Buscar

SUSTENTABILIDADE - MODIFICADO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

(
PIM 2015 – TGL – 3º SEMESTRE
)
EMPRESA: BRASIL KIRIN 
Prof.Dr. George Oujeiko 
 Professor Orientador Mestre
 Erika Limonte RA: 14-1-009754 4ºA
 Felipe Viera da Silva RA: 14-1-10102 4ºA 
 Gilberto Vallilo Filho RA:14-2-010536 4ºM
Selma Regina Kiel Muto RA: 14-1-010012 4ºA 
 Richard Gouvêa Viana Ra: 14-1-10012 4º M
RESUMO
Tivemos uma enorme abrangência sobre este trabalho de sustentabilidade em que a empresa Brasil Kirin fez desde a sua aquisição da cervejaria. 
Sendo de porte multinacional e com a visão futura rústico, onde deixa dono a sua preocupação com o meio ambiente, desde o desenvolvimento do seus produtos na fase inicial até o produto final, tendo assim minimizar os seus custos da produção. 
Tendo essa visão e a preocupação com o meio ambiente a empresa adotou um método de sustentabilidade e criando um modelo de questão chamado Total Performance Management (TPM), criando pelo Instituto Japonês de Manutenção de Planta (JIPM), com o objetivo de tornar mais competitivo entre as empresas em relação de se reduzir as perdas em toda a cadeia de produtividade, com a indignação entre homens e maquinas, por meio de mudança cultural estabelecendo a melhoria contínua . 
A Brasil Kirin, desenvolvendo a sua própria sustentabilidade com visão no futuro para se tornar auto-sustentável no mercado mundial.
PALAVRA CHAVE: Visita técnica, Sustentabilidade, Reciclagem e Premiações.
1. INTRODUÇÃO
Visita técnica a Brasil Kirin III: CONTINUAÇÃO do PIM (Projeto Integrador Multidisciplinar), feito no 1º Semestre de 2015.
O seguinte artigo visa consolidar os conceitos estudados nas disciplinas do curso de GESTÂO em LOGÌSTICA, da Faculdade Santa Rita de Cassia, Jaçanã- São Paulo.
Durante a visita, fizemos um tour na empresa e conhecemos a história da Brasil Kirin, desde a criação da marca da Holding, que adquiriu e assumiu o controle acionário do Grupo Schincariol e, de seus principais  produtos.
(Foto1)
Fonte: http://engarrafadormoderno.com.br/materia-principal/brasil-kirin-reposiciona-marca
(Foto 2)
Fonte: http://cervejaecomida.com/2013/11/07/treinamento-brasil-kirin-para-pdvs-ribeirao-preto/
O roteiro passou pelo laboratório central, estação de tratamento de água e de detritos industriais, xaroparia linha de envase em pet, latas e vidros, matéria-prima e a cervejaria (adega e filtro).
Esta atividade teve como principal objetivo permitir um encontro com o universo profissional, proporcionando assim, uma formação mais ampla. 
A realização deste tipo de atividade é de extrema importância para os alunos do Curso de Gestão em Logística, já que permite observar o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento, (Maximiliano), além de ser possível verificar sua dinâmica organização e todos os fatores teóricos implícitos nela.
A Brasil Kirin é uma empresa que tem seu diferencial, segundo Manual de Planos de Negócio (Bernardini, 2006),Reconhecida pela Revista Você S/Acomo uma das "Melhores Empresas para” Trabalhar" no Brasil em 2014. com Premiações de:
GESTÃO
   
CONHECIMENTO
INDUSTRIAL
MARCAS
SUSTENTABILIDADE
Os detalhes da premiação serão apresentados na Pag. 18,19 e 20
Fonte: https://www.brasilkirin.com.br/premios 7/09/2015
2. OBJETIVO GERAL
O objetivo geral e facilitar a compreensão dos conteúdos estudados em sala de aula e nos fornecer uma visão mais prática de como os processos de Sustentabilidade e Reciclagem ocorrem nas empresas.
3. MATERIAIS E METODOLOGIA 
Foi realizada pesquisa:
60%, de campo com (visita técnica a Brasil Kirin),
A Visita Técnica foi realizada pelo grupo em 28/04/2015.
(B) 10%, revistas, livros pesquisa de bibliografia e
(C) 30%, internet.
A EMPRESA
A empresa Brasil Kirin surgiu da aquisição do Grupo Schincariol pela japonesa Kirin Holdings no final do ano de 2011 a partir de então ela passou a ser uma Multinacional. A Schincariol foi criada em 1939 no município de Itu, no estado de São Paulo, e inicialmente produzia apenas refrigerantes, como a famosa Itubaína sabor tutti- fruti. A partir de 1989 a fábrica iniciou a produção de cervejas, alavancando o sucesso da marca. Durante os últimos anos a empresa foi incrementando seu portfólio de produtos, que passou a possuir água, Chopp, diversas cervejas, sucos e refrigerantes, distribuídos em todo território nacional.
Então, em 12 de novembro de 2012 houve a extinção da marca Schincariol e a criação da Brasil Kirin, o que não causou mudanças nos produtos da marca, sendo apenas uma reformulação de estratégia para ganhar força e aumentar a presença no país.
Atualmente, a Brasil Kirin possuem no Brasil 13 unidades fabris, 11 centros de distribuição próprios e 194 revendas para cerca de 600 mil pontos de venda, unindo a tecnologia japonesa com a brasileira paixão por desenvolver novos produtos.
A primeira fábrica foi construída em 1939 na cidade de Itu – SP. (vide foto 3)
Em 1966 houve a transferência da Unidade Fabril para o local onde hoje é a sede da empresa em Itu – SP.
Atualmente a Brasil Kirin é a segunda maior cervejaria do Brasi,lsuas unidades são:
Benevides – PA; Caxias – MA; Igarassu e Recife – PE;Alagoinhas – BA;Cachoeiras do Macacu – RJ Campos do Jordão e Itu – SP; Blumenau – SC; Igrejinha – RS Alexânia – GO ;Manaus – AM.
(Foto 3)
Fonte: https://prazeresdeitu.wordpress.com/page/9/ - sede da Empresa em Itu – SP 29/10/2015
(Foto 4)
Fonte: Pesquisadores (foto 4 e 5)
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
A Indústria Brasil Kirin de bebidas, que une a tecnologia inovadora japonesa com a força e a paixão brasileira para entregar os melhores produtos. 
MISSÃO
Surpreender o consumidor com inovação, conquistando sua confiança e sua admiração.(Peter Drucker), argumenta que a missão de uma empresa é a base de seu sucesso.
Marcas: Aspiracionais com benefícios relevantes.
Distribuição: Presença total.
Pessoas: Apaixonadas.
VISÃO
Ser uma empresa inovadora de bebidas que dão prazer e alegria.
VALORES
Pessoas: Lealdade, paixão e comprometimento.
Serviços: Foco do consumidor, presença e inovação.
Resultados: Marcas fortes, resultados superiores e reconhecimento.
A SUSTENTABILIDADE
A sustentabilidade é um tema cada vez mais discutido, e vem sendo adotado por muitas empresas em seu mercado de atuação frente aos problemas sociais e ambientais que enfrentamos em nosso planeta. Pode-se verificar que a degradação decorrida da ação do homem ao longo do século causou graves consequências à natureza e à sociedade, e hoje estes efeitos decorrentes nos fazem refletir para que algo seja feito para minimizar este problema mundial. As organizações começam a se preocupar cada vez mais para que algo seja mudado visando preservar o meio ambiente. Esta preocupação deve vir das empresas, sociedade e necessita de maior participação do governo. É com esta preocupação e o objetivo de solucionar o problema atual, que nasce a sustentabilidade. 
Ao longo das últimas décadas tem havido uma série de esforços internacionais para ajudar as empresas a alcançar seus ideais e ambientais sustentável. O ponto de partida para isso foi o relatório Limites do Crescimento e da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano, que levantou preocupações sobre as questões ambientais e começou uma onda de regulamentação governamental. A seguir as etapas do acordo internacional e a consciência ambiental a partir de 1972.
1972 
-"The LimitstoGrowth" Relatório 
- Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano das Nações Unidas
1979 
- Convenção de Berna sobre Habitat Protection (Conselho da Europa) 
- Convenção de Genebra sobre a Poluição Atmosférica
1980 
- Estratégia Mundial de Conservação (IUCN) 
- Relatório Global 2000 (E.U.A.)
1983 
- Helsinki Protocolo sobre Qualidade do Ar (ONU) 
- Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ONU)
1987 
- Protocolo de Montreal sobre Substâncias que destroem a Camada de Ozônio 
- Nosso Futuro Comum (Comissão Brundtland, em nome da ONU),
1990 
- Livro Verde sobre o Ambiente
Urbano (CE),
1992 
- Rio SummitAgreements (ONU) 
- Nossa Herança Comum (UK)
1994 
- Agência Européia do Ambiente estabelecida (UE)
1997 
- Conferência de Kyoto sobre o Aquecimento Global 
GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
Foi pensando nisso que a Brasil Kirin criou em fevereiro de 2013, da Vice-Presidência de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade, houve a consolidação de ações e estratégias voltadas ao sustentável no planejamento da Brasil Kirin.
Desta forma, sustentabilidade e crescimento estratégico passaram a ser gerenciados de forma conjunta na empresa. A governança da sustentabilidade está diretamente ligada à Presidência e desempenha um papel estratégico para o nosso crescimento. Suas atribuições incluem a integração e o alinhamento das áreas social, financeira e ambiental na conquista de resultados concretos, conforme as estratégias definidas pela empresa, com foco na criação de valor compartilhado.
Em 2014, a Brasil Kirin foi destaque na categoria Governança em Sustentabilidade no Guia Exame de Sustentabilidade, um reconhecimento pela sua estruturação estratégica e pelo forte envolvimento das diversas áreas da empresa no tema. E, pelo segundo ano consecutivo, está entre as empresas mais sustentáveis do país.
CAPACIDADE E EXCELÊNCIA
Faz parte do dia a dia da Brasil Kirin a busca pela eficiência operacional. Por isso, todas as unidades da empresa – produtivas ou de distribuição – atuam sob rígidas normas. Essa preocupação é um grande diferencial competitivo para a companhia, que atua de forma integrada e une inovação, estrutura logística, capacidade de produção e sustentabilidade em busca da produtividade e do crescimento.
Desde 2007, a Brasil Kirin adotou como modelo de gestão a metodologia Total Performance Management (TPM), criada pelo Instituto Japonês de Manutenção de Planta (JIPM) com o objetivo de tornar as empresas mais competitivas por meio da redução das perdas em toda a cadeia produtiva, possibilitando uma maior integração entre homem,  equipamento e  processo, em que, por meio de uma mudança de cultura, estabelece um ambiente de melhoria contínua.
Nosso principal desafio é a busca pela perda zero. Desde 2008, já possibilitou uma redução de 95% nas reclamações de clientes, 88% nas perdas de embalagens e 72% das taxas de acidentes, entre outros.
Em 2014, a empresa finalizou o ciclo de Excelência (primeiro nível de premiação concedido pela JIPM) em todas as unidades fabris onde a metodologia de TPM é adotada. Neste ano já conquistamos o segundo passo de Consistência, pela Unidade de Alexânia.
Em resumo, a Brasil Kirin segue rumo à Classe Mundial em resultados, agregando mais competitividade e sustentabilidade à organização.
eNERGIA E EMISSÕES
A fim de reduzir o consumo total de energia, cada fábrica da Brasil Kirin tem metas de reduções que são definidas anualmente. Mensalmente, os indicadores de consumo de energia e combustível são reportados à alta gestão, e sua performance reflete nos programas de desempenho das fábricas, como o Programa de Gestão Fabril (PGF).
Em 2014, o consumo de energia foi 8,5% menor do que o registrado no ano anterior, ficando praticamente estável quando comparamos por hL de bebida produzida. Essa redução foi alcançada por meio de inovações tecnológicas, melhorias nos processos atuais e redução do volume de produção.
Como exemplo de iniciativas que contribuíram para a redução do consumo de energia, temos o acréscimo da quantidade de biogás gerado nas estações de tratamento de efluentes como combustível de caldeiras, em substituição ao gás natural.
Na fábrica de Manaus, para substituir o aquecimento por caldeira a gás na fabricação de concentrado e essência de guaraná, foram instalados módulos de aquecimento solar. Com isso, o consumo de gás nesse processo diminuiu 50%.
Outra iniciativa que visa gerar energia com menor impacto ambiental e com custo mais competitivo é a construção de um parque eólico em Acaraú (CE). Com investimento total de mais de R$ 100 milhões, a energia gerada fará com que a Brasil Kirin deixe de emitir aproximadamente 30 mil toneladas de CO2 ao ano, fornecendo cerca de 30% da energia elétrica consumida por todas as suas unidades fabris.
(Gráfico 1)
Fonte: http://relatorio.brasilkirin.com.br/pt/capacidade-e-excelencia.html 07/09/2015
EMISSÕES
Em 2014, a Brasil Kirin ampliou seu escopo para o cálculo de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e hoje realiza o inventário nos escopos 1, 2 e 3.
Em 2014, as emissões indiretas foram 32% maiores quando comparadas ao ano anterior. Isso ocorreu pelo considerável aumento do fator de emissão para o consumo de energia elétrica no país, fortemente impactado pela crise hídrica.
EMBALAGENS RECICLADAS
Desde agosto de 2014, uma nova embalagem está sendo usada para o envase de Schin Refrigerantes na unidade Cachoeiras de Macacu (RJ): as garrafas PET 100% recicladas. A expectativa é que no primeiro semestre de 2015 todos os refrigerantes Schin 2 litros, produzidos nas regiões Sul e Sudeste, já estejam sendo envasados nessa embalagem.
A fim de destinar corretamente as embalagens, a Brasil Kirin investe em parcerias com ONGs e cooperativas de reciclagem para a coleta dos resíduos gerados nos principais eventos que patrocina com suas marcas.
Em 2014, foram enviadas para reciclagem mais de 5,9 toneladas de resíduos oriundos de eventos da Brasil Kirin. Além disso, a Brasil Kirin estimula a coleta e a separação dos resíduos sólidos. Nas fábricas de Itu (SP) e Alagoinhas (BA) e nos Centros de Distribuição de Osasco (SP), Itajaí (SC) e São Luis (MA), a empresa doa resíduos de escritório para cooperativas próximas.
Para a operação fabril em 2014, foram recicladas 33.200 toneladas de materiais, número 10% maior que o de 2013.
PENSAMENTO VOLTADO PARA O FUTURO
Questões como a redução do uso da água, reciclagem de materiais, diminuição na emissão de gases de efeito estufa (GEE) e conscientização de todos os públicos de interesse da companhia são parte de um trabalho diário que integra o Índice Geral de Sustentabilidade (IGS), válido para todas as unidades fabris e com resultados que impactam a remuneração variável dos funcionários das fábricas. Esse índice é composto pelos seguintes temas, com meta de atingimento de 100% para 2015:
· Atendimento dos requisitos legais;
· Atendimento a condicionantes da licença de operação;
· Materiais recicláveis;
· Emissões de gases de efeito estufa (GEE);
· Resíduos da cervejaria;
· Atendimento aos parâmetros de efluente tratado.
O desempenho das fábricas da Brasil Kirin tem melhorado ao longo dos anos, sempre em busca de resultados consistentes. Em relação ao uso racional de recursos, podem-se destacar os ganhos de eficiência acumulados desde 2008:
Redução total de 16% no consumo de água;
Redução total de 20% no consumo de combustível;
Redução total de 8% no consumo de energia elétrica.
ÁGUA
 
Essencial na indústria de bebidas, o uso da água é um assunto estratégico para o Brasil Kirin. Além do consumo, tratamento e reuso, ações preventivas, como a gestão da biodiversidade das áreas do entorno das unidades, também são estratégicas.
Em 2014, a unidade de Itu auxiliou o município e seus moradores na crise hídrica enfrentada na cidade. Nesse mesmo período, não houve fontes hídricas significativamente afetadas, pois todas as captações superficiais e subterrâneas estão dentro dos respectivos volumes outorgados.
Das 13 fábricas da empresa que realizam captação de água superficial e subterrânea, somente a fábrica de Igrejinha, em 2014, constatou diminuição no volume de água disponível. Para permitir a recuperação do aquífero, durante o ano foi licenciados outros poço no entorno da fábrica.
CAPTAÇÃO E REUTILIZAÇÃO
Em 2014, a eficiência de consumo de água foi prejudicada pelo menor volume de produção – quando as fábricas tendem a realizar mais CIPs (paradas para limpeza dos equipamentos) e set ups (operação de partida e finalização de linha de produção quando há mudança de um produto para outro ou mudança de tipo de embalagem), implicando maior consumo de
água. A performance é medida relacionando o volume (em hectolitros) de água consumido pelo volume produzido (também em hectolitros).
O tipo e a diversidade de embalagens usadas, ou mix de produção, aumenta a complexidade da operação das fábricas e impacta a performance dos indicadores relativos de consumo. Por exemplo, para um mesmo produto, como a cerveja Schin, há diversas embalagens produzidas em uma mesma fábrica: vidro 1 l, vidro retornável 600 ml, vidro longneck 355 ml, latas de 473 ml, 350 ml e 269 ml.
Apesar de a quantidade de água usada ter sido 8% menor, quando comparada com 2013, o consumo específico (hL água/hL de bebida produzida) foi 4,5% maior – de 3,54 para 3,7.
	
(Foto 5)
	
	
	
	
	
	
	
Fonte: http://relatorio.brasilkirin.com.br/pt/agua.html 07/09/2015
(Gráfico 2)
Fonte: http://relatorio.brasilkirin.com.br/pt/agua.html 07/09/2015
A capacidade de recirculação está ligada a dois fatores: tecnologia de tratamento e qualidade da água.
O índice foi menor em 2014 por causa do fator tecnologia de tratamento. A água precisa passar por uma estação físico-química, e, com a redução do volume produzido, em 2014 as estações de tratamento recircularam menos água. Cálculo utilizado para o índice de recirculação: volume de água reciclada m3/total m3/ano 2014 x 100% de reutilização.
Em relação aos efluentes líquidos, a empresa possui estações de tratamento físico-químicas em suas unidades e utiliza um sistema combinado biológico e físico-químico que remove acima de 98% em Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). O volume total de efluentes tratados é considerado estratégico para a competividade da empresa e, por isso, não será reportado.
 
DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
Sustentabilidade e crescimento estratégico são gerenciados de forma conjunta na Brasil Kirin. A cada dia e a cada novo projeto – seja na área corporativa, nos centros de distribuição ou na produção –, é feita a análise dos possíveis impactos no curto e no longo prazos. Com a criação, em fevereiro de 2013, da Vice-Presidência de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade, houve a consolidação de ações e estratégias que antes não estavam integradas ao planejamento da Brasil Kirin.
· Marcas fortes 
· Ambiente de trabalho
· Cultura inovadora
· Foco do consumidor
· Água
· Gestão de fornecedores
· Consumo responsável de bebidas
· Embalagens
· Gestão da biodiversidade
· Desenvolvimento local
· Energia e emissões
· Geração de valor para o acionista e lucratividade
A Governança da sustentabilidade está diretamente ligada à Presidência e desempenha um papel estratégico para o crescimento da Brasil Kirin. Suas atribuições incluem a integração e o alinhamento das áreas social, financeira e ambiental na conquista de resultados concretos, conforme as estratégias definidas pela empresa, com foco na criação do valor compartilhado. E, para isso, seguem os temas definidos como prioritários para a companhia em 2014
O tema sustentabilidade faz parte do mapa estratégico da companhia, sistematizado no Balanced Scorecard, e compõe critérios da remuneração variável de todos os funcionários.
Em 2014, a participação da liderança nos treinamentos da Escola de Sustentabilidade fez parte da remuneração variável dos funcionários corporativos, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos fundamentais sobre o tema a partir da liderança e, assim, formar as bases para a consolidação da inserção da sustentabilidade no core business. No final de 2014, 96% dos líderes (de coordenadores ao presidente) da Brasil Kirin concluíram os treinamento sonline disponíveis no portal de educação corporativa, contabilizando mais de 3 mil cursos concluídos.
O Comitê de Sustentabilidade, um grupo de liderança multifuncional, discute ações e projetos estratégicos a serem implantados pela empresa. Fazem parte desse Comitê, que se reúne a cada dois meses, líderes das áreas de Qualidade Assegurada, Planejamento e Logística, Marca Institucional, Desenvolvimento Econômico e Financeiro, Suprimentos, Comunicação Corporativa, Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), Industrial, Jurídico, Segurança, Saúde e Meio Ambiente
TRABALHO RECONHECIDO
Pelo segundo ano consecutivo, a Brasil Kirin está entre as empresas mais sustentáveis do País no Guia Exame de Sustentabilidade 2014. A empresa também foi destaque na categoria Governança da sustentabilidade, um reconhecimento pela estruturação estratégica do seu trabalho e pelo forte envolvimento das diversas áreas internas da companhia. Em 2014, 61 empresas de 19 setores fizeram parte do ranking.
(foto 7)
Fonte: http://relatorio.brasilkirin.com.br/pt/desafios-para-o-desenvolvimento-sustentavel.html 07/09/2015
DESTAQUES
Uma das Melhores Empresas para Trabalhar – GreatPlacetoWork (GPTW) Brasil, publicada pela revista Época
Guia Você S/A – As Melhores Empresas para Você Trabalhar, publicado pelas revistasExame e Você S/A
Melhor empresa em "Governança da sustentabilidade", segundo o Guia Exame de Sustentabilidade
Lançamento de quatro novas cervejas especiais das marcas Baden e Eisenbahn, além da japonesa KirinIchiban
13 mil toneladas de açúcar a menos nas bebidas, com o Programa Açúcar na Medida Schin, nos últimos três anos
96% dos líderes capacitados em sustentabilidade
50 mil pessoas impactadas pelo Tour Brasil Kirin
648 mil horas de treinamento para os funcionários
Redução de 7% no número de acidentes em relação a 2013
Aumento de 10% na quantidade de materiais enviados para reciclagem nas fábricas, somando mais de 33 mil toneladas
17% do volume total de refrigerantes em PET produzidos com resina PET 100% reciclada.
Aquecimento solar em Manaus, gerando economia de 50% no consumo de gás natural das caldeiras
Redução de 8,5% no consumo de energia das fábricas, comparado com o de 2013
Economia de 142 mil litros de diesel com o programa Back Haul, em parceria com o varejo 100% dos transportadores logísticos participantes do programa Excelência em Transporte e Frota (ETRAF).
Uso de rodo trens, que emitem 25% menos CO2 do que caminhões convencionais.
Cerca de 3 milhões de mudas de mais de 100 espécies de árvores produzidas no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin.
O trabalho de restauração gerou o afloramento de 19 nascentes, com uma estimativa de aumento de 20% das águas subterrâneas e 5% das águas superficiais
30 mil pessoas participantes do programa Aprendendo com a Mata Atlântica, em parceria com a SOS Mata Atlântica, nos últimos quatro anos 11 comunidades beneficiadas pelo projeto Salvador em Campo, em parceria com a Prefeitura de Salvador (Bahia)
Fonte: http://relatorio.brasilkirin.com.br/pt/destaques.html 7/09/2015
PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS
Os investimentos da empresa em Gestão Estratégica e Desenvolvimento Humano Organizacional são reconhecidos pelo mercado.
CONHECIMENTO
- Prêmio Make – Most Admired Knowledge Enterprise – Brasil 2011/2012/2013. Referência nacional em Gestão de Conhecimento.
- Prêmio e-Learning Brasil, em 2008/2009 e 2011/2012. Referência em práticas de educação à distância e aprendizagem.
- Prêmio Learning & Performance Brasil 2012/2013. Referência em práticas de educação e performance.
- Top 5 ofMind – Estadão de RH, entre as cinco empresas mais lembradas na categoria "Empresas com melhores práticas em educação corporativa/e-learning”.
GESTÃO
   
- Palladium Balanced Scorecard Hall of Fame for Executing Strategy. Prêmio mais importante do mundo em Gestão de Estratégia.
- 10 empresas que possuem as Melhores Práticas em Gestão de Pessoas pela Gestão RH - 2013.        
- 18ª edição do Prêmio do GreatPlacetoWork®, ranking que apresenta as "Melhores Empresas para Trabalhar" no Brasil em 2014.
- "Melhores Empresas para Trabalhar" no Brasil em 2014 pela Revista Você S/A.
INDUSTRIAL
 - Empresa de bebidas que mais recebeu prêmios TPM no mundo pelo JIPM (JapanInstituteofPlantMaintenance) 2011 e 2012.
- 4ª Empresa no Brasil mais premiada na Metodologia TPM pelo JIPM (JapanInstituteofPlantMaintenance) – 2011 e 2013.
- Troféu Destaque na categoria "Indústria”,
do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças de Campinas (IBEF). Melhores empresas nos setores "Comércio & Serviços”, "Empresa Brasileira” e "Responsabilidade Social”, além de "Indústria” – 2013
MARCAS
- Troféu "Estande de Ouro Super ACAPS Panshow 2013”. O prêmio é um reconhecimento ao investimento das empresas e a criatividade das equipes de marketing e vendas no maior evento de negócios do Espírito Santo na área de varejo.
SUSTENTABILIDADE
- Prêmio Socioambiental Chico Mendes, em 2012. Empresas engajadas na preservação do meio ambiente.
- Selo Empresa Irmã 2012 – Concedido pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), o selo é um reconhecimento às empresas comprometidas com a causa da instituição, que presta atendimento gratuito de saúde e de assistência social para a população carente da Bahia.
- Reconhecimento em Sustentabilidade de Ponta a Ponta Walmart 2013.
- Empresas mais sustentáveis no Brasil no Guia Exame 2013.
- Destaque em Governança da Sustentabilidade no Guia Exame de Sustentabilidade 2014.
Fonte: https://www.brasilkirin.com.br/premios 07/09/2015
CONCLUSÃO 
O ano de 2014 foi muito desafiador para a Brasil Kirin. A competitividade do setor e a instabilidade do mercado resultaram num ano atípico, que terminou com um cenário econômico muito diferente do planejado. Para todos os setores, havia uma expectativa maior de crescimento. O volume registrado pelo Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe) para toda a indústria apontou um aumento na produção de 4,28 % em cervejas e 0,98 % em refrigerantes. Assim, todo o planejamento e as metas previstas pela Brasil Kirin foram revistas no segundo semestre e, dessa forma, a empresa conseguiu manter os resultados dentro do mesmo patamar de anos anteriores. O segundo semestre chegou com um forte freio no consumo, a Receita Bruta de Vendas atingiu um valor consolidado de R$ 7.193 bilhões, 3,4% menor que 2013. Tanto a revisão dos descontos comerciais, quanto a otimização do mix de novas marcas, contribuíram para o melhor desempenho da Receita Operacional Líquida (ROL), que foi de R$ 3.987 bilhões em 2014. Saímos de um prejuízo de mais de R$ 65 milhões em 2013 para um lucro operacional de aproximadamente R$ 23 milhões em 2014. O resultado do ROL representou aumento de 1% em relação a 2013 e o resultado econômico, Ebitda 2014, foi de R$ 472 milhões, ficando equilibrado em relação a 2013. G4-9 O cenário macroeconômico do ano mostrou a importância de buscar caminhos para continuar crescendo de forma sustentada, o que levou a companhia a começar a desenhar, ainda em 2014, um novo formato de trabalho com foco especial na distribuição e comercialização. A Brasil Kirin vai trabalhar para entender como o mercado deve se comportar nesse novo ciclo e buscar, nesse modelo de crescimento econômico moderado, todas as oportunidades que se apresentarem viáveis.
REFÊRENCIAS:
https://www.brasilkirin.com.br/sustentabilidade 07/09/2015
http://engarrafadormoderno.com.br/materia-principal/brasil-kirin-reposiciona-marca 13/05/2015
http://markinhosmm.blogspot.com.br/2012/11/cervejaria-schincariol-passa-se-amar.html 13/05/2015
http://pedesenvolvimento.com/2011/08/02/japoneses-compram-parte-da-schincariol 13/05/2015
http://www.brasilkirin.com.br/nossas-marcas 05/05/2015
http://relatorio.brasilkirin.com.br/pt/destaques.html 7/09/2015
http://cervejaecomida.com/2013/11/07/treinamento-brasil-kirin-para-pdvs-ribeirao-preto/ 07/09/2015
http://relatorio.brasilkirin.com.br/pt/embalagens-recicladas.html 15/05/2015
http://relatorio.brasilkirin.com.br/pt/agua.html 07/09/2015
http://relatorio.brasilkirin.com.br/pt/capacidade-e-excelencia 17/05/2015
http://relatorio.brasilkirin.com.br/pt/desafios-para-o-desenvolvimento-sustentavel.html 07/09/2015
http://cebds.org/wp-content/uploads/2014/04/relatorio-sustentabilidade-2013-1
07/09/2015
https://www.brasilkirin.com.br/premios 07/09/2015
http://relatorio.brasilkirin.com.br/pt/produtos 15/05/2015
http://engarrafadormoderno.com.br/materia-principal/brasil-kirin-reposiciona-marca 15/05/2015
https://www.google.com.br/search?q=A+Kirin+Holdings+Company+adquire+o+controle+acion%C3%A1rio+pleno+da+Schincariol&espv=2&biw=1440&bih=755&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=riBiVbi1CNDisASp3oHwCA&ved=0CAgQ_AUoAw#tbm=isch&q=controle+acionario+da+brsil+kirin 07/09/2015
Livro: Manual de Planos de Negócios, fundamentos, processos e estruturação. Editora, Atlas 1ª Edição- 2006, Luiz Antônio Bernardi.
Livro: O Melhor de, Peter Drucker a Administração, editora Nobel 200, 1º edição, Drucker Peter.
Livro:Teoria Geral da Administração, edição Compacta, editora Atlas, 2ª Edição, Maximiliano, Antônio Cesar Amaru.
PIN 2015 – TGL – 4º SEMESTRE
PIM DEZEMBRO 2015	
PIM DEZEMBRO 2015	
Livro: Administração da Produção. Editora Atlas S/A, p. 418 – 423, ano 2010 Nigel Slack, Stuart Chambers, Christine Harland, Alan Harrison, Robert Johnston. 
 
 
 ABSTRACT
We had a huge of this sustainability work in the Brazil Kirin company has made since it’s acquisition of the brewery. Being multinational size and the rustic future vision, where owner leaves it’s concern for the environment, from the development of it’s products at the initial stage to the final product, thus minimizing their production costs. 
Having this vision and concern for the environment the company has adopted a method of sustainability and creating a question of model called total Performance management (TPM), creating the Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM), in order to become more competitive between companies in relation to reducing losses in productivity throughout the clain, with the indignation of men and machines through cultural change by establishing continuous improvement. The Brasil Kirin, developing their own sustainability with vision in the future to become self-sustaining on the world market 
KEY WORD: Technical visit, Sustainable, Recycling and Payouts
	ALUNO
	RA
	ASSINATURAS
	
	
	
	Erika Limonte
	14-1-009754
	
	Felipe Viera da Silvia
	14-1-10102
	
	Gilberto Vallilo Filho
	14-2-010536
	
	Selma Regina Kiel Muto
	14-1-010012
	
	Richard Gouvêa Viana
	14-1-10012
	
____________________________ ______________________________
Professor Coordenador: Ms. Sérgio Professor Orientador: George Oujeiko
Joel De Meneses F. Vaz.
 (
PIM 05 DE JUNHO DE 2015
) (
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE LOGISTICA
)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais