Buscar

Resumão P1- anatomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Epifase: A epífise corresponde às áreas dilatadas (uma inferior e uma superior) na extremidade dos ossos longos, sendo a zona responsável pela articulação com as estruturas ósseas adjacentes. Anatomicamente, a epífise é formada por tecido ósseo esponjoso, revestido, à superfície, por uma camada de tecido ósseo compacto.
Diáfise: A diáfise corresponde à porção mediana e maior dos ossos longos, tendo o aspeto de um cilindro oco. Graças a este tipo de estrutura, os ossos longos apresentam uma grande resistência mecânica.
Metáfise: Porção de um osso comprido, situada entre a epífise e a diáfise, e onde se situa a cartilagem que assegura o crescimento ósseo.
A principal função do Sistema Muscular é realizar contração muscular. O encurtamento simultâneo dos sarcômeros gera a contração muscular. Qual o nome da unidade contrátil da célula presente dentro das miofibrilas? Sarcômero.
Tendinite é uma inflamação ou lesão do tendão, que é uma fibra responsável por unir o músculo ao osso, como uma corda. É caracterizada por dor e inchaço do tendão, podendo afetar qualquer parte do corpo. No entanto, são mais frequentes as tendinites no ombro, pulso, joelho e tornozelo. A tendinite patelar caracteriza-se por apresentar quais sinais? Incapacidade de extensão e edema abaixo da patela.
A contração muscular é responsável pelos diversos movimentos desempenhados pelos seres humanos, sejam eles movimentos voluntários, como quando corremos, ou involuntários, como o batimento cardíaco. Com relação à contração muscular, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Durante a contração muscular, ocorre o encurtamento dos sarcômeros.
( F  ) Os íons de sódio interagem com filamentos finos dos sarcômeros, permitindo que haja o relaxamento dos músculos.
( V ) O estímulo necessário para desencadear a contração muscular vem do cérebro.
( V ) A contração que ocorre na musculatura do esôfago é lenta e extensa.
São feitos de tecido fibroso resistente e são responsáveis por manter a estabilidade de uma articulação. Estamos falando do quê? Ligamentos.
Em sua parte superior, o crânio possui três suturas (emendas) que servem como ponto de união entre os ossos. Une o osso frontal aos parietais.
A articulação é um local de união ou junção de dois ou mais ossos, independentemente do grau de movimento que esta união possibilita. Ao pensarmos em articulações, tendemos a imaginar articulações de movimentos livres. No entanto, "há outros tipos de articulações que têm os movimentos limitados, ou até mesmo não têm movimento" (RIZZO, 2012, p. 170).  
A sutura é uma articulação na qual os ossos do crânio são unidos por uma camada fina de tecido fibroso.
Dor que ocorre nas regiões lombares inferiores, lombossacrais ou sacroilíacas da coluna lombar. Pode ser acompanhada de dor que se irradia para uma ou ambas as nádegas ou para as pernas na distribuição do nervo ciático (dor ciática). A que o exposto se refere? Lombalgia.
[Laboratório Virtual – Sistema locomotor (Ossos, ligamentos e músculos)] O músculo bíceps braquial está localizado no braço, e sua principal função é promover a flexão do antebraço. A inervação desse músculo é realizada por qual nervo? Nervo musculocutâneo.
João marcou um encontro com amigos em um bar. Assim que chegaram ao estabelecimento, pediram alguns petiscos. Quando os petiscos chegaram, todos executavam movimentos com os membros superiores para alcançá-los. Quais são os movimentos utilizados para essa ação? Flexão, extensão, supinação e pronação.

Continue navegando