Buscar

atividade discursiva sintaxe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- É comum, no Ensino Básico, que professores indiquem o uso da vírgula como uma pausa na fala. No entanto, somente essa explicação torna o conceito raso ao aluno, que pode não entender com clareza o uso desse sinal de pontuação, pois, mais do que uma pausa, é preciso observar a estrutura dos sintagmas e a ordenação sintática deles, para que não haja uma quebra infundada entre os termos. 
Relacione as falas do meme a seguir a essa conceituação pouco eficiente do uso da vírgula, como pausa na fala, se não acompanhada de mais recursos, explicando o humor presente no texto.
O uso da vírgula ´e um conteúdo da língua portuguesa que sempre gerou grande duvida por todos os alunos, e muitas vezes, ate nos professores. O que sempre ouvimos quando estudávamos era que a vírgula servia para dar “uma pausa” na fala, porém esse conceito se torna vago quando pegamos um trecho para adicionarmos a vírgula, pois cada leitor tem uma pausa diferente, um jeito diferente de caracterizar as pausas e isso não é de acordo com a normatização da língua, com suas regras e normas. 
Hoje nos sabemos que o uso da vírgula vai muito, além disso, como cabe aqui mencionar a importância de se destacar para o emprego da vírgula: o contexto, ela pode ser usada para isolar um vocativo, para iniciar uma oração adversativa, para isolar um aposto, para isolar um adjunto adverbial longo e saber que não se pode separa com virgula o sujeito do predicado de uma oração. Desse modo, ´´e importante trabalhar na sala de aula todos esses conceitos sobre o uso da vírgula e exemplificar em vários contextos, além da importância de saber identificar dentro de uma frase: o sujeito, predicado, verbo, adjunto e etc, que muitas vezes e uma das causas de erro no emprego da vírgula pelos alunos. 
As falas do meme, o qual a pergunta se refere, demonstra como a aprendizagem incorreta do uso da vírgula pode se tornar ironia e facilitar o erro do emprego nos textos escritos, visto que se considerarmos apenas a pausa na fala, cada pessoa vai “colocar” virgula onde achar que deve parar, ou como ele mesmo trás “ quando paro pra respirar, ai entra a virgula”. Assim, o segundo falante demonstra através da ironia que dessa forma, para ele que tem asma, que ´e quando a pessoa tem uma respiração mais rápida, ele vai sair colocando vírgula em todo lugar, em cada palavra que ele ler, sem nem analisar o contexto, separando sujeito de predicado, verbo de complemento, e etc, e por isso o conceito de uso da vírgula deve ser trabalhado na sala de aula como trás as normas sobre esse conteúdo, frisando os possíveis erros comuns cometido por muitas pessoas ao ter essa visão de adicionar a virgula de uma perspectiva oral.
Obs: meu computador não coloca todos os acentos, peço que compreendam alguns erros ortográficos. 
2- A gramática tradicional regulariza uma série de normas em relação ao emprego da língua. Com isso, é muito comum ouvirmos alguém dizer algo como “fulano fala errado”, em referência a construções sintáticas que diferem dos preceitos prescritos pela gramática.
Explique como, mesmo não sendo a finalidade da normatização da língua, esse processo contribui para a disseminação do preconceito linguístico, conceituando este conteúdo.
O preconceito linguístico faz referencia a um aspecto bastante presente na sociedade, mesmo com todos os estudos sobre as variações linguísticas que existem nos diversos contextos, de regiões, de classe social, de faixa etária, de nobreza, e etc, esse preconceito ainda persiste pelo fato de ter uma língua normatizada desde o principio, ou seja, foi descoberta primeiro e dita como “única” por muito tempo. Desse modo, o conceito de normatização da língua se tornou a forma correta da língua e as demais foram consideradas como “erradas” pela maioria dos falantes da nossa língua, constituindo assim o preconceito linguístico que cada vez mais persiste na sociedade. 
O fato que desenvolve esse processo é a priorização de cargos políticos, de questões de poder social e econômico no país, onde aqueles menos favorecidos e sem acesso a educação, muitas das vezes isolados, são ridicularizados pela sua forma de falar, sendo que foi o modo como eles aprenderam dos seus pais que também não tiveram acesso a escola, bem como pessoas de regiões diferentes com seus sotaques diversos, possuem formas diferentes de falar a língua, que por muitos pode ser errada, mas para os conhecedores da linguística sabem que essas diferenças são consideradas uma variedade da língua, conceito que faz referência as transformações da sociedade ao longo do tempo. 
Obs: meu computador não coloca todos os acentos, peço que compreendam alguns erros ortográficos.

Continue navegando