Buscar

trabalho- engenharia e natureza

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENGENHARIA E NATUREZA
Energia solar
É basicamente a energia obtida da captação dos raios solares através de painéis. Ainda é uma tecnologia muito cara, pois depende de materiais 100% importados, por isso é um investimento com retorno de longo prazo. Apesar do alto custo, vem crescendo cada vez mais a busca pela energia solar, de acordo com estimativas da agência internacional de energia em apenas décadas 2% da produção de eletricidade o mundo virão da energia solar. Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Japão e China foram os pioneiros nessa tecnologia, apesar de não contarem com o clima igual o nosso, criaram outras vantagens que ainda não temos: subsídios e incentivos fiscais.
A primeira usina solar do Brasil foi inaugurada no estado do Ceará, mais precisamente na cidade de Tauá. Um investimento de 12 milhões de reais. A usina de Tauá foi a primeira usina solar a produzir eletricidade em escala comercial na América Latina. Tauá foi escolhida por possuir os melhores índices solares do Nordeste (em média 245 horas de sol por mês). A usina solar não trouxe muitos empregos diretos para a cidade de Tauá, pois toda a operação de usina é automatizada, mais trouxe vários outros benefícios, como a valorização de terrenos próximos. A usina possui 4680 painéis que geram a potência de 1MW (megawatt) suficientes para abastecer 1500 casas populares. A meta para 2013 é de 5MW, para isso serão necessários mais 17 mil painéis.
Embora o Nordeste apareça em uma posição de vantagem, há potencial de aproveitamento energético em praticamente todo o território nacional. Além desse potencial energético o Brasil também possui Silício e Quartzo (matérias-primas dos painéis), fatores que poderão fazer do Brasil um grande produtor de energia solar.
Energia eólica
	Energia proveniente do vento que movimenta as turbinas dos cata-ventos que são mecanismos enormes, com mais de 100 toneladas, incluindo as pás com 35 metros de comprimento. Com o “vento bom” os geradores podem produzir o equivalente ao consumo de meia Porto Alegre. Esse tipo de energia já se tornou uma das mais baratas, e é a que mais cresce. Em 2010 0,8% da eletricidade no Brasil veio da energia eólica, e a previsão para 2014 é de 6,7%.
O Ceará é o estado com maior produção de Energia Eólica hoje, mais de 40% do total brasileiro; e é também o que tem maior potencial para ser explorado no futuro, algo em torno de 60 gigawatts (4 vezes a capacidade da usina de Taipú).
Apesar de todas essas vantagens, os parques eólicos podem atrapalhar as rotas migratórias dos pássaros.
Usina Verde
	Tem como objetivo inicial incinerar o lixo doméstico e aproveitar o calor para produzir energia elétrica. A quantidade de lixo produzido pela população é capaz de gerar energia elétrica que atende cerca de 1/3 dessa população. O aquecimento da incineradora é feito com gás natural. Os gases gerados por todo esse processo de incineração são todos purificados e lançados sem nenhuma contaminação ao meio ambiente.
	Além de ser uma boa opção para os lixos não recicláveis, essas usinas também podem utilizar as cinzas que saem do fundo do forno (8% do material que entra) para fazer tijolos e pisos para pavimentação. Uma usina que é de 150 toneladas de lixo produz 3,4 megawatts/h e tijolos suficientes para construir uma casa de aproximadamente 50m² por dia.
	Em outros países esse processo já é feito há muito tempo, mas, assim como a energia solar essa tecnologia é muito cara, e se for trazido para o Brasil não terá o retorno esperado pelos empresários. 
Usina de ondas
	Essas usinas são formadas por vários módulos, sendo assim mais fácil de expandir. Cada módulo é formado por um flutuador de 10 metros de diâmetro, um braço mecânico de 22 metros de comprimento e uma bomba conectada ao circuito fechado de água doce. À medida que as ondas passam os flutuadores sobem e descem movimentando o braço mecânico, o movimento alternado aciona a bomba hidráulica que por meio de um sistema de alta pressão formado por um acumulador hidropneumático e uma câmara hiperbárica, esse conjunto libera um jato equivalente a uma coluna d’água de 400 metros de altura similar a das grandes hidrelétricas. O jato d’água pressurizado vai girar a turbina e aciona o gerador produzindo energia elétrica.
	A 1ª usina de ondas da América Latina foi feita no Brasil, fabricada com tecnologia 100% nacional, a usina de ondas é um projeto piloto e está instalada no quebra-mar do porto do Pecém no litoral do Ceará há 60 quilômetros de Fortaleza. Essa usina coloca o Brasil em um seleto grupo de países com conhecimento para extrair energia elétrica das ondas do mar.

Outros materiais