Buscar

Avaliação ll nota 10- Estudos Socioantropologicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.A revista Lenguajes, da Associação Argentina de Semiótica, teve o seu primeiro número lançado em abril de 1974. Sobre este periódico, é CORRETO afirmar que:
Foi uma das primeiras revistas da América Latina a marcar a preocupação com o campo da Comunicação e seus artigos era da área da sociologia.
Mattelart foi o seu editor na fase chilena.
Foi uma das últimas revistas da América Latina a marcar a preocupação com o campo da Comunicação.
Os seus editores combatiam a marginalização crescente das lutas políticas e defendiam a importância de uma produção crítica na América Latina.
2.O tema da Comunicação popular e alternativa foi muito abordado na América Latina no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. A respeito desse assunto é CORRETO afirmar:
As formas populares de expressão se tornaram objetos de estudo num momento em que as lutas populares estavam sendo redimensionadas pelos grupos políticos e o papel do receptor estava sendo reanalisado pelos estudiosos da comunicação.
O cassete-fórum de Mário Kaplun no Uruguai, as rádios mineiras na Bolívia, a imprensa alternativa no Brasil foram exemplos da chamada Comunicação ativa e não da Comunicação popular, apesar de muitos ainda confundirem.
Como as pesquisas eram realizadas por grupos da elite da América Latina, a Comunicação popular era tida nos estudos como ineficiente e inadequada.
O assunto surgiu como novidade nos centros de pesquisa, mas as teorias e os métodos utilizados nas investigações sobre comunicação popular eram os mesmo de sempre.
3. Os estudos culturais surgem em meio às movimentações de certos grupos sociais que buscam se apropriar de instrumentais, de ferramentas conceituais, de saberes que emergem de suas leituras do mundo, repudiando aqueles que se interpõem, ao longo dos séculos, aos anseios por uma cultura pautada por oportunidades democráticas, assentada na educação de livre acesso. Sobre os estudos culturais, marque a alternativa INCORRETA.
Os estudos culturais não se relacionam de nenhuma maneira com a ideia de pluralidade.
O mais antigo movimento dos estudos culturais nasce de uma ideia que mistura um pensamento da Igreja com algo provinciano.
A reorganização de todo o campo das relações culturais em decorrência do impacto do capitalismo no surgimento de novas formas culturais contribui decisivamente para o aparecimento dos estudos culturais.
O colapso do império britânico também foi um marco para o aparecimento dos estudos culturais.
4. Para os antropólogos, a cultura inclui muito mais do que requinte, bom gosto, sofisticação, educação e valorização das Artes Plásticas. Todas as pessoas são "portadoras de cultura", e não somente aquelas que têm curso superior. Sobre os estudos culturais, marque a alternativa INCORRETA.
A ideia de cultura já foi pensada como harmonia e beleza que deveriam ser prerrogativas cultivadas ante a barbárie dos grupos populares.
Desde seu surgimento, os estudos culturais configuram espaços alternativos de atuação para fazer frente às tradições elitistas.
Os estudos culturais não se aliam à cultura pop, pois não são cultura propriamente.
O conceito de cultura já foi usado para discriminação.
5.No campo da comunicação, alguns temas são recorrentes e se tornam base de discussão na área. Os dois principais são a tecnologia e a crise do objeto. Como esses temas são entendidos pelos teóricos dos Estudos Culturais? Assinale a alternativa correta.
A tecnologia se relaciona com os meios de comunicação e propicia a criação de relações com a cultura. Já quanto ao objeto, este não apresenta contornos fixos.
A tecnologia se relaciona com a comunicação e exclui o uso dos cadernos de campo. Já quanto ao objeto, este não apresenta contornos fixos.
A tecnologia se relaciona com meios de comunicação, mas não faz parte das relações culturais. Já quanto ao objeto, este apresenta contornos fixos.
A tecnologia não se relaciona com meios de comunicação, pois propicia a criação de relações com a cultura. Já quanto ao objeto, este não apresenta contornos fixos.
6.Nos anos 1990, houve a constatação da necessidade de revisões e releituras e, assim, de novas proposições teórico-metodológicas. Para Jesús Martín-Barbero, os pesquisadores estavam num momento de construção de um modelo de análise novo que consistia em encarar a cultura como mediadora social e teórica da comunicação com o popular, com a vida cotidiana e com os meios também. Segundo o teórico:
Os pesquisadores precisavam iniciar os estudos voltados para o processo de gestação do massivo a partir do popular e a ambiguidade dessa questão e os usos populares do massivo, tanto da assimilação quanto da ressemantização.
Paulo Freire não teria condições de tratar do tema da comunicação, pois a sua obra era específica do âmbito da educação.
Não era preciso que estudiosos da área da Comunicação seguissem as suas linhas de pesquisa, pois o seu trabalho já era suficiente para analisar o tema na América Latina.
Mesmo com as mudanças e a construção de novo modelo de análise, a pesquisa em Comunicação na América Latina estava fadada ao fracasso, já que os pesquisadores insistiam em apenas reproduzir as perspectivas norte-americanas.
7.Na linha histórica da teoria da comunicação, a década de 1980 é marcada como aquela que oportunizou o desenvolvimento de uma perspectiva culturalista na América Latina. Quais são os principais teóricos a desenvolver os Estudos Culturais nesse território? Assinale a alternativa correta.
Pierre Bourdieu, Jesús Martín-Barbero e Néstor Garcia Canclini.
Manuel Castells, Néstor Garcia Canclini e Guillermo Orozco.
Walter Benjamin, Jesús Martín-Barbero e Néstor Garcia Canclini.
Jesús Martín-Barbero, Néstor Garcia Canclini e Guillermo Orozco.
8.Sobre Luis Ramiro Beltrán é CORRETO afirmar que:
Ao escrever Comunicação ou extensão, em 1968 no Chile, o célebre educador brasileiro foi incluído entre os nomes dos estudiosos da comunicação.
É autor da obra Comunicação Dominada. Para ele, o imperialismo cultural, que ocorre por meio dos veículos de comunicação, não acontece por a caso. É o caminho eficiente para a perpetuação da dominação política e econômica.
É autor de Para ler o Pato Donald. Com a obra, promoveu uma discussão sobre o que significava a ideologia do imperialismo e a sua penetração por meio de meios “inocentes”. A obra se tornou uma das mais vendidas na América Latina, foram 1 milhão de exemplares.
Na Argentina, em 1967, o autor apresentou um texto sobre análise da imprensa em um seminário de linguística.
9.A cultura não pode mais ser concebida como uma acumulação de saberes ou um processo estético, intelectual ou espiritual. Ela precisa ser estudada e compreendida, considerando-se a enorme expansão de tudo o que está associado a ela e o papel constitutivo que assumiu em todos os aspectos da vida social. Sobre os estudos culturais, marque a alternativa INCORRETA.
Os estudos culturais cuidam da cultura regional e não universal.
Os estudos culturais tentam captar e compreender toda a sua complexidade no interior dos contextos sociais e políticos.
Um dos objetivos dos estudos culturais é mostrar as relações entre poder e práticas culturais; expor como o poder atua para modelar estas práticas.
Uma das faces mais importantes dos estudos culturais diz respeito aos ataques advindos do movimento feminista e das lutas contra o racismo.
10.Apesar de não serem unívocos em suas perspectivas de problematização, os estudos culturais estão unidos por uma abordagem cuja ênfase recai sobre a importância de se analisar o conjunto da produção cultural de uma sociedade – seus diferentes textos e suas práticas – para entender os padrões de comportamento e a constelação de ideias compartilhadas por homens e mulheres que nela vivem. Sobre os estudos culturais, marque a alternativa INCORRETA.
Os estudos culturais não constituem um conjunto organizado de ideias.
Foi Heloísa Buarque de Hollanda quem usou a expressão "teoria viajante" para referir-se aos estudos culturais.
Os estudos culturais pretendem ser uma disciplina acadêmica no sentido tradicional com ideias claramentepostas.
Os estudos culturais sempre foram uma união de construções instáveis sem centralidade.

Outros materiais