Buscar

Ad1-História-da-educação

Prévia do material em texto

Nome: Daiane Rodrigues Cunha Email: daianer_@hotmail.com
Matrícula: 16116080337 Cidade em que reside: Cordeiro RJ
Polo: Cantagalo
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO___ AD1_2016_02
MINHA HISTÓRIA DE VIDA ESCOLAR DESDE A INFÂNCIA
Meu nome é Daiane Rodrigues Cunha, tenho 34 anos e nasci na cidade de Cordeiro no Estado do Rio de Janeiro , morava com o meu Pai ,minha mãe e dois irmãos. Já nasci no meio , pois minha mãe é professora e sempre a acompanhei em suas aulas, ela dava aula na zona rural e não tinha ninguém pra ficar comigo e com meus irmãos ,pois meu pai também era alfabetizado por ela.Aos 4 anos lembro que minha mãe, alfabetizadora na época, sempre recebia seus alunos com um sorriso. Ela ensinava as vogais aos seus alunos numa lousa pequena de madeira que ficava apoiada em um cavalete, como não podia matricular-me ainda, pedia pra sentar no banco. Ali ficava até ao término da aula ouvindo as explicações e ficava imaginando ter também a famosa cartilha que eles estudavam. Queria aprender para ser inteligente como minha mãe.
Algum tempo depois, entrei no pré escolar numa escola municipal que ficava perto da minha casa, e foi na Escola Municipal José Pinho de Carvalho que fui alfabetizada e onde completei meu ensino fundamental. Quanto ao ensino médio completei no Instituto de Educação onde cursei o curso de formação de professores em 1999,jamais esquecerei dessa data tão importante na minha vida, um sonho realizado , a partir dali poderia ser como minha mãe. lembro-me com saudades dos amigos que fiz e da diretora tão carinhosa como só ela sabia ser! Quando chegávamos íamos direto para a fila, todos uniformizados, as meninas com saia pregueadas até os joelhos, blusa branca de botões na frente . A matéria que mais gostava era Língua Portuguesa na área de Produção Textual, amava criar e escrever e por onde passava lia tudo o que via e registrava. Um fato que sempre me vem a memória na vida escolar é de um episódio em que fiquei muito triste quando um dia a professora nova me colocou de castigo por ter comido o lanche de uma amiga e me humilhou perante meus amigos, sabia que minha atitude não era certa, mas ela sempre levava lanches deliciosos e caros, coisas que minha mãe não poderia comprar pra mim. Chorei muito neste dia, fiquei um bom tempo inventando desculpas para minha mãe porque não queria ir mais para a escola. Como criança não sabe guardar rancor de ninguém, comigo aconteceu o mesmo, logo voltei para a escola e a vida continuou. As festas da escola eram as melhores! A diretora sempre me escolhia para participar de jograis, ser destaque nos desfiles de sete de Setembro... Bons tempos aqueles! Lembro nitidamente das brincadeiras de pique- pega-pega, amarelinha, das cirandas de roda e da famosa salada mista, tinha outras que não recordo. Amava fazer piquenique com a turma na semana da criança, íamos com a nossa professora cantando, correndo e brincando, era tudo muito bom naquela época! Pena que não tenho nenhuma lembrança guardada, meus materiais escolares se deterioraram com o tempo. Posso afirmar com convicção que fui uma aluna de conceito A, esforçava-me bastante para esse fim. Em relação a meus sonhos, pensava em estudar e ser uma pessoa importante. Hoje atuo como professora nas séries iniciais em escolas privadas , já tenho 10 anos de magistério , sou feliz e realizada como minha mãe.
Esta é a minha história de vida escolar desde a infância. E a sua qual é?
Tarefa 02
Como aluna do curso de Pedagogia em Ead, posso afirmar que estou realizando um sonho há muito esquecido. Creio que minha escolha é relevante, pois trabalho com crianças que precisam de uma forma diferenciada no ensino – aprendizagem, por apresentar déficit bastante significativo em relação ao conteúdo bastante defasado e da dificuldade de inserção de alguns profissionais na mídia tecnológica. 
Enquanto aluna Ead quero estudar o máximo que conseguir, para num futuro bem próximo passar para outros o que aprender, orientando por ventura profissionais da área na caminhada escolar.Não está sendo muito fácil estudar à distância, é uma tarefa que envolve doação, disponibilidade, responsabilidade e acima de tudo amor pela profissão docente,essas qualidades tenho de sobra. Amei a interatividade no Polo com os profissionais e alunos, na Plataforma as tutorias online e o conteúdo das disciplinas sempre acompanhado de textos complementares para auxiliar no entendimento dos cadernos didáticos. Esses são pontos bem positivos nessa modalidade de ensino. No entanto, como tudo tem um lado negativo mesmo que a gente não queira em Ead não é diferente, o ideal seria os alunos terem na cidade de origem um curso dessa natureza, pois a distância e o gasto com passagem e lanches dificultam a frequência nas tutorias semipresenciais, por isso muitos alunos trancam suas matrículas.
Enfim, estudar é bom, eleva a autoestima e principalmente transforma a humanidade!

Continue navegando