Buscar

Liquidação de sentenç1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Liquidação de sentença
Natureza jurídica da liquidação: 
Natureza cognitiva – não são praticados atos de execução 
Conceito de liquidez e obrigações liquidáveis: 
Conceito: liquidar sentença significa determinar o objeto da condenação, permitindo-se assim que a demanda executiva tenha início com o executado (réu da ação) sabendo exatamente o que o exequente (quem promove a ação) pretende obter para a satisfação do seu direito. 
Corrente ampliativa: a liquidação poderá ter como objeto qualquer espécie de obrigação, sendo possível liquidar a obrigação de fazer, não fazer, entrega de coisa e pagar quantia certa. 
Corrente doutrinária: serão excluídas do âmbito da liquidação algumas espécies de obrigação precedente à liquidez, o que faltará a essas obrigações é a certeza e não a liquidez. 
Art. 509, CPC: prevê o cabimento da liquidação quando a sentença condenar ao pagamento de quantia ilíquida, limitando sem qualquer margem à duvida a liquidação ao valor da obrigação – afasta desse instituto jurídico o incidente de escolha de bens ou de concentração. 
Excepcionalmente, é possível a liquidação de obrigação de entrega de coisa, que não deve ser a priori excluída do âmbito da liquidação pela interpretação literal do art. 509, CPC. 
Títulos que podem ser objeto de liquidação:

Continue navegando