Buscar

6

Prévia do material em texto

A deficiência intelectual pode gerar mais dificuldades para que o aluno interprete conteúdos abstratos. Nesse caso, o professor que atua em uma perspectiva inclusiva deve utilizar estratégias diferenciadas para possibilitar a apropriação de conhecimento por parte desse aluno.
Assinale a alternativa que indica uma estratégia adequada a este propósito.
	
	
	
	Relacionar os conteúdos curriculares a situações do cotidiano, mostrando exemplos concretos para ilustrar ideias mais complexas.
 
	
	
	Propor atividades diferenciadas, sem necessariamente estarem vinculadas aos conteúdos trabalhados, para o aluno executar em sala de aula.
	
	
	Propor atividades paralelas com conteúdos diferentes dos que estão sendo trabalhados com a turma.
 
	
	
	Encaminhar o aluno para trabalhar com outro tipo de atividade, em outro ambiente, como a biblioteca escolar, quando se tratar de conteúdos que o aluno apresente grande defasagem.
 
	
	
	Identificar o que o aluno não é capaz de fazer, e a partir disso propor apenas atividades que ele consegue fazer sozinho.
 
	
Explicação:
A deficiência intelectual pode gerar mais dificuldades para que o aluno interprete conteúdos abstratos. Nesse caso, o professor que atua em uma perspectiva inclusiva deve utilizar estratégias diferenciadas para possibilitar a apropriação de conhecimento por parte desse aluno, como por exemplo, relacionar os conteúdos curriculares a situações do cotidiano, mostrando exemplos concretos para ilustrar ideias mais complexas.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		No tocante ao déficit cognitivo, muitas pesquisas e resoluções discutiram os melhores índices para se investigar e definir a deficiência mental. A AAMR adotou uma dimensão multidimensional formada por 5 dimensões. Quais seriam elas:
	
	
	
	Habilidades intelectuais, raciocínio lógico, compreensão linguística e semântica e, habilidade cinestésica.
	
	
	Raciocínio Lógico, habilidade cinestésica, independência nas atividades da vida diária, habilidades sociais e utilização de informática.
	
	
	Habilidades intelectuais, comportamento Adaptativo, Participações, interações e papeis sociais, saúde e contextos ambientais.
	
	
	Raciocínio Lógico, capacidade de adaptação, habilidade cinestésica, utilização de medicamentos e habilidades artísticas.
	
	
	Autonomia para o mercado de trabalho; QI (Coeficiente Intelectual), independência financeira, dinamismo e equilíbrio emocional.
	
Explicação:
	São as Habilidades intelectuais, comportamento Adaptativo, Participações, interações e papeis sociais, saúde e contextos ambientais.
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		 (Concurso Público Secretaria Municipal de Educação ¿ SME ).Ao trabalhar junto aos alunos com deficiência intelectual, é importante que os profissionais da educação:
	
	
	
	Privilegiem atividades baseadas na repetição e na memória, desprezando a mobilização do raciocínio.
	
	
	Reconheçam nesses alunos capacidades cognitivas de modo a favorecer a interação desses sujeitos no espaço escolar     
 
 
	
	
	 Ofereçam atividades que não apresentem dificuldades efetivas para esses educandos, evitando que percam a motivação para frequentar a escola.
	
	
	 Compreendam que as dificuldades decorrentes da deficiência não permitirão o desenvolvimento das estruturas intelectuais desses alunos.
 
	
	
	 
Privilegios nos exercícios facilitando a aprendizagem dos alunos.
 
 
	
Explicação:
Reconhecer nesses alunos capacidades cognitivas de modo a favorecer a interação desses sujeitos no espaço escolar.
 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Um aluno com deficiência intelectual apresentou dificuldades para acompanhar o trabalho pedagógico e a professora da turma buscou auxilio na coordenação que solicitou uma professora itinerante. Esse procedimento está de acordo com a proposta :
	
	
	
	Inclusiva de educação
	
	
	Médico assistencialista de educação
	
	
	Médico clínica de educação
	
	
	Segregacionista de educação
	
	
	Excludente de educação
	
Explicação:
A proposta de uma educação inclusiva prevê o auxílio de professores itinerantes para auxiliar no processo de ensino aprendizagem das crianças com deficiência.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Um escola da rede particular recebeu Pedro de 3 anos de idade para ser incluído numa turma regular de educação infantil. Pedro tem deficiência intelectual e será a primeira criança a ser educada naquela escola. Ao planejarem como será realizada a inclusão de Pedro optaram pelo paradigma interacionista sócio-histórico que postula o conhecimento como sendo:
	
	
	
	Uma cópia da realidade, pois a criança nasce como uma tabula rasa e precisa aprender com as experiências da vida, copiando tudo o que aprende.
	
	
	Um dom genético que é transmitido pelos pais, desta forma, quem nasce deficiente deve ser educado como tal, com suas limitações sendo levadas em conta.
	
	
	Construído socialmente e internalizado a partir dos fatores de significação mais representativos para o sujeito.
	
	
	Um dom que é influenciado pela genética e pela aprendizagem que ocorre apenas nos dois primeiros anos de vida quando o sistema nervoso central está em pleno desenvolvimento.
	
	
	Uma pré-disposição psíquica relacionada à formação da personalidade que se dá até os cinco primeiros anos de vida.
	
Explicação:
Uma proposta que é conhecida também como sócio-interacionista, pois o desenvolvimento histórico acontece do social para o individual. "O ser humano só adquire cultura, linguagem, desenvolve o raciocínio se estiver inserido no meio com os outros. A criança só vai se desenvolver historicamente se inserida ...
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Para identificarmos que uma criança é portadora de deficiência mental é necessário levar em consideração 3 aspectos. Quais são eles?
	
	
	
	Aumento de peso na primeira semana e insônia.
	
	
	Funcionamento intelectual, comportamento adaptativo e idade do aparecimento do déficit cognitivo.
	
	
	Funcionamento intelectual, baixo peso e aparência física disforme.
	
	
	Aparência física disforme, síndrome de Down e baixo peso ao nascer.
	
	
	Baixo peso ao nascer, hipotonia e atraso no desenvolvimento psicomotor.
	
Explicação:
São eles funcionamento intelectual, comportamento adaptativo e idade do aparecimento do déficit cognitivo
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Estar no espaço lúdico com outras crianças é um primeiro passo no movimento de brincar inclusivo. Alunos com limitações de movimento conseguem observar as ações das pessoas no seu entorno, mas seu brincar pode se restringir bastante, pelo atraso neuropsicomotor, pela incoordenação na manipulação dos objetos ou pela falta de um sistema de comunicação e linguagem.
(REILY, L. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. Campinas: Papirus, 2004, p.54 (com adaptações).
Nesse sentido, a prática pedagógica inclusiva, na perspectiva da mediação cultural de Vygotsky, deve enfatizar
 I. o uso de situações-problema desafiadoras que coloquem o aluno, de forma contextualizada, em atividade.
II. a organização do planejamento didático de forma que o aluno possa aprender por meio de observação e imitação.
III. o ato de pensar sobre o seu próprio processo em atividade, incentivando a conscientização sobre sua aprendizagem.
 IV. a organização do currículo e de recursos que possibilitem o acesso do aluno aos objetos de conhecimento lúdicos e desafiadores.
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	II e IV.
	
	
	II, III.
	
	
	 I e II.
 
	
	
	  I, III e IV.
	
	
	  I e III.
 
	
Explicação:
Em muitos casos, mesmo observando o aluno pode não cosneguir  desenvolver os movimentos específicos por sua dificuldade, logo, observando não haverá aprendizagem Logo, mesmo pretendendo, não poderá imitar.
 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A inclusão do aluno com deficiência intelectual no contexto da escola regular é um movimento que exige a superação de diferentes barreiras que permeiam o espaço escolar e social. 
Considerandoesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O preconceito e o estigma sobre a pessoa com deficiência intelectual criam obstáculos que dificultam ou impedem a concretização do processo de inclusão do aluno com deficiência intelectual. E devem ser superado.
PORQUE
II. A superação desse preconceito e estigma contribuem para a concretização da proposta inclusiva de educação, que prevê a inserção do aluno com deficiência intelectual na escola regular.
	
	
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Continue navegando