Buscar

Prova de Tendencia de materiais e revestimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. 
Em espaços reduzidos, para o piso do ambiente, o melhor é escolher peças em formatos reduzidos. Considere que, para um lavabo com 2,00 m de largura e 1,30 m de profundidade, foi escolhido um piso de 0,45 x 0,45 m. Nas especificações do fabricante, consta que, na caixa desse produto, vem oito peças. Diante disso, quantas caixas serão necessárias para uma paginação diagonal?​​​​​​​
Você acertou!
A. 
2 caixas.
Cálculo da área do ambiente: 
2,00 × 1,30 = 2,60 m² + 20% (perda) = 3,12 m²
Cálculo da área de piso:
0,45 × 0,45 = 0,20 m²
Razão entre área do ambiente e área do piso:
3,12/0,20 = 15,6 = 16 peças
Cálculo do número de caixas:
16/8 = 2 caixas
2. 
​​​​​​​Papéis de parede são uma grande tendência para renovar a decoração dos espaços. Considere que um garoto de oito anos escolheu o tema do sistema solar para seu dormitório e, então, você especificou um papel de parede para ser aplicado no forro. O produto escolhido é vendido em rolo de 10 m por 0,50 m de largura com repetição a cada 0,30 m. Nesse caso, quantos rolos serão necessários para um forro com 3,50 m de largura e 3,00 m de profundidade?
Obs.: a aplicação será no sentido da largura do ambiente.
Resposta correta.
B. 
3 rolos.
Cálculo de largura e perda:
3,50 + 0,30 repetição (cada altura uma perda) = 3,80 m
Repetições:
3,00/0,50 = 6 repetições
Rendimento:
10,00/3,80 = 2,6, então, 2 repetições por rolo
Total de rolos:
6/2 = 3 rolos de papel
3. 
Em espaços corporativos, é muito comum a aplicação de forros removíveis pela versatilidade da manutenção de iluminação, ar-condicionado e lógica. Suponha que um cliente alugou uma sala de 8,00 m de largura por 6,50 m de profundidade. Nesse espaço, deve ser aplicado um forro mineral com placas de 60 cm. Sendo assim, quantos metros quadrados de forro serão necessários e quantas placas deverão ser compradas?
Resposta correta.
B. 
52,00 m² e 145 placas.
Cálculo da área do ambiente: 
8,00 × 6,50 = 52,00 m²
Cálculo da área da placa:
0,60 × 0,60 = 0,36 m²
Razão entre área do ambiente e área da placa: 
52,00/0,36 = 144,44 = 145 placas
ambiente e área da placa: 
52,00/0,36 = 144,44 = 145 placas
3 de 5 perguntas
4. 
O uso de tecidos, além de ser uma opção bem viável economicamente, traz ao profissional uma gama de revestimentos com cores, padronagens e texturas naturais. Suponha que uma cliente muito jovem deseja fazer um banco ao longo de sua mesa de jantar e você sugeriu revestir esse espaço da parede com tecido tipo chita, que é um algodão extremamente colorido, natural e de baixo custo. A parede onde ficará o banco tem largura de 1,35 m e pé direito (pd) de 3,00 m. Nesse espaço, há um rodapé com altura de 7 cm e roda-teto com altura de 4 cm. Diante disso, quantos metros de tecidos serão necessários para cobrir a parede, sendo que a largura do tecido é de 1,40 m?
Resposta correta.
E. 
2,89 m.
Cálculo da altura:
3,00 (pd) − 0,07 (rodapé) − 0,04 (roda-teto) = 2,89 m
5. 
Você precisa comprar a tinta necessária para pintar um dormitório de 16 m² (4,00 x 4,00 m). Lendo as especificações do fabricante, você identifica que cada litro de tinta cobre uma área de 10 m². Para a cobertura perfeita desse espaço, serão necessárias três demãos de tinta. Assim, defina a quantidade necessária de material e se será comprado lata ou galão. Considere que o espaço tem uma porta de 0,80 x 2,10 m e uma janela de 1,70 x 1,10 m.
Resposta correta.
D. 
3,75 litros = 1 galão e 1 lata.
Área das aberturas: 
Porta: 0,80 × 2,10 = 1,68 m²
Janela: 1,70 × 1,10 = 1,87 m²
Área a ser pintada: 
16,00 − 1,68 − 1,87 = 12,45 × 3 (demãos) = 37,35 m²
Litros de tinta: 
37,35/10 = 3,75 litros
Especificação:
1 galão 3,6 litros + 1 lata 900 ml = 4,5 litros
1. 
Nos momentos pré e pós-revolução industrial, o mercado de Design de Interiores sofreu grandes alterações em relação ao modo de ocupação dos espaços e aos materiais aplicados no mobiliário.
Quais materiais eram representativos do mobiliário no período da Bauhaus?
Você acertou!
A. 
Metal, vidro e couro.
A industrialização com máquinas movidas a vapor e o período fordista de produção fizeram com que os materiais como metal, vidro e couro fossem amplamente utilizados devido ao baixo custo de produção, à possibilidade de reprodução em massa e à necessidade das pessoas em adquirir novos mobiliários, uma vez que muito havia se perdido na guerra.
Materiais naturais e que exigem difíceis extrações como madeira (mogno e ébano) e mármore foram quase que inutilizados devido à escassez. O marfim deixou de ser utilizado devido ao movimento contra a matança animal para o consumo dessa matéria-prima tão rara.
2. 
No período barroco, predominava a ornamentação dos espaços, dos mobiliários e dos acessórios. Isso é devido ao romantismo representado nesses objetos.
Qual foi o estilo rebuscado de composição que representou esse romantismo?
Você acertou!
B. 
Rococó.
O estilo rococó, extremamente rebuscado, era o mais utilizado no período clássico. Algumas vezes, aparecia de forma mais discreta em tecidos e estampas, mas, na fase mais romântica, apareceu com muita força e ornamentava todos os móveis, acessórios e objetos.
Neoclássico, Egípcio, Greco-Romano e Art Nouveau não são estilos, mas períodos históricos com grande representatividade na composição de espaços interiores.
3. 
Toda a produção atual de espaços de interiores é chamada de contemporânea. Nesse período, a palavra de ordem é a sustentabilidade na escolha dos materiais para o desenvolvimento dos projetos de interiores. Com o foco no baixo consumo e na produção diversificada, as empresas têm criado materiais com cores e texturas diferenciadas.
Considerando isso, de quais tecnologias as empresas se apropriam para a produção dos materiais?
Você acertou!
E. 
Impressão, materiais reciclados e nanotecnologia.
Impressão: revestimentos imitam madeira, mármore, madrepérola. Hoje, a impressão em alta resolução nos permite imitar todo material natural disponível.
Materiais reciclados: reúso de mobiliário existente; produção com palets e produtos resultados de pet, como tecidos, são cada vez mais requisitados no mercado.
Nanotecnologia: a produção de materiais inteligentes de fácil ou nenhuma manutenção, como vidros e revestimentos, tem se mostrado a última grande tendência nas feiras de decoração.
A biotecnologia ainda não está sendo aplicada em materiais de interiores. A madeira de lei só é aplicada quando certificada devido às questões de sustentabilidade e dos movimentos contra os desmatamentos. Os materiais de alto impacto são muito agressivos ao meio ambiente e também não são mais utilizados por questões de sustentabilidade e vêm sendo substituídos pelas impressões.
4. 
As cores influenciam o olhar sobre os espaços e são utilizadas para fortalecer as sensações ao se conceberem o conceito e o projeto de um cliente. Para um projeto de casa de campo localizada em uma área de serra, com clima predominantemente frio, utilizam-se texturas rugosas e materiais como madeira e pedras espessas que mantenham o calor interno.
Qual seria a paleta de cores ideal para promover mais aquecimento ao ambiente?
Você acertou!
C. 
Composição de cores quentes.
Composição de cores quentes é a resposta correta. Essas cores promovem o aquecimento e a excitação, favorecem o diálogo e a aproximação das pessoas. A composição poderia ser por contraste, análoga, triádica ou de duplo contraste, mas o favorecimento das cores quentes traria mais sensação de aconchego à atmosfera fria da serra.
Cores frias promovem o relaxamento, mas também trazem a sensação de frescor, e não de aquecimento.
A composição de tons brancos deixa o espaço impessoal e não favorece o aquecimento do ambiente.
A composição de cores verde e azul pertence aos tons frios e não traz o aquecimento desejado.
Na composição de cinza e violeta, pode-se dizer que violeta é uma cor fria que, composta com a neutralidade do cinza, também não promove o aquecimento do espaço.
5. 
Sabe-se que as cores podem, ainda, estar associadas à alteração da forma arquitetônica dos espaços. A correta aplicação das cores pode favorecerefeitos ou até mesmo disfarçá-los.
Pensando, agora, em uma grande circulação de uma empresa que dá acesso a várias salas, como seria possível reduzir a sensação de profundidade do espaço?
Resposta correta.
B. 
Cores nos materiais para que piso e forro se destacassem das paredes. Assim, reduziria o pé-direito e daria a sensação de alargamento.
O ideal seria usar cores nos materiais onde o piso e o forro se destacassem das paredes; assim, reduziria o pé-direito e daria a sensação de alargamento.
Para reduzir a profundidade de um espaço, deve-se reduzir o pé-direito e ampliar a sensação de alargamento. Essa sensação é obtida quando se têm piso e forro com a mesma matiz cromática. Aqui, elementos horizontais de piso e forro, além de demarcarem o acesso, poderão acentuar o alargamento do espaço.
A aplicação de cores vibrantes nas paredes laterais só ampliaria a profundidade da circulação.
​​​​​​​Destacar o forro reduziria o pé-direito, mas o destaque das portas salientaria o tamanho da circulação.

Continue navegando