Buscar

Ati Contextualizad - Auditoria Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada 
Renatha Inácio Brito
01543050
Gestão Pública
CONCEITOS, OBJETIVOS, E PLANEJAMENTOS DOS TRABALHOS DE AUDITORIA. 
De acordo com os materiais estudados percebemos que, existem várias responsabilidades para o contador no âmbito público. Uma delas é o Balanço Financeiro da contabilidade pública, que envolve despesas diversas ao longo do exercício vigente, ou seja, o período avaliado e contabilizado.
O Balanço Financeiro é definido de acordo com o art. 103 da Lei n. 4.320/1964, existindo apenas na contabilidade pública, e diz respeito a tudo que envolve recursos monetários. Ele é feito através de Auditoria, que consiste no exame de documentos, livros, registros, inspeções, obtenção de informações e confirmações internas e externas, obedecendo as normas apropriadas verificando se as demonstrações representam a situação nelas demonstradas de acordo com as normas e princípios contábeis. O plano de auditoria serve para criar uma política detalhada, permitindo que qualquer profissional de auditoria consiga compreender quais são os testes oficiais executados, quais conclusões foram tiradas e o raciocínio por trás de cada um desses testes. 
A falta de planejamento numa auditoria pode resultar em problemas durante a execução das tarefas, além da falta de foco, falta de informações e outros detalhes. E sabemos que, uma auditoria feita de forma indevida pode trazer diversos problemas, por isso que é tão importante criar um planejamento de auditoria eficiente para organizar o processo e manter o foco correto na auditoria.
Para se realizar um bom planejamento de auditoria é necessário executar três etapas estabelecidas que são: a definição do objetivo e do escopo daquela auditoria; o mapeamento e as matrizes; e o programa de trabalho que será realizado. Por meio dessas etapas seguem as melhores práticas definidas pela NBC T 11, que seja bem detalhada e capaz de orientar ao máximo os responsáveis pela execução das atividades.
Referência: Como funciona o balanço financeiro da contabilidade pública. Disponível em: https://e-dou.com.br/como-funciona-o-balanco-financeiro-da-contabilidade-publica/ Acesso em: fev. de 2023.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC). NBC TSP 11 – Apresentação das Demonstrações Contábeis. Brasília, 2018.
SILVA, J. A. F. da. Contabilidade pública. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método: 2015.

Outros materiais