Buscar

O sistema endócrino

Prévia do material em texto

Universidade Castelo Branco
Marcus Gabriel
4º Período de enfermagem
O sistema endócrino
Introdução:
O sistema endócrino, consiste em várias glândulas endócrinas e em muitas células secretoras de hormônios em órgãos que tem outras funções, além de secretar hormônios.
As glândulas endócrinas liberam os hormônios no liquido intersticial e, a seguir, na corrente sanguínea. O sangue circula, em seguida, distribui os hormônios praticamente para todas as células do corpo, e as células que reconhecerem um hormônio em particular, responderão (células alvo).
Mecanismo de ação hormonal:
A resposta de um hormônio depende tanto do hormônio quanto da célula alvo. Varias células alvo respondem de maneira diferente para o mesmo hormônio. Para exercer o efeito, o hormônio precisa se ligar ao receptor das células alvo. Existem 2 tipos de receptores, os hidrossolúveis e lipossolúveis. Os receptores hidrossolúveis estão situados no exterior da membrana plasmática da célula e os lipossolúveis em seu interior.
Glândula Pineal:
é uma pequena glândula endócrina localizada perto do centro do encéfalo, entre os dois hemisférios, acima do aqueduto de Sylvius e abaixo do bordelete do corpo caloso, na parte anterior e superior dos colículos superiores e na parte posterior do terceiro ventrículo.
Melatonina:
Estimulada em locais com pouca luminosidade, e inibida com a luz. A melatonina controla os ritmos circadianos, estimulando o sono.
Hipotálamo e hipófise.:
Considerada a glândula mestra, pois secreta 9 hormônios. Tais hormônios agem como reguladores hormonais da glândula endócrina hipófise ( pituitária ). A hipófise secreta 7 hormônios e está dividida em:
Adeno-hipófise ou lobo anterior.
Neuro-hipófise ou lobo posterior:
Adeno-hipófise:
hGH ou hormônio do crescimento: promove a síntese e secreção de pequenos hormônios proteicos chamados somatomedinas ou IGFs. Em resposta ao hGH, células do fígado, músculos esqueléticos, cartilagem, ossos e outros tecidos secretam IGFs, que estimulam a síntese proteica, ajudando a manter a massa muscular e óssea, e também a cicatrização e reparo tecidual.
TSH ou hormônio estimulante da tireoide:
Estimula a síntese e secreção de hormônios tireóideos pela glândula tireoide.
FSH e LH, hormônios folículo estimulante e luteinizante:
Nas mulheres: a cada mês, o FSH inicia o desenvolvimento de diversos folículos ovarianos e o LH desencadeia a ovulação. Após a ovulação o LH estimula a formação do corpo lúteo no ovário e a secreção de progesterona.
Nos homens: o FSH estimula a produção de sptzs nos testículos e o LH estimula os mesmos a secretar testosterona.
PRL ou prolactina:
Inicia e mantem a produção de leite pelas glândulas mamarias.
ACTH ou hormônio adrenocortitrópico:
Controla a secreção de hormônios corticoides pelas glândulas supra-renais.
MSH ou hormônio melanócito estimulante:
Estimula a secreção de melanina.
Neuro-hipófise:
ADH ou hormônio anti-diurético: controla a absorção de agua dos túbulos renais.
Ocitocina:
Durante a gravidez, auxilia nas contrações uterinas e na ejeção de leite pelas glândulas mamarias. Sem efeito em homens e mulheres não gravidas. 
Glândula tireóide:
Em forma de borboleta, esta localizada logo abaixo da laringe.
T3 ( triiodotironina ) e T4 ( tetraiodotironina ) ou hormônios tireóideos:
Os hormônios tireóideos aumentam a TMB ou taxa metabólica basal, que é a taxa de consumo de oxigênio para produzir mais ATP (trifosfato de adenosina).
CT ou calcitonina:
Pode diminuir o nível de cálcio no sangue, pela inibição da ação dos osteoclastos, as células que destroem os ossos.
Glândulas paratireoides:
São pequenas massas arredondadas de tecido glandular que estão parcialmente incorporadas a superfície posterior da glândula tireoide.
PHT ou hormônio paratireoideo:
Regula os níveis de íons de cálcio, magnésio, e fosfato no sangue.
Ilhotas pancreáticas ou de langerhans:
O pâncreas é um órgão achatado, localizado na curva do duodeno, primeira porção do intestino delgado. Nas ilhotas possuem 2 tipos de células, as Alpha e as Beta, as Alpha secretam glucagon e as Beta insulina.
Insulina e glucagon:
O glucagon age no fígado para promover a degradação do glicogênio em glicose e a formação de glicose a partir do ácido lático.
A insulina age em varias células do corpo para promover a difusão facilitada de glicose para dentro das células, para acelerar a síntese de glicogênio a partir da glicose. 
Glândulas supra-renais:
Localizadas superiormente aos rins, se dividem em córtex e medula.
Hormônios do córtex da supra-renal:
Mineralcorticóides: a aldosterona é o principal mineral corticoide. Ela regula a homeostase de íons de sódio. Se relaciona com o sistema renina-angiotensina-aldosterona, para regular a pressão arterial.
Glicorticóides: o cortisol é o glicorticoide mais abundante. Auxiliam na degradação de proteínas, formação de glicose, degradação de triglicerídeos e possui efeitos anti-inflamatórios.
Andrógenos: os andrógenos, mais secretados em mulheres, contribuem para a libido e são convertidos em estrogênio por outros tecidos do corpo.
Hormônios da medula da supra-renal:
Epinefrina e norepinefrina ou adrenalina e noradrenalina: liberadas em situações de estresse físico e ou mental, esses 2 hormônios aumentam consideravelmente a resposta de luta e fuga pelo aumento da FC e DC.
Ovários e testículos:
As gônadas são órgãos que produzem os gametas, sptzs em homens e ovócitos em mulheres. As gônadas femininas são corpos ovais emparelhados localizados na cavidade pélvica. Eles produzem 2 hormonios, o estrogênio e a progesterona, juntamente com o FSH e o LH. Os ovários produzem também inibina e relaxina. As gônadas masculinas, os testículos, são glândulas ovais que se situam no escroto. Os testículos produzem testosterona e também inibina.
Hormônios sexuais:
Homens 
Testosterona: principal andrógeno ou hormônio sexual masculino. Estimula a manutenção dos caracteres sexuais.
Inibina: inibe a secreção de FSH.
Mulheres 
Estrogênio e progesterona: juntamente com LH e FSH, eles regulam o ciclo menstrual, mantem a gravidez e prepara as glândulas mamarias para a lactação, além de manter os caracteres sexuais.
Inibina: inibe a secreção de FSH.
Relaxina: aumenta a flexibilidade da sínfise púbica durante a gestação.

Continue navegando

Outros materiais