Buscar

fichamento- O Municipio na Constituicao de 1988

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FICHAMENTO
Matéria: Administração Municipal -IH106
Curso de Graduação em Administração Pública
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
	FICHAMENTO DE LEITURA (RESUMO-RESENHA CRÍTICA)
	Data: 10/05/2023
	Estudante: Maria Eduarda Amora Fontinele de Carvalho
	Turma: 45 (2023.1)
	O Município na Constituição de 1988.
	ALMEIDA, Fernanda Dias Menezes de. O Município na Constituição de 1988. Revista da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, v. 4, n. 1, p. 91-100, 2013.
	Os municípios brasileiros têm um papel fundamental na organização da federação brasileira. Eles são entes federativos autônomos, ou seja, possuem capacidade de auto-organização e possuem uma gestão própria dos seus interesses. No entanto, essa autonomia tem limitações que precisam ser consideradas para uma análise crítica-analítica adequada. A Lei Orgânica do Município é o instrumento jurídico que estabelece as normas fundamentais de organização e funcionamento do município. Ela é elaborada pela câmara municipal e deve ser aprovada por dois terços dos seus membros. Embora seja importante para garantir a autonomia municipal, a Lei Orgânica tem limitações na medida em que não pode contrariar a Constituição Federal ou a Constituição do Estado. As limitações à capacidade de auto-organização do município também advêm da repartição de competências entre os entes federativos. A Constituição Federal estabelece as competências dos municípios, estados e União, e isso limita a atuação dos municípios em determinadas áreas. Por exemplo, a competência para legislar sobre segurança pública é da União, o que limita a atuação dos municípios nessa área.
Além disso, as limitações aos municípios também podem decorrer de princípios e regras da Constituição Federal de 1988. A Constituição estabelece, por exemplo, a obrigação dos municípios de aplicarem no mínimo 25% da sua receita em educação e 15% em saúde. Embora sejam importantes para garantir o atendimento das necessidades básicas da população, essas obrigações podem limitar a capacidade dos municípios de investir em outras áreas. As limitações também podem ser provenientes dos princípios da Constituição do Estado. Cada Estado pode ter suas próprias regras e limitações para os municípios, o que pode afetar a autonomia municipal em determinadas áreas.
Em conclusão, os municípios brasileiros têm uma posição importante na federação brasileira, mas sua autonomia possui limitações. A Lei Orgânica do Município, a repartição de competências, os princípios e regras da Constituição Federal e da Constituição do Estado são alguns dos fatores que podem limitar a capacidade dos municípios de se auto-organizarem. É importante que essas limitações sejam consideradas em qualquer análise crítica-analítica sobre os municípios brasileiros.
	Palavras chaves: autonomia de municípios, auto-organização, lei organica

Outros materiais