Buscar

PROVA FISIOLOGIA

Prévia do material em texto

GRUPO 07
Integrantes : Aldair Fernandes -RGM: 30191106
Bruna Malto- RGM:30099129
Francisco Thiago -RGM:30274249
Lucas Kenzo- RGM:1883338
Maria Eduarda Gomes - RGM:30056322
Mileide de Souza - RGM:31656650
Renan Modesto - RGM:29452996
PROVA DE FISIOLOGIA HUMANA
1. Explique os processos relacionados à geração do potencial de ação neural baseando-se na figura abaixo.
Na figura mostra as fases para a geração do potencial de ação, que são:
· Basal(-90mw): que consiste no estado de repouso, onde há um maior potencial eletronegativo, Pro- e K+, intracelular e um maior potencial eletropositivo, com Na+ e Pro-, extracelular.
· Despolarização(+35mw): ocorre quando os canais da célula se abrem permitindo um aumento de entrada de Na+ causando uma inversão do elétrons, ou seja, o interior da célula ficará com um maior potencial eletropositivo, até que fique próximo ao equilíbrio de Na+, gerando a próxima fase.
· Potencial de ação(+90mw): é a fase de extrema eletropositividade, aonde chegaria a informação para a contração muscular, por exemplo.
· Repolarização(-90mw): ocorre quando os canais se abrem para que aconteça a saída de K+, mantendo no Na+ no interior da célula , fazendo o seu propósito de retornar a célula ao seu potencial de repouso, eletronegativo intracelular e eletropositivo extracelular.
· Bomba Na+k+ATPase(-90mw): através do transporte ativo, ocorre a volta do Na+ para fora da célula e o K+ para dentro.
2. Explique o por que da tensão desenvolvida durante a contração muscular diminuir com o encurtamento sarcômero próximo do seu comprimento mínimo? Como o cálcio favorece esse processo ?
O músculo contrai a partir do momento em que ele recebe uma informação do sistema nervoso através de uma junção neuro muscular (o neurônio motor chega até o músculo, que é conduzido por uma estrutura túbulo T, que chega até o retículo sarcoplasmático que libera cálcio para o citoplasma ). O cálcio possui a importante função de expor um sítio de ligação da proteína miosina na proteína actina.
3.Considerando a curva do gráfico abaixo ( relação entre pressão e volume ventriculares ao longo do ciclo cardíaco) responda o que ocorre nos segmentos D-E e A-C. (0,50)
No segmento D-E, ocorre um aumento da pressão ventricular esquerda, no qual possui uma maior amplitude em relação ao seguimento A-C, além disso, ocorre uma redução mais acentuada de volume esquerdo em relação ao segmento A-C. Está ocorrendo uma ejeção rápida , que é o relaxamento isovolumétrico o qual termina com o fechamento das válvulas semilunares, fazendo com que as valvas atrioventriculares se abram e o sangue passa do átrio para o ventrículo rapidamente, explicando assim o aumento rápido do volume ventricular mostrado no gráfico e, uma redução da pressão. 
Já no seguimento A-C ocorre o relaxamento ventricular, ou seja, enchimento ventricular. É quando se inicia o fechamento das válvulas semilunares em que o sangue flui do átrio para o ventrículo terminando a contração atrial. Após analisar o gráfico nota-se uma menor amplitude de pressão e volume em relação ao seguimento D-E .

Continue navegando