Buscar

Prova REGULAMENTAÇÃO E CÓDIGO DE ÉTICA EM SERVIÇO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova em PDF
Disciplina: 101752 - REGULAMENTAÇÃO E CÓDIGO DE ÉTICA EM SERVIÇO SOCIAL
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
O Conselho Federal de Serviço Social é um órgão importante que representa a categoria. Considerando isso, quanto às atribuições desse conselho, assinale a alternativa correta.
Compete ao CFESS, como órgão normativo de grau superior, a fiscalização, o disciplinamento e a defesa da profissão, além do assessoramento dos CRESS, entre outras funções.
QUESTÃO 2
O Código de Ética de 1993 pode ser compreendido por meio de valores éticos que levam à superação da ordem burguesa e ao pleno desenvolvimento humano. Nesse sentido, é correto dizer que o CE orienta:
o exercício profissional atuante dentro dos limites das instituições e da sociedade burguesa, buscando ampliar as formas de objetivações dos valores éticos essenciais na direção de fortalecer as necessidades dos usuários.
QUESTÃO 3
Considerando que a ética profissional é composta pela moral de uma época, pela socialização primária do indivíduo e pelos direcionamentos éticos da profissão, como o assistente social pode se orientar em sua prática cotidiana?
Ele pode se orientar pelos conhecimentos teóricos filosóficos, pelo ethos profissional e pelos documentos que dão sustentação ético-política para a profissão, como o Código de Ética e a Lei de Regulamentação.
QUESTÃO 4
O ser humano, dotado de racionalidade, age de forma teleológica, projetando suas ações com base em escolhas de valores éticos, quando:
interfere na realidade social com ideias, posicionamentos e comportamentos conscientes que objetivam a construção de projetos éticos e políticos que contemplem valores como liberdade, universalidade e emancipação humana.
QUESTÃO 5
A ontologia do ser social na perspectiva marxista (base teórica do CE de 1993) concebe a ética como produto da práxis, ou seja, a ética é determinada pela escolha livre e consciente dos indivíduos. Em um modelo capitalista de exploração e alienação, como a ética pode se dar?
Em uma sociedade capitalista, a objetivação da ética não pode se dar de forma ideal, mas acontece de forma parcial, podendo ser reconhecida nas várias formas de lutas históricas de resistência ao capitalismo e na busca da emancipação dos sujeitos.
QUESTÃO 6
Por que o primeiro princípio do Código de Ética de 1993 trata a questão da liberdade como valor ético central?
A liberdade compreende a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais; é entendida como uma construção coletiva, pois só é plena quando todos tiverem direito a ela.
QUESTÃO 7
O CFESS, os CRESS, a ABEPSS e a ENESSO são órgãos de grande importância para a categoria, pois, conjuntamente, buscam:
a defesa do trabalho e da formação dos assistentes sociais, bem como o processo democrático de construção coletiva, criando uma identidade profissional.
QUESTÃO 8
O Código de Ética de 1975 traz o personalismo como concepção filosófica. Quais são as principais diferenças do personalismo em relação ao neotomismo, presente nos Códigos anteriores?
O personalismo apresenta princípios éticos de base metafísica próximos ao neotomismo, contudo, em sua vertente política-ideológica, aproxima-se dos ideais socialistas, diferenciando-se do neotomismo.
QUESTÃO 9
O projeto ético-político pôde se estruturar na década de 1980, por meio de novos direcionamentos trazidos à categoria. Quais são esses direcionamentos?
Relacionados ao próprio processo democrático, possibilitando a emergência do projeto societário da classe trabalhadora e a adoção de uma concepção teórica-metodológica crítica.
QUESTÃO 10
O processo de revisão intelectual e política se expressa na construção de um novo currículo formativo da profissão e de um novo projeto profissional. Quais ideias, em linhas gerais, estão presentes nesse novo olhar para o serviço social?
A crítica sobre a realidade, o reconhecimento da história da profissão, a teoria como orientadora da prática (para além do "saber-fazer"), a consciência da dimensão política na profissão e o papel do assistente social nas demandas de luta de classes dos trabalhadores e das minorias.
QUESTÃO 11
Do que se trata a reforma do Estado para o campo profissional do assistente social?
Trata-se da transferência de responsabilidades sociais e econômicas, antes exclusivas do Estado, para organizações da sociedade civil, reguladas pelo mercado.
QUESTÃO 12
A ampliação da esfera pública é algo a ser perseguido pelo assistente social, caso se comprometa com um novo fazer profissional que vá ao encontro do projeto profissional da categoria. Diante dessa afirmação, assinale a alternativa correta.
A importância da ampliação da esfera pública está no fomento de uma cultura pública democrática que promova o protagonismo social e na apropriação do espaço público, ampliando as possibilidades de participação do usuário.

Continue navegando