Buscar

Exercício sobre forros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício sobre forros:
1. Quando se está envolvido em um projeto de interiores, entre as decisões a serem tomadas há a escolha do tipo de forro. Nessas situações, um dos aspectos ressaltados como requisitos pelos clientes, além do apelo estético, é a questão da manutenção do sistema.
Caso esse fosse o principal critério de escolha de seu cliente para um forro a ser instalado em seu escritório, o qual não terá limpeza frequente e está localizado em uma cidade com umidade relativa do ar alta, qual das alternativas a seguir corresponderia a uma boa especificação para esse caso?​​​​​​​
E. PVC.
Forro de madeira demanda manutenção constante devido a fatores como cupim e acabamento de verniz. Gesso acartonado e gesso em placas são muito sensíveis à umidade, e o forro metálico em grelha demanda manutenção frequente de vão a vão, o que torna a escolha do PVC mais acertada.
2. Compatibilizar é uma palavra que faz parte do vocabulário de muitos projetistas de diversas escalas, entre elas a de projeto de interiores; refere-se à ação de analisar e sobrepor os diferentes projetos que fazem parte do conjunto da obra com o intuito de verificar e solucionar possíveis interferências.
Considerando isso, assinale a alternativa que corresponde a um projeto que deve ser trabalhado em paralelo ao projeto de forro, de modo que as interferências sejam minimizadas ou extintas:
B. Projeto de som ambiente.
Tanto o projeto de paginação de piso quanto o de marmoraria demandariam uma compatibilização somente em casos de composição estética que demandasse conexão entre eles. O projeto de esquadrias se relaciona apenas em alguns casos com o projeto de forro, especialmente em alinhamentos de cortineiros ou reforços para fixação de portas ou janelas diretamente no forro. Os projetos de pontos de telefone e lógica, em geral, estão localizados em paredes. Já o projeto de som ambiente envolve um sistema de caixas de som que são sobrepostas ou embutidas no forro, em conjunto ou não com as demais distribuídas pelo espaço, as quais devem levar em conta os outros elementos existentes nele, tornando fundamental a compatibilização.
3. Alguns forros apresentam um afastamento em relação às paredes limítrofes popularmente conhecido como negativo.
Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que corresponde à principal função dessa estratégia:
C. Proteção do forro contra rachaduras e trincas.
A estratégia de uso de negativos, ou tabicas, visa a permitir que o forro trabalhe, se ajustando em relação à dilatação, ao assentamento e à movimentação da alvenaria, assim como em relação a trepidações que possam afetar o ambiente, evitando que ele trinque ou sofra rachaduras. Além disso, é um detalhe que acaba dando leveza ao forro (efeito secundário, e não único). Por outro lado, esse tipo de solução não protege o forro contra infiltrações e umidade, assim como, em algumas situações, acaba dificultando o acabamento em revestimentos aplicados nas paredes até o forro, principalmente quanto estes não têm espessura para cobrir por completo o detalhe.  
4. Questões relacionadas à sustentabilidade estão em voga nos dias atuais. Diante desse cenário, criar um projeto que leve o selo de sustentável é um grande mérito para o profissional e um privilégio para seus usuários.
Se você estivesse projetando um ambiente onde a sustentabilidade, a modulação e a baixa demanda por manutenção fossem parâmetros importantes no momento da escolha do revestimento de forro, que material você escolheria?
E. Alumínio.
O alumínio é um material que está no topo da cadeia de sustentabilidade entre os metais, principalmente por poder sofrer reciclagem infinitas vezes, sem perder suas propriedades no processo de reaproveitamento, como ocorre com outros materiais, sendo o mais indicado para atender aos requisitos quando usado como componente do forro metálico. Os compostos com cimento, argamassa e muitas tintas têm baixo apelo sustentável, e a madeira demanda manutenção constante, principalmente em seu acabamento e em relação ao controle de pragas.
5. O forro de PVC, ainda que pouco lembrado por clientes e projetistas (seja por falta de conhecimento, seja por preconceito), vem assumindo seu lugar em projetos de portfólios de profissionais influentes. Hoje em dia, há no mercado opções que vão desde simples réguas brancas até acabamentos que imitam facilmente outros materiais como madeira e concreto.
Levando em conta isso, assinale a alternativa que descreve uma vantagem desse tipo de forro:  
A. Facilidade de manutenção.
O forro de PVC, além da facilidade de manutenção, destaca-se pelo seu custo x benefício interessante, pela diversidade de acabamentos disponibilizada pelo mercado, pelo sistema de instalação limpo e facilitado, assim como pela flexibilidade para composições de formas. Todavia, devido a sua composição, não aceita pinturas frequentes sobre sua superfície (devido a risco de descolamento ou craquelamento) e não tem resistência a altas temperaturas, agentes químicos ou abrasivos.

Continue navegando