CORRETA)
O pensador político moderno, Nicolau Maquiavel sistematiza os conselhos ao governante e como deveriam se comportar para se manter no poder, Em seu livro O Príncipe , Maquiavel afirmou que o Estado tem o poder soberano na condução das questões exteriores e das questões internas de uma coletividade. Com base nos conhecimentos sobre o Estado moderno, é correto afirmar, para Maquiavel... A. As questões relativas à política e ao Estado deveriam estar separadas das questões próprias da religião e da moral. (ALTERNATIVA CORRETA) B. A religião e o exército nacional estariam subordinadas ao Estado Nacional nas situações de guerra. C. A manutenção dos valores próprios da religião e da moral constituiria a finalidade política do Estado. D. As questões relativas à política e ao Estado não deveriam estar separadas das questões próprias da religião e da moral. E. A ciência moderna, representado em sua forma do empirismo, deveria substituir o Estado na condução do desenvolvimento nacional.