Buscar

Prévia do material em texto

Exmo. Sr. Juiz de Direito da ___ Vara Cível da Comarca de Porto Alegre
 Banco Arroio Grande S/A, inscrita no CNPJ n° xx, localizada no endereço RUA/AV. xx ,representada pelos seus sócios. Por seu advogado infra-assinado, vem respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, propor 
AÇÕES CAMBIÁRIAS
 Em face de Ijuí Alimentos Ltda. inscrita no CNPJ n° xx, localizada no endereço RUA/AV. xx ,representada pelos seus sócios, e os avalista Pedro, portador da carteira de identidade RG n° xx e inscrito no CPF n° xx , residente e domiciliado na RUA/AV. xx e Osorio portador da carteira de identidade RG n° xx e inscrito no CPF n° xx , residente e domiciliado na RUA/AV. Xx. Pos termos e parâmetros dos fundamentos fáticos e jurídicos a seguir.
LEGITIMIDADE ATIVA 
 Pode promover a execução forçada o credor a quem a lei confere título executivo, no caso o beneficiário da CCB, com fundamento no Art. 778, caput, do CPC
TEMPESTIVIDADE 
Diante do vencimento da CCB em 02/01/2018, não se verificou ainda o decurso do prazo prescricional de 3 (três) anos, com base no Art. 44 da Lei nº 10.931/04 c/c. o Art. 70 do Decreto nº 57.663/66.
DOS FATOS 
 Inicialmente insta ressaltar que a requerida está em aberto com a requerente um crédito que já se faz 30 dias, e a requerida não fez nenhuma manifestação. No entanto vale mencionar que a cédula de crédito seria com o vencimento de 02 de janeiro de 2018. Dado conta que a requerente ao ler o jornal verificou que a requerida estava vendendo seu único bem de sua propriedade ao valor de mercado. 
 Desse modo, a requerente requer a cobrança judicial dos responsáveis ao pagamento. Contudo que a venda do único bem da requerida ora devedora, que seja atualizado pela dívida de R$530.000,00 (quinhentos e trinta mil Reais), com todos os juros capitalizados. 
DO DIREITO
 A par disso, a cédula de crédito bancário utilizado, é um título executivo extrajudicial, com o fundamento pelo artigo 784, inciso XII do CPC. Assim deixa claro que a solidariedade legal entre avalizado e avalistas, estes são corresponsáveis perante o credor, com fundamento no art. 47 do Decreto n° 57.663/66
 O Banco Arroio Grande S.A. poderá não ter o seu crédito satisfeito, se o único bem de propriedade do emitente do título for alienado (periculum in mora). Além disso, o fumus boni iuris será demonstrado a partir da força executiva do título e do inadimplemento. 
PROVAS 
 A) Cédula de crédito bancário (título executivo extrajudicial), com base no Art. 798, inciso I, alínea a, do CPC.
 B) planilha de cálculo do saldo devedor, demonstrando o valor do débito atualizado até a data da propositura da ação com base no Artigo 28, § 2º, da Lei nº 10.931/2004 e no Artigo 798, inciso I, alínea b, do CPC.
 C) publicação de anúncio em jornal de grande circulação com oferta de venda do único imóvel do emitente da CCB, de elevado valor.
PEDIDOS 
 A) Medida urgente para que o executado Ijuí Alimentos Ltda., proprietário do imóvel, se abstenha de aliená-lo, com fundamentação no Artigo 799, inciso VIII, CPC
 B) Citação do emitente para que pague a quantia exequenda, e dos avalistas, no prazo de 3 dias
 B.1) sob pena de o oficial de justiça proceder à penhora de bens e à sua avaliação
 B.2) com base no Art. 829, caput e § 1º, do CPC 
 C) Condenação dos réus em ônus sucumbenciais OU custas e honorários advocatícios.
VALOR DA CAUSA 
R$ 530.000,00 (quinhentos e trinta mil reais).
Xx, xx, xx 
Oab/ SP xx 
Xx

Mais conteúdos dessa disciplina