Buscar

Direito do Trabalho aula 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES AULA 02
1-) Diga quais são as jornadas diurnas e noturnas para os trabalhadores rurais e urbanos.
A jornada pode se classificar quanto ao período que é prestada como:
- Diurna: quando entre 5 e 22 horas, nos centros urbanos;
- Noturna: quando entre 22 e 5 horas do dia seguinte, e suas prorrogações, nos centros urbanos;
- Mista: quando transcorre tanto no período diurno quanto no noturno (uma jornada das 18 h às 24 h, por exemplo);
Para o trabalhador rural é diferente o critério, pois considera-se trabalho noturno o executado entre as 21h de um dia e as 5h de outro na lavoura, e entre as 20h de um dia e as 4h do dia seguinte, na pecuária.
2-) Cite as 4 formas de Prorrogação da jornada de trabalho.
 Primeira forma : Acordo de prorrogação de horas, mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho; onde o empregado tem a obrigatoriedade de fazer horas extras de até 2 horas ao dia no máximo, quando requisitado. 
Segunda forma : Hora extra no caso de força maior, quando uma situação imprevista acontece e é inevitável que o trabalhador seja requisitado para realizar horas extras, como no caso de incêndios e inundações por exemplo. 
Terceira forma : Horas extras para conclusão de serviços inadiáveis , onde prorroga-se a jornada para atendimento a necessidade imperiosa vinculada à realização ou conclusão de serviços inadiáveis ou cuja inexecução possa acarretar prejuízo manifesto está prevista também no texto celetista. 
Quarta forma : Horas extras para reposição de paralisações, mostra a possibilidade da prorrogação da jornada em virtude de interrupção do trabalho da empresa como um todo, resultante de causas acidentais, ou de força maior, que determinem a impossibilidade da realização do serviço.
3-) Qual a diferença entre Intrajornada e Interjornada?
Enquanto o intervalo intrajornada ocorre em meio ao horário de trabalho, ou seja, é um pequeno período para descanso e alimentação que interrompe a prestação de trabalho, o interjornada ou “entre turnos” é o tempo decorrido entre o término de uma jornada e o início de outra. Este intervalo entre duas jornadas de trabalho deve ser de no mínimo de 11 horas, não podendo o empregado assumir o serviço em um dia sem antes ver respeitado esse descanso em relação ao fim do trabalho do dia anterior.
4-) Qual o limite ordinário para as jornadas diárias e semanais?
A duração normal do trabalho é de 8 (oito) horas diárias, totalizando 44 horas semanais. Se for turno ininterrupto de revezamentos é de 06 horas.

Outros materiais