Buscar

Módulo B - 79798 . 7 - Auditoria Pública - D1.20221.B AV1 - Atividade Contextualizada

A auditoria pública é um ramo específico da Contabilidade que auxilia todos os gestores quanto a execução dos serviços e lançamentos contábeis, e pode ser interna, por funcionário de dentro da instituição, ou externa, quando é feita pelo Tribunal de Contas da União.


Analise a seguinte situação hipotética:

A prefeitura de São Paulo está querendo realizar uma auditoria interna, e quer que seja realizado os três tipos de auditoria, para isso indicou uma equipe para realizar os serviços, e entre a equipe designou o contador Sr. Jorge Sampaio para ser o auditor responsável. Inicialmente, foi levantado um histórico da prefeitura com todos os programas e ações que a prefeitura dispõe e o balanço financeiro das atividades dos exercícios de 2018 e 2019. A prefeitura tem 3 programas de ação, referente a assistência social e foi constatado que, desses 3 programas, apenas um estava cumprindo com o seu objetivo. O balanço financeiro da prefeitura não apresentou irregularidade, após a análise do auditor e sua equipe.


Diante do contexto exposto, elabore uma dissertação de até 30 linhas e desenvolva os seguintes tópicos:

  • Desenvolva um relatório para a auditoria financeira, com dados hipotéticos e recomendações se houver necessidade.
  • Desenvolva um relatório para a auditoria em conformidade, com dados hipotéticos sobre os programas e relatórios, apresentando as irregularidades.

💡 12 Respostas

User badge image

Vitoria Santos

Relatório do Auditor é a peça mais importante da Auditoria realizada. Ele representa fase principal do trabalho do Auditor que é a comunicação dos resultados. Um Relatório mal apresentado e que permita a contestação do Auditado ou possibilita à direção da empresa fazer uma má avaliação de todo um trabalho efetuado, significa a desmoralização do valor da Auditoria e, por fim, a desmoralização do próprio profissional. Já vimos situação em que, durante a fase de apuração dos fatos, o auditor era exímio conhecedor das técnicas e procedimentos da área onde atuava e, no entanto, na apresentação do relatório, conseguiu desmerecer todos os seus atributos técnicos, levando ao fracasso um excelente trabalho de campo.Não temos objetivo de aqui ensinar como fazer relatórios. Buscamos, através de conceitos já consagrados e pela própria experiência, trazer aos profissionais de auditoria, subsídios, que, em nosso entender, são abrangentes e podem ser enquadrados e observados na elaboração dos relatórios de auditoria, qualquer que seja a empresa.


Recomendações


: O resultado financeiro apurado por meio do Balanço Financeiro referente ao ano de 2022 foi, em reais: 16.500.000,00.

Resultado financeiro no exercício = total de ingressos – total de dispêndios.

Total de ingressos = 61.900.000


Referençias bibliograficas

https://portaldeauditoria.com.br/relatorios-de-auditoria/


3
Dislike0
User badge image

Juliano Aragao

tu fez?

1
Dislike0
User badge image

Renato Rodrigues

quem ja fez essa atividades nao conceguir fazer


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais