Buscar

TED GENETICA DO CANCER

Prévia do material em texto

TED- genética do câncer
ALUNA: MARIA EMANUELLA SALES-S3-MANHÃ 
 
1- Porque é difícil a COMPREENSÃO DO MECANISMO que envolve o aparecimento do câncer?
Pelo fato de que o câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais. E essa patologia torna-se mais de difícil compreensão por causa das suas causas que são multifatoriais.
2- Qual o câncer de boca que possui maior incidência e quais os locais mais afetados? 
Carcinomas em orofaringe
3. Descreva as alterações genéticas envolvidas no câncer.
proto-oncogene está alterado e anormalmente ativado, torna-se um oncogene, podendo promover a proliferação celular anormal e levar à tumorigênese. Alguns dos mecanismos comuns de ativação de oncogenes incluem: mutações, translocações cromossômicas, amplificação gênica e inserção retroviral
4- Quais as funções dos genes oncogenes e supressores de tumor e como eles se apresentam em uma célula cancerígena?
5- Descreva a proteína p53 e o gene que a codifica. Como esta proteína se apresenta numa célula
p53 é um gene supressor tumoral, que codifica uma fosfoproteína nuclear que desempenha um papel importante no controle do ciclo celular, no reparo do DNA e na indução da apoptose.
6- Relacione as alterações epigenéticas com o câncer.
epigenética é a informação genômica que não faz parte da sequência do DNA. Trata-se de um mediador entre as condições externas da vida e a reação subsequente de nossos genes. A epigenética desempenha um papel central no desenvolvimento do câncer.

Continue navegando

Outros materiais