Buscar

Resumo Artigo Imagem Ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE DAS AMÉRICAS - FAM
Gabriela Ribeiro da Costa (218102), Giovanna Moura do Nascimento (00344362), Stephanie Ferrabotti Matos (228527), Victoria Corrêa Canhete (00223811).
 Resumo Artigo: Aplicação da Tomografia no Campo da Medicina Veterinária e suas Vantagens Sobre o Exame Radiográfico Convencional
São Paulo - SP
2022
A tomografia é um exame de imagem de recente utilização na Medicina Veterinária, com muitas possibilidades ainda não exploradas, porém, já alcançando, segundo estudos, melhores resultados e precisão em relação ao exame radiográfico convencional. 
A diferença entre ambos é que o raio-x utiliza de uma placa para realizar a captura da imagem de determinada região corporal, ocasionando sobreposição de tecidos e órgãos. Já a tomografia possui o tomógrafo, que gira em sua própria circunferência, adquirindo assim uma imagem num ângulo de 360°, que é digitalmente processada em computação gráfica tridimensional, possibilitando a visão de cortes transversais, reproduzindo a imagem em movimento e tempo real, de órgãos e estruturas do organismo. Além de trazer o diagnóstico e identificação precisa para doenças como neoplasias, áreas de metástase, degeneração óssea, ruptura de ligamento, encefalopatias e entre outras, sendo principalmente utilizada em avaliação de detalhes do sistema ventricular e tronco encefálico, e no diagnóstico de lesões e doenças do SNC.
 Comparada com o exame de imagem convencional, a tomografia ajuda, com excelente precisão, na clínica médica, fechando diagnósticos em estágios precoces de doenças, consequentemente adiantando o tratamento e trazendo melhor qualidade de vida ao paciente. Na área cirúrgica, auxilia médicos no estudo dos casos, no planejamento cirúrgico, pensando na melhor técnica a ser utilizada e na melhor possibilidade de bem-estar e qualidade de vida aos animais.
Com base nisso, temos como vantagens relacionadas ao raio-x convencional, a exposição do paciente ao mínimo de radiação e menor tempo para registro das imagens, nitidez dos órgãos localizados em profundidade e suas estruturas em associação, facilidade na visualização de irregularidades em órgãos e tecidos sem sobreposição de imagens, além de melhor avaliação de alterações dérmica, subcutâneas e hepáticas (o que não é possível apenas com a radiografia).
Porém a tomografia deve ser utilizada como exame complementar, associada com o histórico e sinais clínicos do paciente, possíveis exames laboratoriais, ultrassonografia, radiografia e ressonâncias, trazendo assim uma eficácia superior aos casos, sendo progressivamente aplicada na clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, trazendo consigo grande evolução e benefícios.

Outros materiais