Buscar

Tecido hematopoiético - Histologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tecido hematopoiético – células do sangue
· Sangue – tecido conjuntivo que possui três funções gerais:
1. Transporte – transporta oxigênio, dióxido de carbono e nutrientes, calor, hormônios, resíduos, etc;
2. Regulação – regula o pH por meio de tampões, regula a temperatura corporal;
3. Proteção – mecanismo de coagulação, protege contra as perdas sanguíneas, condução de células e proteínas do sistema imune. 
· Componentes do sangue – sendo composto por duas porções: 
1. Elementos figurados (45%) composto por eritrócitos (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas (são fragmentos celulares). 
2. Plasma (55%)
· Plasma sanguíneo (matriz extracelular do sangue) é composto de:
1. 90% de água;
2. 9% de proteínas (albuminas – pressão coloidosmótica, globulinas – transporte/defesa; sistema complemento – destruição de microrganismos; lipoproteínas; fibrinogênio/protombina – malha de fibrina); 
3. Outras substâncias orgânicas (1%) – enzimas, anticorpos, hormônios e vitaminas. 
· Eritrócitos – conhecidos como hemácias, são células anucleadas, de forma bicôncavo, contendo grande quantidade de hemoglobina (Hb – proteína responsável pelo transporte de gases). Quando imaturos são chamados de reticulócitos. Em condições normais não saem do sistema circulatório. São flexíveis, permitindo a passagem pelas bifurcações dos capilares mais finos sem seu rompimento. 
· Origem (eritropoese) = médula óssea, tempo de vida de mais ou menos 120 dias. A destruição (hemocatarese) = baço e fígado. 
· Anemia = baixa concentração de Hb no sangue, presença de Hb não funcional ou diminuição/alteração morfológica dos eritrócitos. 
· Leucócitos – são incolores, de forma esférica quando em suspensão no sangue, cuja principal função é proteger o organismo contra infecções. São produzidos na médula óssea ou em tecidos linfoides, são capazes de realizar diapedese (saída do vaso-tecido) e quimotaxia (atração química). São divididos em dois grupos:
1. Leucócitos granulócitos (65%) – forma nuclear irregular (PMN – polimorfonucleares – vários formatos de núcleos, principalmente os neutrófilos), com grânulos específicos neutrófilos, eosinófilos e basófilos. 
2. Leucócitos agranulócitos (35%) – forma nuclear mais regular, sem grânulos no citoplasma linfócitos, monócitos. 
· Quem mais aparece é o neutrófilo, seguido dos linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos, estes dois últimos são os que menos existem circulando no sangue, aparecendo em grande quantidade apenas em situações específicas. 
· Neutrófilos – são polimorfonucleares (várias formas do núcleo), com 60-70% do sangue, núcleos formados por dois a cinco lóbulos, ligados entre si por finas pontes de cromatina. São células jovens = bastonetes (núcleo sem lobulação). Com presença de grânulos realizam fagocitose, principalmente em infecções bacterianas (ativos nos estados iniciais de uma infecção). Seu aumento no sangue (neutrofilia) frequentemente pode indicar uma infecção bacteriana, sua redução (neutropenia) pode ser causada por tratamento medicamentoso prolongado ou infecção viral. 
· Eosinófilos – são menos numerosos que os neutrófilos (2-4% no sangue). Seu núcleo geralmente é bilobulado, com organelas pouco desenvolvidas, apresenta granulações ovoides que se coram pela eosina, por isso se coram em vermelho, e por isso, é seu nome. São fagocíticos e tem capacidade de deixar o sangue. Apresentam-se em grande quantidade no sangue (eosinofilia) em situações de alergia e em casos de parasitoses (fagocita complexos Ag-Ac IgE), como belmintíases, produzindo proteínas tóxicas contra os parasitas. Tem enzimas que participam no processo de destruição dos parasitas, como histamina, peroxidase, e outras, dentro dos seus grânulos. 
· Basófilos – apresenta núcleo volumoso, com forma retorcida e irregular, com aspecto de letra S (0,5-1% no sangue); o citoplasma carregado de grânulos maiores do que os outros granulócitos, podendo obscurecer o núcleo. A presença de histamina e heparina (anticoagulante) nas granulações função similar a dos mastócitos (resposta alérgica). Apresentam receptores para a imunoglobulina E (IgE).
· Linfócitos – responsáveis pela defesa imunológica: resposta humoral (produção de Ig) e resposta citotóxica mediada por células (20-30% no sangue). São células esféricas e pequenas, com núcleo esférico, escuro, ocupando quase todo o citoplasma. Retornam ao sangue depois de migrarem para os tecidos (diapedese). Originados no timo e nos órgãos linfoides periféricos (baço, linfonodos e tonsilas), a partir de células levadas da médula óssea pelo sangue. A linfocitose (aumento) pode indicar infecções virais. 
· Linfócito T = imunidade celular
· Linfócito B = imunidade humoral
· Plasmócito = linfócito B produzindo anticorpos (no sangue ou tecido conjuntivo)
· NK (natural killer) = matam células infectadas e tumorais. 
· Monócitos – maiores leucócitos circulantes (3-8% no sangue), núcleo ovoide, em forma de rim ou de ferradura. Núcleo claro, apresentando dois ou três nucléolos, podendo ser observados em colorações comuns; A superfície celular apresenta microvilosidades e vesículas de pinocitose. Atravessa a parede dos vasos (diapedese) e transformam-se em macrófagos nos tecidos (fazem parte do sistema mononuclear fagocitário). 
· Plaquetas – são corpúsculos anucleados, com forma de disco. São fragmentos citoplasmáticos derivadas de células gigantes e poliploides da médula óssea (megacariócitos – as bordas dele se soltam-se, formando fragmentos celulares chamados de plaquetas). Promovem a coagulação do sangue e auxiliam a reparação da parede dos vasos sanguíneos. 150.000 – 450.000 mm³ renovam-se a cada 10 dias. 
· São elementos muito importantes na hemostasia (processo de manter o sangue dentro de um vaso sanguíneo danificado) ativadas para exercer funções de proteção vascular. Podem participar de processos trombóticos se forem ativadas excessivamente; Plaquetose (aumento) respostas às infecções, inflamação e hemorragia. Plaquetopenia (diminuição): síndromes congênitas, uso abusivo de drogas, infecções, doenças autoimunes (púrpura trombocitopênica), neoplasias, etc. 
· Hemocitopoese – processo continuo e regulado de produção de células do sangue, que envolve, renovação, proliferação, diferenciação e maturação celular. Ocorre nos órgãos hemocitopoéticos: mesoderma do saco vitelino (19º dia de gestação), fígado, baço, linfonodos, timo e médula óssea. Na vida pós-natal, os eritrócitos, granulócitos, linfócitos, monócitos e plaquetas se originam das células tronco da médula óssea vermelha.
· Médula óssea – encontrada no canal medula dos ossos longos e nas cavidades dos ossos esponjosos. A médula óssea vermelha (hematógena) aquela que produz eritrócitos em estágios de maturação. A médula óssea amarela que é rica em adipócitos e não produz células sanguíneas. Nos adultos a médula óssea vermelha é observada apenas no esterno, nas vértebras, costelas, ossos do crânio, no ílio e no adulto jovem pode ser encontrada nas epífises proximais do fêmur e do úmero. Em certos casos, a médula óssea amarela pode transformar-se em vermelha e voltar a produzir células do sangue (hemorragias, intoxicação, radiação, etc.)

Outros materiais