Buscar

Trabalho Resenha Critica Texto Freud

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho Resenha Critica Texto Freud + Filme a Tabacaria 
Sobre os sonhos de Freud 
Leitura sobre os sonhos: Unidade 1 
Em uma época mais distante, ninguém realizava o questionamento sobre os sonhos, simplesmente tratavam como algo bom ou mal, amável ou ameaçador, poderes do demônio. 
Após a era cientifica, isso foi transferido da mitologia para a psicologia e somente uma pequena parcela de pessoas acreditavam que se tratava de uma atividade psíquica da própria pessoa que sonha. 
A interpretação do sonho, vem para preencher uma lacuna para entender porque os sonhos são deixados de lado (esquecidos) após acordarmos. O pensamento o rejeita. 
Podemos separar os sonhos em 2 significado, 1º o significado psíquico do sonho, 2º lugar a descoberta de um significado de sonho. 
Pergunta: Será que cada sonho tem um significado? 
3 tendências para os sonhos: 
Sobrevalorização do sonho: Supervalorização 
O sonho é a libertação do espirito da pressão da natureza externa, uma separação da alma dos constrangimentos materiais. 
Outros sustentam que os sonhos nascem de impulsos reais do espirito, manifestações do poder menta, cujo liberdade de expressão foi recalcada no decorrer do dia. 
A afirmações que uma vida com sonhos faz bem para a memória. 
Médicos não concordam que o sonho tenha causa psíquica e sim que são apenas impulsos sensoriais. Acreditam como sendo um esforço incoerente, devido a impulsos fisiológicos de alguns órgãos ou elementos corticais do cérebro. 
Opinião popular – Significado dos sonhos 
A leitura do sonho consiste em substituir os acontecimentos do sonho, na medida em que se conseguem recordar, por outros acontecimentos. 
Unidade 2 
A opinião popular se aproxima muito mais das superstições do que o cientifico. Foi a partir de novas conclusões que Freud se aproximou muito mais da proximidade de tratar de fobias, obsessões, ilusões. 
Usando da interpretação dos sonhos na investigação de processos psicopatológicos. Foi através do curso e do controle de ideias obsessivas que se pode perceber que este conteúdo estava oculto na consciência. Foi assim que Freud começou a trabalhar com a psicoterapia. 
O paciente nunca pode dizer que não se lembra de nada, mesmo que fale, precisa ser contrariado até lembre de algo. Mesmo que o paciente diga que é sem sentido e insignificante. (autocritica) 
Associações espontâneas são de extrema relevância para a obtenção de reposta da perturbação do nosso pensamento. 
Resultados do método: Aplicado a qualquer sonho. Sonho de Freud sem sentido e breve. 
Grupo: à mesa, ou a mesa de restaurante.... Os espinafres são servids. A Sr E. L, sentada ao meu lado, dá-me toda a sua atenção e póes a mão com familiaridade no meu joelho. Na defensiva afasto a mão dela. Ela diz então: “Mas semre teve uns olhos tão bonitos” Então vejo indistintamente dois olhos num esboço, ou nas armações de uns óculos. O que foi lembrado. Estranho pois a Sr. E. L via com pouquíssima frequência, sem nenhuma intenção intima. Reflexão sobre o sonho não traz nenhuma clareza. Um cruzamento de situações onde podemos correlacionar a saída de um restaurante, ida de taxi, taxi caro, desvantagem, e sem controle, assim como a mesa do restaurante. Outra opção de associação ao sonho, foi a ida a um restaurante com sua esposa que deu mais atenção para as pessoas que estavam ao lado, podendo ser uma referência a Sr. E. L no sonho. E também existe uma situação onde em época de namorados os dois namoravam nas escondidas, o que correlaciona o ato de ter alguém tentando alguma intimidade, sua namorada foi substituída por outra pessoa. 
Em minha memória temos o sonho que a memória evoca e o que é revelado em analise 
Aqui temos 2 questionamentos: Qual o processo psíquico que transformado o conteúdo latente em manifesto? 
Quais motivos que faz essa transformação? 
Funcionamento dos sonhos é quando o conteúdo se transforma de latente em manifesto 
Produção inversa da análise. As restantes questões do sonho – descobrir os impulsos, a fonte das suas matérias, o seu eventual propósito, a função do acto de sonhar, o esquecimento dos sonhos – serão tratadas na sua relação com o conteúdo latente dos sonhos. Terei todo o cuidado para evitar qualquer confusão entre conteúdo e conteúdo latente. 
Através do sonho desconhecido que é revelado em analise.
Capitulo 3 
Conversão de pensamento atente em manifesto, é o primeiro exemplo de transformação da matéria psíquica. De um modo que é rapidamente e facilmente lembrado já em outro com apenas o esforço do e orientação para se ter acesso. 
3 categorias para os sonhos em modo latente e manifesto: Temos mais consciência e o poder de distinguir os significados dos sonhos de outra fácil compreensão. Nestes casos os sonhos são curtos e fáceis de acessar e numerosos. Nesses sonhos, não temos uma atividade psíquica diferente dentro dos elementos corticais. 
Um segundo grupo é formado pelos sonhos que são, de facto, coerentes entre si e contêm um significado próprio, mas que se mostram estranhos porque não conseguimos conciliar o seu significado com a nossa vida psíquica.
Alguns sonhos por mais claros que possam ser, nos faz pensar do porque estamos pensando nisto. 
3º sonhos sem sentidos, fácil compreensão, incoerentes, confusos e absurdos, maioria dos nossos sonhos. 
Qual o contraste em conteúdo latente do manifesto: Aqui fica claro que na 2º categoria ser mais visível esta distinção. É aqui que se encontram os problemas que só se resolvem quando o sonho manifesto é substituído pelo seu conteúdo latente.
Ao repetirmos esta experiência, fomos forçados a reconhecer que existe uma ligação íntima, regida por leis próprias, entre a natureza ininteligível e confusa do sonho e as dificuldades relativas à comunicação dos pensamentos relacionados com o sonho.
Em um primeiro momento precisamos focar na 1º categoria nos sonhos mais fáceis de serem acessados. Nos quais, perante um conteúdo latente e manifesto idêntico, o funcionamento do sonho parece não existir. 
Os sonhos das crianças são desta natureza; têm significado e não são bizarros
Este facto, por sinal, é mais uma objecção a que os sonhos sejam reduzidos a uma dissociação da actividade cerebral durante o sono, pois que motivo haveria para a diminuição das funções psíquicas pertencer à natureza do sono dos adultos e não à do sono das crianças?
Sonhos dos pequenos são superimportantes para se compreender a vida psíquica do adulto. 
Ex: Menina – 19 meses – sem comer durante 1 dia – Não estava bem pela manhã – algué cidando que cotou que a culpa era da menna. (morangos não poderia comer) Sonhou que estava a comer e escolheu da ementa exactamente aquilo que supõe que não irá comer tão cedo. Sonho de comida proibida. 
Sonhos que oferecem coisas que não temos. Satisfazem por completo os desejos tidos durante o dia e que não se cumpriram. São realizações simples e declaradas de desejos.
Sonhos das crianças são complexos e subtis, a sua compreensão como realização de um desejo é bastante evidente.
sonhos das crianças são complexos e subtis, a sua compreensão como realização de um desejo é bastante evidente.
o sentimento é intencionalmente enfatizado e fixado nos pensamentos tidos durante o dia.
Sonhos infantis em adultos que revelam o conteúdo manifesto. 
Sonhos sobre o que queremos, ex: Antes de uma viagem, sonhar que já estamos lá. O sentimento é intencionalmente enfatizado e fixado nos pensamentos tidos durante o dia.
Com uma análise mais frequente dos sonhos aparentemente mais transparentes dos adultos, é surpreendente descobrir que estes raramente são tão simples como os das crianças e que escondem um outro sentido, para além da realização de um desejo.
Seria, certamente, simples e conveniente para este enigma se o trabalho de análise nos permitisse traçar o rasto dos sonhos intrincados e sem sentido dos adultos até aos sonhos de tipo infantil, até à realização de um desejo do dia intensamente vivido. Mas não há nada que justifique uma coisa destas. Estes sonhos estão geralmente cheios de matéria muito indiferenciada e bizarra, sendo impossívelencontrar um traço da realização do desejo no seu conteúdo
Mas o sonho dá algo mais para além da escolha, pois nele o desejo já foi realizado
Que pode ser simplesmente designada como sendo o funcionamento do sonho. Uma ideia apenas existente no reino da possibilidade é substituída pela visão da sua realização.
No sonho, passa-se exatamente o contrário, pois a pessoa que substitui a minha mulher dá-me toda a sua atenção. Mas pode alguém desejar uma coisa ainda mais agradável depois de um incidente desagradável do que a ocorrência exatamente do contrário, tal como aconteceu no sonho?
No início, não é fácil formar uma opinião sobre a extensão da condensação
É ainda mais notória uma outra manifestação do funcionamento do sonho, que todos os sonhos incoerentes têm em comum. Escolha um exemplo e compare o número de elementos separados existentes nele, ou a extensão do sonho, se tiver sido escrito, com os pensamentos do sonho resultantes da análise e dos quais só um traço se volta a encontrar no próprio sonho. Não restam dúvidas de que o processamento do sonho resultou numa extraordinária compressão ou condensação]
Não: actor no sonho cujas associações de ideias não ofereçam duas ou mais direcções - conjunto de recordações (contribuindo) 
Grande parte do funcionamento do sonho consiste na criação de digressões, frequentemente muito engenhosas, mas quase sempre exageradas.
Gostaria de ter uma coisa a troco de nada. Mas esta fórmula não é utilizada pelo sonho. Em vez disso, é substituída por outra: «Gostaria de receber uma coisa sem pagar nada.» 3 O termo kost (prova), com o seu duplo significado, adequa-se a uma mesa de restaurante; para além disso, aparece em sentido especial no sonho
A condensação do sonho explica certos elementos que fazem parte do seu conteúdo, algo peculiar apenas ao mundo dos sonhos e que não se encontra no estado de vigília. Parei na página 23

Continue navegando