Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

2° Fórum Temático: A importância clínica dos transportadores tipo ABC eucarióticos.
Em humanos, pelo menos 48 genes codificam tais proteínas. Esses transportadores agem principalmente na exportação de moléculas hidrofóbicas do citoplasma, atuando na remoção de moléculas tóxicas na superfície da mucosa de células do trato intestinal, por exemplo, ou na barreira hematencefálica. Nas bactérias, os mesmos tipos de proteínas atuam principalmente na captação de nutrientes essenciais para a célula. 
Um transportador ABC típico contém um par de domínios transmembrana ligados a um par de domínios de ligação a ATP localizados logo abaixo da membrana plasmática. 
Os humanos inventaram diversos tipos de bombas mecânicas, e não deveria ser surpresa que as células também contenham bombas ligadas à sua membrana que funcionam de outras maneiras. Entre as mais notáveis estão as bombas rotativas que acoplam a hidrólise de ATP ao transporte de íons H+ (prótons). Essas bombas se assemelham a pequenas turbinas e são usadas para acidificar o interior de lisossomos e de outras organelas de células eucarióticas. Assim como outras bombas de íons que criam gradientes iônicos, elas podem funcionar ao contrário para catalisar a reação ADP + Pi → ATP, se houver um acentuado gradiente de íons a serem transportados através da membrana.
 Uma dessas bombas, a ATP-sintase, aproveita o gradiente de concentração de prótons produzido pelo processo de transporte de elétrons para produzir a maioria do ATP utilizado pelos organismos vivos.
Referência:
	ALBERTS, B.; BRAY, D.; LEWES, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WATSON, J. D.  Biologia Molecular da Célula. 6ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2017, 1464p
	
3° Fórum Temático: A origem do DNA mitocondrial.
As mutações gênicas têm origem de forma espontânea quando acontece em todas as células e se desenvolve na falta de qualquer agente, e ou, induzida que sua vez, refere-se aos fatores físicos ou químicos relacionados com a origem das mutações.
Em relação aos geneticistas dos Estados, qualquer análise de sequência de DNA anterior que produzisse resultados semelhantes era comumente considerada devida a contaminação ou mistura de amostras. É possível que a herança paterna do DNA mitocondrial seja mais difundida do que sugerem os resultados deste estudo. Do ponto de vista biológico, o mecanismo subjacente a esse padrão de herança é completamente desconhecido e pode ser devido a mutações no DNA mitocondrial, no DNA celular ou em ambos. 
Esse fato ter ocorrido não prova que o DNA mitocondrial tem origem paterna, pois mutações no DNA nuclear podem ser herdadas da mãe e/ou do pai e mutações no DNA mitocondrial são herdadas apenas da mãe.
 
Referências:
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/mutacoes-genicas
http://sitn.hms.harvard.edu/flash/2018/joint-effort-inheritance-mitochondrial-dna-parents/
https://dle.com.br/biologia-molecular-genetica-humana/mitocondriopatias