Buscar

Avaliação A3

Prévia do material em texto

Analisando os dois textos, que apesar de serem situações distintas, um sendo um crime violento e hediondo e o outro de má administração as situações apresentam um desencaminho gigante da ética profissional, as Americanas além da péssima administração que levou a empresa ao caos ainda contrata uma pessoa suspeita para um grande cargo na empresa, já o segundo caso do Colombiano, ultrapassa limites questionáveis, mas ambos são uma grande falta de ética profissional. O texto 1 mostra que a queda da empresa está ligada a cultura organizacional, sendo que isso vem de anos, mas principalmente é pelos valores e crenças de cada indivíduo apontados nos textos 1 e 2.
A ética trata-se do que é certo ou errado ou do que é bom ou ruim, isso vem não só da cultura organizacional, mas também da cultura do indivíduo, que, talvez por inúmeras razões os seus valores e crenças tenham sidos moldados para o que é errado, e isso levado para o âmbito profissional pode acarretar as situações apontadas nos textos 1 e 2. Essas definições da ética estão relacionadas a cultura na qual as pessoas estão introduzidas no âmbito profissional assim como seus próprios valores e crenças pessoais que surgem de acordo com a cultura individual. Sendo mais relacionada ao que é “certo ou errado” no ambiente de trabalho, esse seria a definição de ética profissional. Isso está enraizado e extremamente relacionados a cultura organizacional, e o que molda a ética profissional e a cultura organizacional são os valores e crenças do cidadão que vão moldando as empresas, lamentavelmente, alguns para lados ruins.
O desfecho desse texto nos apresenta é que, a ética profissional esta correlacionada as normas, regras, regimento, leis e legislações vigentes envolvidas na qual o profissional deve se encaixar, isso tudo além do relacionamento com colegas. Todos os casos de abuso como fala o texto 2 e “corrupção” e “má administração” que trata o texto 1 são caso claros e gigantescos de desvio de ética profissional, sendo que vem do indivíduo, totalmente contrário as normas, regras, regimento, leis e legislação da empresa, não respeitando a postura correta das demais pessoas.

Continue navegando