Buscar

BIOMEC ATV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Para uma boa análise cinesiológica, se faz necessária a interpretação da osteocinemática e da artrocinemática. A articulação espácula-torácica é responsável por alguns movimentos que ajudam a gleno-umeral a realizar maior alcance articular.
A respeito dos movimentos possíveis desta articulação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
O movimento de adução desta articulação ocasiona uma retroposição dos ombros.
PORQUE
A amplitude de movimento é de 15cm, pois o gesto é linear.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Durante as manobras de fortalecimento e prescrição de reabilitação, devemos associar o movimento as ações musculares e analise cinesiológica. As imagens abaixo ilustram a execução de um exercício para a articulação do ombro. Observe a imagem abaixo:
(figura)
Neste movimento, vemos que o epicôndilo medial se move anteriormente. Destacam-se dois músculos principais para o movimento acima. Quais são eles?
INFRAESPINHAL E REDONDO MENOR
O tecido ósseo é formado por uma matriz rígida e outra maleável, além de possuir outros pontos relacionados ao crescimento e ao desenvolvimento. Assim, é correto afirmar que:
o disco epifisiário é a estrutura a partir da qual ocorre o crescimento dos ossos longos.
Ao analisar cinesiologicamente um movimento, planos e eixos devem ser observados para uma melhor avaliação do comportamento das ações assim, os planos de movimentos podem ser sagitais, frontais e transversos, enquanto os eixos podem ser sagitais, transversos e verticais. Há um músculo responsável pela adução horizontal de ombros, estando o indivíduo em posição supinada, partindo de uma abdução de ombros em 90º.
Qual é ele?
CORACOBRAQUIAL
Ainda reforçando a ideia de uma boa analise cinesiológica e osteocinemátia para a correta prescrição dos exercícios de fortalecimento, pensamos no músculo serrátil anterior, que tem sua origem nas superfícies e bordas superiores externas de oito ou nove costelas superiores e inserção na superfície costal da borda medial da escápula. Desta forma, qual a ação o serrátil anterior é capaz de realizar?
adução horizontal de ombros com halter em supinação
Bastante utilizado nas salas de musculação como proposta para o trabalho de detóide posterior, a abdução horizontal de ombros em posição pronada possui como músculos principais o redondo menor, infraespinhoso, grande dorsal e redondo maior, além do próprio deltoide. Assim, para entender melhor sobre a capacidade de produção de força, toda análise cinesiológica é feita uma abordagem quanto ao tipo de alavanca relacionado as musculaturas envolvidas.
Portanto, durante o movimento de abdução horizontal de ombros em posição pronada usando um halter, a alavanca posta é de:
3 CLASSE
Para a prescrição de exercícios de fortalecimento e reabilitação, se faz necessário o entendimento das condutas motoras e das opções da osteocinemática. Assim, considere as seguintes afirmativas:
I. Abdução horizontal de ombros acontece no plano transvers
II. Flexão de cotovelos estando os ombros em abdução à 90º acontece no plano frontal.
III. O movimento de flexão do punho aproxima o dorso da mão ao antebraço.
IV. A articulação interfalangeana é biaxial.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
Responsável pela ação de extensão de cotovelo e auxilio na adução e extensão do ombro, o tríceps braquial possui três cabeças: longa, média e curta, com origem no tubérculo infraglenoide da escápula (cabeça longa), nas superfícies lateral e posterior da metade proximal do corpo do úmero e septo intermuscular lateral (cabeça média) e nos dois terços distais das superfícies medial e posterior do úmero, abaixo do sulco radial, e a partir do septo intermuscular medial (cabeça curta).
Representa uma prescrição adequada para uma tarefa motora em um indivíduo que necessita fortalecer o tríceps braquial:
Com o corpo suspenso em uma paralela, realizar flexão de cotovelos usando o peso do corpo.
Com origem no músculo flexor comum, a partir do epicôndilo medial do úmero e da fáscia ante braquial profunda, com inserção no retínaculo flexor e aponeurose palmar, o músculo palmar longo flexiona o punho, tensiona a fáscia palmar e pode auxiliar na flexão de cotovelo. Representa uma prescrição adequada para uma tarefa motora em um indivíduo que necessita alongar o flexor palmar do carpo:
Extensão de radiocarpal em posição bípede usando a outra mão para ajudar

Continue navegando