Buscar

prova urgência e emergência Unifb

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nas situações em que ocorre a obstrução de fluxo, o AVC é denominado de ________. Já quando há sangramento, o AVC é denominado de _________. ​​​​​​​Assinale a alternativa que indica corretamente as respostas das lacunas.
Isquêmico e hemorrágico 
2. Muitos são os fatores de riscos para o desenvolvimento de AVC. Imagine que você é o enfermeiro responsável pela avaliação inicial em uma emergência hospitalar e chega a paciente Maria, com relato de cefaleia intensa e história de AVC hemorrágico há 3 anos. Conforme processo de enfermagem, você realiza o histórico de enfermagem investigando um novo evento. Quais são os fatores de risco para o desenvolvimento de AVC​​​​​​​?
 HAS E DM 
3. Um dos sintomas do AVC está relacionado com alterações na fala. Dessa forma, quando um paciente apresenta dificuldade na articulação da fala, fala arrastada e sons compreensíveis, porém está consciente e respondendo a perguntas.​​​​​​​ Essa alteração na fala pode ser denominada como?
 Disartria 
4. Para a identificação de um paciente com possível AVC, é necessário que o profissional de enfermagem fique atento à presença de algumas alterações. Sabendo que o tratamento do AVC é tempo-dependente, o reconhecimento precoce dos sinais e dos sintomas é de extrema importância. A quais dessas alterações devemos ficar atentos?
Desvio da comissura labial, fraqueza em mudos membros inferiores e anormalidades na fala
5. As lesões cerebral e medular são divididas em duas categorias: primária e secundária. Dependendo da área afetada e do tempo da ocorrência da lesão, elas desencadearão sinais e sintomas específicos. Em relação às lesões primárias, qual alternativa as define melhor?
Ocorre no primeiro momento da lesão. No TCE ela atinge diretamente o encéfalo, no entanto, no TRM pode causar compressão da medula. 
6. Traumatismos são uma das principais causas de atendimentos nas emergências e urgências do país. Dentre os vários tipos de traumatismos, o cranioencefálico (TCE) ganha importante destaque. Sobre o traumatismo cranioencefálico (TCE), assinale a alternativa correta:
O traumatismo crânio encefálico resulta de uma agressão direta ao cérebro, crânio e couro cabeludo. 
7. Dor no pescoço ou nas costas; presença de anomalias na coluna vertebral; formigamento nos braços e pernas; priapismo (nos homens), estes são alguns sinais e sintomas característicos de pacientes vítimas de traumatismo raquimedular (TRM). Dentre as principais intervenções de enfermagem para um paciente vítima de TRM, assinale a alternativa correta:
Atentar para os sinais de infecção, monitorar desconforto respiratório, supervisionar a saturação de oxigênio 
8. É de fundamental importância que o enfermeiro tenha conhecimento sobre a anatomia e a fisiologia da medula espinhal na perspectiva de prestar uma assistência adequada aos pacientes vítimas de traumatismos raquimedulares (TRM). Em relação ao atendimento prestado aos pacientes vítimas de TRM, assinale a alternativa correta:
O atendimento a vítima de TRM é iniciado no pré hospitalar, após controle e segurança da cena do acidente 
9. Nem todo paciente politraumatizado deve usar colar cervical, tendo em vista que a sua má utilização pode provocar alguns eventos adversos. Em qual das alternativas existe uma situação de indicação desse colar?
Tamanho proporcional ao pescoço do paciente 
10. Quando o paciente é submetido ao tratamento com trombolítico são necessários vários cuidados. Imagine que o paciente João, 54 anos, internado em razão de um AVC isquêmico, realizou trombólise com alteplase, sendo necessária a realização de passagem de um cateter para iniciar a infusão de medicações. Qual seria a melhor conduta?

Continue navegando