Logo Passei Direto
Buscar

FEMA - 2016 - PROVA I

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A figura mostra um retângulo ABCD, de diagonal AC, e mais dois retângulos, AHJK e AEFG, de diagonais AJ e AF, respectivamente. Sabendo-se que os pontos A, J, F, C estão alinhados, que e , é correto afirmar que a área da região sombreada do quadrilátero JHEF, em cm2, é

O triângulo AJC é congruente ao triângulo FJE.
O triângulo AFB é congruente ao triângulo KJH.
A área do retângulo ABCD é 24 cm².
A área do retângulo AEFG é 12 cm².
A) 9.
B) 6.
C) 7.
D) 5.
E) 8.

Do total de funcionários de uma clínica, 15% são médicos, sendo 20 deles homens, e 20% são enfermeiros, sendo 25% deles mulheres. Dos demais funcionários da clínica, 50% são mulheres. Sabendo-se que o número total de homens dessa clínica corresponde a 60% do total de funcionários, o número de mulheres dessa clínica é

O número total de médicos da clínica é 80.
O número total de enfermeiros da clínica é 100.
O número total de homens da clínica é 120.
O número total de funcionários da clínica é 800.
A) 66.
B) 64.
C) 60.
D) 68.
E) 62.

Em uma progressão geométrica decrescente, de termos ( a1, a2, a3, a4, …), sabe-se que 2 a1 – a2 = 3 a3. A razão dessa progressão é

a1 > 0 e a2 > 0.
a3 > 0 e a4 > 0.
A razão da progressão é menor que 1.
A soma dos quatro primeiros termos da progressão é 2.
A) .
B) .
C) .
D) .
E) .

No polinômio p(x) = x4 – k x2 + tx, com coeficientes reais, a soma de duas de suas raízes, não nulas, é igual a 3. Sabendo-se que k – t = 1, o resto da divisão de p(x) por (x + 1) é

O polinômio p(x) tem quatro raízes reais.
O polinômio p(x) tem duas raízes positivas e duas negativas.
O polinômio p(x) tem duas raízes iguais a 1.
O resto da divisão de p(x) por (x + 1) é igual a 11.
A) 11.
B) 12.
C) – 11.
D) – 12.
E) 13.

A reta r de equação y = – x + 6 contém o centro C de uma circunferência, que tangencia os eixos cartesianos ortogonais, e um ponto P, conforme mostra a figura. Sabendo-se que o ponto P tem abscissa 4, a equação da circunferência de centro P e raio igual à medida do segmento CP é

O ponto C tem coordenadas (3, 3).
O ponto P tem coordenadas (4, 0).
O raio da circunferência é igual a 5.
A equação da circunferência é (x - 4)² + y² = 25.
A) .
B) .
C) .
D) .
E) .

Um copo, na forma de um cone reto com 12 cm de altura e diâmetro da boca igual a 6 cm, contém líquido até a altura de 8 cm, conforme mostra a figura 1. Após serem colocadas nesse copo 3 cerejas, cujo volume de cada uma pode ser calculado através do volume de uma esfera com 2 cm de diâmetro, a altura do líquido dentro do copo teve um aumento h, conforme mostra a figura 2. Utilizando , é correto concluir que a altura h, em cm, é igual a

O volume do líquido no copo antes da colocação das cerejas é 144π/5 cm³.
O volume de cada cereja é 4π/3 cm³.
O volume do líquido no copo após a colocação das cerejas é 144π/5 + 4π cm³.
A altura do líquido no copo após a colocação das cerejas é 8 + 4π/(3π) cm.
A) 1,00.
B) 0,85.
C) 0,95.
D) 0,90.
E) 0,80.

Considerando-se as informações contidas na tabela, as trincas de bases do DNA, do RNA mensageiro e do anticódon do RNA transportador relacionados com essa mutação são, respectivamente,


(A) CAC, GUG e CAC.
(B) GUG, CAC e GUG.
(C) GAG, CUC e GTG.
(D) CTC, GAG e CTC.
(E) CTC, GAG e CUC.

Leia o texto e assinale a alternativa que o complementa com as informações corretas.
Provavelmente, a malária surgiu no continente africano. De lá se espalhou por vários países da Europa e da Ásia e, talvez, tenha chegado às Américas nos navios dos descobridores. O nome malária deriva de “mal aire” (“mau ar”, em italiano) e surgiu no século XVIII porque se acreditava que a causa da enfermidade estivesse no ar insalubre de certas regiões pantanosas. Foi só no final do século XIX e começo do século XX que se descobriu que


(A) o parasita é uma bactéria adquirida através de ferimentos na pele em contato com águas contaminadas.
(B) o protozoário causador da doença tem como vetor mosquitos abundantes em regiões de mata e de clima quente e úmido.
(C) o agente causador da doença é um protozoário, adquirido pela ingestão de águas contaminadas, como aquelas de ambiente pantanoso.
(D) a inalação de vírus em suspensão no ar atmosférico é o que causa a doença e não os vapores emanados pelas águas dos pântanos.
(E) o agente causador da doença é um vírus, transmitido pela picada de mosquitos contaminados, que o adquirem nas águas em que se reproduzem.

Em regiões endêmicas para a malária também é frequente a anemia falciforme, doença genética na qual o alelo s apresenta substituição de um aminoácido na cadeia beta da molécula de hemoglobina, provocando uma falcemização (aspecto de foice) das hemácias. Indivíduos heterozigotos para o alelo (Ss) apresentam traço falcêmico e são considerados clinicamente normais. Suponha que a malária, em uma região endêmica, seja erradicada. Nesse novo cenário, espera-se que


(A) a frequência do alelo s diminua e a frequência de indivíduos com traço falcêmico aumente, até que estes se tornem maioria na população.
(B) também haja erradicação do alelo s e da anemia falciforme, uma vez que uma doença só se manifesta na presença da outra.
(C) a frequência do alelo s diminua ao longo das gerações, mantendo-se em baixa frequência devido aos heterozigotos na população.
(D) a frequência dos indivíduos heterozigotos Ss aumente ao longo das gerações, devido à ação da seleção natural.
(E) a frequência do alelo s mantenha-se estável, uma vez que a seleção natural deixou de atuar em consequência da erradicação da malária.

Seis alunos de uma mesma turma tinham sobrenomes que remetiam aos vegetais: Antônio Carlos Pinheiro, Márcio de Oliveira, Rodrigo Samambaia de Castro, Gilberto Barroso Araucária, Manoel Figueira e Fernando Pereira. A professora de Biologia aproveitou esse fato para discutir com os alunos o tema “Origem e relações evolutivas nos grupos vegetais” e pediu que construíssem frases indicando as relações filogenéticas entre os seis alunos, como se estes fossem os vegetais de seus sobrenomes. A frase que apresenta as corretas relações filogenéticas é:


(A) Rodrigo e Gilberto compartilham entre si um ancestral comum mais recente que aquele que Gilberto compartilha com Antônio.
(B) Fernando é mais aparentado a Antônio que a Márcio e o ancestral comum mais recente de ambos também é ancestral de Rodrigo.
(C) O ancestral comum mais recente de Rodrigo e Antônio também é ancestral de Gilberto e Márcio.
(D) Antônio e Manoel formam um grupo natural, pois compartilham um ancestral comum não compartilhado pelos demais.
(E) Fernando, Márcio e Manoel formam um grupo artificial, pois o ancestral comum mais recente desses três alunos também é ancestral de Antônio.

Na anemia falciforme, além das hemácias falcemizadas, há também o comprometimento da função de uma determinada organela citoplasmática em células de diferentes tecidos. Nas figuras, tal organela está indicada pelo número

I - A anemia falciforme é uma doença genética que afeta a hemoglobina, proteína presente nas hemácias responsável pelo transporte de oxigênio.
II - A função comprometida da organela citoplasmática em questão é a síntese de hemoglobina.
III - A organela citoplasmática em questão é a mitocôndria, responsável pela produção de ATP.
IV - A anemia falciforme é uma doença que afeta apenas as hemácias, não comprometendo outras células do organismo.
(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 5
(E) 4

A partir dos dados da figura, assinale a alternativa que contém uma afirmação correta sobre o grupo animal considerado e a temperatura da Terra no período.


(A) Os répteis são animais ectotérmicos, o que justifica terem surgido no período Carbonífero, no qual a temperatura ambiente favorecia as atividades metabólicas de animais ditos de “sangue frio”.
(B) A supremacia dos grandes répteis ao final do Jurássico e Cretáceo coincidiu com períodos nos quais a elevação da temperatura média da Terra permitia que mantivessem intensa atividade metabólica.
(C) A temperatura média crescente da Terra durante o período Permiano se mostrou ideal para o surgimento e a expansão de animais endotérmicos, como os anfíbios, que dominariam o ambiente terrestre.
(D) A manutenção da temperatura corporal constante, mesmo em ambiente frio, foi condição necessária para a expansão dos hominídeos, que teve por consequência a extinção dos grandes répteis.
(E) A diversificação dos mamíferos coincide com períodos de decréscimo da temperatura média da Terra, o que se mostrou adaptativo para animais que tinham dificuldades para controlar a temperatura corporal.

No que se refere à nutrição dos bodes e cabritos, ingerir celulose, como satirizado na tirinha,


(A) é vantajoso, pois, embora os ruminantes não produzam a enzima celulase, as moléculas de celulose são absorvidas graças a adaptações do sistema digestório desses animais.
(B) é inócuo, pois, embora possuam rúmen, esta porção do sistema digestório dos ruminantes apenas armazena o alimento triturado, mas não promove a sua digestão.
(C) é inócuo, pois os mamíferos não digerem a celulose, repondo-a integralmente no ambiente através das fezes.
(D) é vantajoso, pois, embora não secretam enzimas que digiram a celulose, os ruminantes beneficiam-se da ação de bactérias presentes em porções de seu trato digestório.
(E) é vantajoso, pois, assim como os demais ruminantes, esses animais possuem células gástricas que secretam enzimas que digerem a celulose.

Durante o processo de eutrofização ocorre variação em alguns componentes do ecossistema, representados com números na figura. Qual desses componentes é afetado pelo excesso de nitrogênio e fósforo, conforme mencionado no texto?


(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4
(E) 5

Considerando-se o gráfico, é correto afirmar que, durante o processo de eutrofização, (A) a concentração de O2 dissolvido nas águas pode ser representada pela curva 4. (B) a taxa de mortandade de organismos vertebrados pode ser representada pela curva 3. (C) o número de microrganismos aeróbicos pode ser representado pela curva 1. (D) a quantidade de nutrientes disponíveis para os microrganismos pode ser representada pela curva 5. (E) a taxa de mortandade de microrganismos anaeróbicos pode ser representada pela curva 2.


A) a concentração de O2 dissolvido nas águas pode ser representada pela curva 4.
B) a taxa de mortandade de organismos vertebrados pode ser representada pela curva 3.
C) o número de microrganismos aeróbicos pode ser representado pela curva 1.
D) a quantidade de nutrientes disponíveis para os microrganismos pode ser representada pela curva 5.
E) a taxa de mortandade de microrganismos anaeróbicos pode ser representada pela curva 2.

Trata-se de um olho que confere ao portador (A) uma visão normal, uma vez que o ponto focal se situa a meia distância entre a córnea e a retina. (B) uma deficiência visual conhecida por hipermetropia, corrigida com o uso de lentes divergentes que direcionam o ponto focal para a inserção do nervo óptico. (C) uma deficiência visual conhecida por miopia, corrigida com o uso de lentes convergentes que trazem o ponto focal para a córnea. (D) uma deficiência visual conhecida por hipermetropia, corrigida com o uso de lentes convergentes que trazem o ponto focal para o cristalino. (E) uma deficiência visual conhecida por miopia, corrigida com o uso de lentes divergentes que levam o ponto focal para a retina.


A) uma visão normal, uma vez que o ponto focal se situa a meia distância entre a córnea e a retina.
B) uma deficiência visual conhecida por hipermetropia, corrigida com o uso de lentes divergentes que direcionam o ponto focal para a inserção do nervo óptico.
C) uma deficiência visual conhecida por miopia, corrigida com o uso de lentes convergentes que trazem o ponto focal para a córnea.
D) uma deficiência visual conhecida por hipermetropia, corrigida com o uso de lentes convergentes que trazem o ponto focal para o cristalino.
E) uma deficiência visual conhecida por miopia, corrigida com o uso de lentes divergentes que levam o ponto focal para a retina.

Considerando os organismos representados na figura e o ciclo do nitrogênio, é correto afirmar que (A) o consumidor primário converte nitritos em nitratos. (B) o segundo nível trófico converte proteínas em amônia. (C) o produtor converte nitratos em ácidos nucleicos e proteínas. (D) os decompositores convertem N2 atmosférico em amônia. (E) o primeiro nível trófico converte a amônia em nitritos.


A) o consumidor primário converte nitritos em nitratos.
B) o segundo nível trófico converte proteínas em amônia.
C) o produtor converte nitratos em ácidos nucleicos e proteínas.
D) os decompositores convertem N2 atmosférico em amônia.
E) o primeiro nível trófico converte a amônia em nitritos.

O período caracterizado pelo excerto é conhecido como (A) meio mecânico-desenvolvimentista-global. (B) meio técnico-científico-informacional. (C) meio técnico-desenvolvimentista-científico. (D) meio científico-global-informacional. (E) meio técnico-global-desenvolvimentista.


A) meio mecânico-desenvolvimentista-global.
B) meio técnico-científico-informacional.
C) meio técnico-desenvolvimentista-científico.
D) meio científico-global-informacional.
E) meio técnico-global-desenvolvimentista.

A tira faz uma crítica à realidade do nosso país quanto à (A) indiferença às alternativas de deslocamento nas cidades. (B) sinalização viária precarizada. (C) distribuição desigual da renda. (D) deficitária rede de transportes rodoviários. (E) intransigência entre as classes sociais.


A) indiferença às alternativas de deslocamento nas cidades.
B) sinalização viária precarizada.
C) distribuição desigual da renda.
D) deficitária rede de transportes rodoviários.
E) intransigência entre as classes sociais.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A figura mostra um retângulo ABCD, de diagonal AC, e mais dois retângulos, AHJK e AEFG, de diagonais AJ e AF, respectivamente. Sabendo-se que os pontos A, J, F, C estão alinhados, que e , é correto afirmar que a área da região sombreada do quadrilátero JHEF, em cm2, é

O triângulo AJC é congruente ao triângulo FJE.
O triângulo AFB é congruente ao triângulo KJH.
A área do retângulo ABCD é 24 cm².
A área do retângulo AEFG é 12 cm².
A) 9.
B) 6.
C) 7.
D) 5.
E) 8.

Do total de funcionários de uma clínica, 15% são médicos, sendo 20 deles homens, e 20% são enfermeiros, sendo 25% deles mulheres. Dos demais funcionários da clínica, 50% são mulheres. Sabendo-se que o número total de homens dessa clínica corresponde a 60% do total de funcionários, o número de mulheres dessa clínica é

O número total de médicos da clínica é 80.
O número total de enfermeiros da clínica é 100.
O número total de homens da clínica é 120.
O número total de funcionários da clínica é 800.
A) 66.
B) 64.
C) 60.
D) 68.
E) 62.

Em uma progressão geométrica decrescente, de termos ( a1, a2, a3, a4, …), sabe-se que 2 a1 – a2 = 3 a3. A razão dessa progressão é

a1 > 0 e a2 > 0.
a3 > 0 e a4 > 0.
A razão da progressão é menor que 1.
A soma dos quatro primeiros termos da progressão é 2.
A) .
B) .
C) .
D) .
E) .

No polinômio p(x) = x4 – k x2 + tx, com coeficientes reais, a soma de duas de suas raízes, não nulas, é igual a 3. Sabendo-se que k – t = 1, o resto da divisão de p(x) por (x + 1) é

O polinômio p(x) tem quatro raízes reais.
O polinômio p(x) tem duas raízes positivas e duas negativas.
O polinômio p(x) tem duas raízes iguais a 1.
O resto da divisão de p(x) por (x + 1) é igual a 11.
A) 11.
B) 12.
C) – 11.
D) – 12.
E) 13.

A reta r de equação y = – x + 6 contém o centro C de uma circunferência, que tangencia os eixos cartesianos ortogonais, e um ponto P, conforme mostra a figura. Sabendo-se que o ponto P tem abscissa 4, a equação da circunferência de centro P e raio igual à medida do segmento CP é

O ponto C tem coordenadas (3, 3).
O ponto P tem coordenadas (4, 0).
O raio da circunferência é igual a 5.
A equação da circunferência é (x - 4)² + y² = 25.
A) .
B) .
C) .
D) .
E) .

Um copo, na forma de um cone reto com 12 cm de altura e diâmetro da boca igual a 6 cm, contém líquido até a altura de 8 cm, conforme mostra a figura 1. Após serem colocadas nesse copo 3 cerejas, cujo volume de cada uma pode ser calculado através do volume de uma esfera com 2 cm de diâmetro, a altura do líquido dentro do copo teve um aumento h, conforme mostra a figura 2. Utilizando , é correto concluir que a altura h, em cm, é igual a

O volume do líquido no copo antes da colocação das cerejas é 144π/5 cm³.
O volume de cada cereja é 4π/3 cm³.
O volume do líquido no copo após a colocação das cerejas é 144π/5 + 4π cm³.
A altura do líquido no copo após a colocação das cerejas é 8 + 4π/(3π) cm.
A) 1,00.
B) 0,85.
C) 0,95.
D) 0,90.
E) 0,80.

Considerando-se as informações contidas na tabela, as trincas de bases do DNA, do RNA mensageiro e do anticódon do RNA transportador relacionados com essa mutação são, respectivamente,


(A) CAC, GUG e CAC.
(B) GUG, CAC e GUG.
(C) GAG, CUC e GTG.
(D) CTC, GAG e CTC.
(E) CTC, GAG e CUC.

Leia o texto e assinale a alternativa que o complementa com as informações corretas.
Provavelmente, a malária surgiu no continente africano. De lá se espalhou por vários países da Europa e da Ásia e, talvez, tenha chegado às Américas nos navios dos descobridores. O nome malária deriva de “mal aire” (“mau ar”, em italiano) e surgiu no século XVIII porque se acreditava que a causa da enfermidade estivesse no ar insalubre de certas regiões pantanosas. Foi só no final do século XIX e começo do século XX que se descobriu que


(A) o parasita é uma bactéria adquirida através de ferimentos na pele em contato com águas contaminadas.
(B) o protozoário causador da doença tem como vetor mosquitos abundantes em regiões de mata e de clima quente e úmido.
(C) o agente causador da doença é um protozoário, adquirido pela ingestão de águas contaminadas, como aquelas de ambiente pantanoso.
(D) a inalação de vírus em suspensão no ar atmosférico é o que causa a doença e não os vapores emanados pelas águas dos pântanos.
(E) o agente causador da doença é um vírus, transmitido pela picada de mosquitos contaminados, que o adquirem nas águas em que se reproduzem.

Em regiões endêmicas para a malária também é frequente a anemia falciforme, doença genética na qual o alelo s apresenta substituição de um aminoácido na cadeia beta da molécula de hemoglobina, provocando uma falcemização (aspecto de foice) das hemácias. Indivíduos heterozigotos para o alelo (Ss) apresentam traço falcêmico e são considerados clinicamente normais. Suponha que a malária, em uma região endêmica, seja erradicada. Nesse novo cenário, espera-se que


(A) a frequência do alelo s diminua e a frequência de indivíduos com traço falcêmico aumente, até que estes se tornem maioria na população.
(B) também haja erradicação do alelo s e da anemia falciforme, uma vez que uma doença só se manifesta na presença da outra.
(C) a frequência do alelo s diminua ao longo das gerações, mantendo-se em baixa frequência devido aos heterozigotos na população.
(D) a frequência dos indivíduos heterozigotos Ss aumente ao longo das gerações, devido à ação da seleção natural.
(E) a frequência do alelo s mantenha-se estável, uma vez que a seleção natural deixou de atuar em consequência da erradicação da malária.

Seis alunos de uma mesma turma tinham sobrenomes que remetiam aos vegetais: Antônio Carlos Pinheiro, Márcio de Oliveira, Rodrigo Samambaia de Castro, Gilberto Barroso Araucária, Manoel Figueira e Fernando Pereira. A professora de Biologia aproveitou esse fato para discutir com os alunos o tema “Origem e relações evolutivas nos grupos vegetais” e pediu que construíssem frases indicando as relações filogenéticas entre os seis alunos, como se estes fossem os vegetais de seus sobrenomes. A frase que apresenta as corretas relações filogenéticas é:


(A) Rodrigo e Gilberto compartilham entre si um ancestral comum mais recente que aquele que Gilberto compartilha com Antônio.
(B) Fernando é mais aparentado a Antônio que a Márcio e o ancestral comum mais recente de ambos também é ancestral de Rodrigo.
(C) O ancestral comum mais recente de Rodrigo e Antônio também é ancestral de Gilberto e Márcio.
(D) Antônio e Manoel formam um grupo natural, pois compartilham um ancestral comum não compartilhado pelos demais.
(E) Fernando, Márcio e Manoel formam um grupo artificial, pois o ancestral comum mais recente desses três alunos também é ancestral de Antônio.

Na anemia falciforme, além das hemácias falcemizadas, há também o comprometimento da função de uma determinada organela citoplasmática em células de diferentes tecidos. Nas figuras, tal organela está indicada pelo número

I - A anemia falciforme é uma doença genética que afeta a hemoglobina, proteína presente nas hemácias responsável pelo transporte de oxigênio.
II - A função comprometida da organela citoplasmática em questão é a síntese de hemoglobina.
III - A organela citoplasmática em questão é a mitocôndria, responsável pela produção de ATP.
IV - A anemia falciforme é uma doença que afeta apenas as hemácias, não comprometendo outras células do organismo.
(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 5
(E) 4

A partir dos dados da figura, assinale a alternativa que contém uma afirmação correta sobre o grupo animal considerado e a temperatura da Terra no período.


(A) Os répteis são animais ectotérmicos, o que justifica terem surgido no período Carbonífero, no qual a temperatura ambiente favorecia as atividades metabólicas de animais ditos de “sangue frio”.
(B) A supremacia dos grandes répteis ao final do Jurássico e Cretáceo coincidiu com períodos nos quais a elevação da temperatura média da Terra permitia que mantivessem intensa atividade metabólica.
(C) A temperatura média crescente da Terra durante o período Permiano se mostrou ideal para o surgimento e a expansão de animais endotérmicos, como os anfíbios, que dominariam o ambiente terrestre.
(D) A manutenção da temperatura corporal constante, mesmo em ambiente frio, foi condição necessária para a expansão dos hominídeos, que teve por consequência a extinção dos grandes répteis.
(E) A diversificação dos mamíferos coincide com períodos de decréscimo da temperatura média da Terra, o que se mostrou adaptativo para animais que tinham dificuldades para controlar a temperatura corporal.

No que se refere à nutrição dos bodes e cabritos, ingerir celulose, como satirizado na tirinha,


(A) é vantajoso, pois, embora os ruminantes não produzam a enzima celulase, as moléculas de celulose são absorvidas graças a adaptações do sistema digestório desses animais.
(B) é inócuo, pois, embora possuam rúmen, esta porção do sistema digestório dos ruminantes apenas armazena o alimento triturado, mas não promove a sua digestão.
(C) é inócuo, pois os mamíferos não digerem a celulose, repondo-a integralmente no ambiente através das fezes.
(D) é vantajoso, pois, embora não secretam enzimas que digiram a celulose, os ruminantes beneficiam-se da ação de bactérias presentes em porções de seu trato digestório.
(E) é vantajoso, pois, assim como os demais ruminantes, esses animais possuem células gástricas que secretam enzimas que digerem a celulose.

Durante o processo de eutrofização ocorre variação em alguns componentes do ecossistema, representados com números na figura. Qual desses componentes é afetado pelo excesso de nitrogênio e fósforo, conforme mencionado no texto?


(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4
(E) 5

Considerando-se o gráfico, é correto afirmar que, durante o processo de eutrofização, (A) a concentração de O2 dissolvido nas águas pode ser representada pela curva 4. (B) a taxa de mortandade de organismos vertebrados pode ser representada pela curva 3. (C) o número de microrganismos aeróbicos pode ser representado pela curva 1. (D) a quantidade de nutrientes disponíveis para os microrganismos pode ser representada pela curva 5. (E) a taxa de mortandade de microrganismos anaeróbicos pode ser representada pela curva 2.


A) a concentração de O2 dissolvido nas águas pode ser representada pela curva 4.
B) a taxa de mortandade de organismos vertebrados pode ser representada pela curva 3.
C) o número de microrganismos aeróbicos pode ser representado pela curva 1.
D) a quantidade de nutrientes disponíveis para os microrganismos pode ser representada pela curva 5.
E) a taxa de mortandade de microrganismos anaeróbicos pode ser representada pela curva 2.

Trata-se de um olho que confere ao portador (A) uma visão normal, uma vez que o ponto focal se situa a meia distância entre a córnea e a retina. (B) uma deficiência visual conhecida por hipermetropia, corrigida com o uso de lentes divergentes que direcionam o ponto focal para a inserção do nervo óptico. (C) uma deficiência visual conhecida por miopia, corrigida com o uso de lentes convergentes que trazem o ponto focal para a córnea. (D) uma deficiência visual conhecida por hipermetropia, corrigida com o uso de lentes convergentes que trazem o ponto focal para o cristalino. (E) uma deficiência visual conhecida por miopia, corrigida com o uso de lentes divergentes que levam o ponto focal para a retina.


A) uma visão normal, uma vez que o ponto focal se situa a meia distância entre a córnea e a retina.
B) uma deficiência visual conhecida por hipermetropia, corrigida com o uso de lentes divergentes que direcionam o ponto focal para a inserção do nervo óptico.
C) uma deficiência visual conhecida por miopia, corrigida com o uso de lentes convergentes que trazem o ponto focal para a córnea.
D) uma deficiência visual conhecida por hipermetropia, corrigida com o uso de lentes convergentes que trazem o ponto focal para o cristalino.
E) uma deficiência visual conhecida por miopia, corrigida com o uso de lentes divergentes que levam o ponto focal para a retina.

Considerando os organismos representados na figura e o ciclo do nitrogênio, é correto afirmar que (A) o consumidor primário converte nitritos em nitratos. (B) o segundo nível trófico converte proteínas em amônia. (C) o produtor converte nitratos em ácidos nucleicos e proteínas. (D) os decompositores convertem N2 atmosférico em amônia. (E) o primeiro nível trófico converte a amônia em nitritos.


A) o consumidor primário converte nitritos em nitratos.
B) o segundo nível trófico converte proteínas em amônia.
C) o produtor converte nitratos em ácidos nucleicos e proteínas.
D) os decompositores convertem N2 atmosférico em amônia.
E) o primeiro nível trófico converte a amônia em nitritos.

O período caracterizado pelo excerto é conhecido como (A) meio mecânico-desenvolvimentista-global. (B) meio técnico-científico-informacional. (C) meio técnico-desenvolvimentista-científico. (D) meio científico-global-informacional. (E) meio técnico-global-desenvolvimentista.


A) meio mecânico-desenvolvimentista-global.
B) meio técnico-científico-informacional.
C) meio técnico-desenvolvimentista-científico.
D) meio científico-global-informacional.
E) meio técnico-global-desenvolvimentista.

A tira faz uma crítica à realidade do nosso país quanto à (A) indiferença às alternativas de deslocamento nas cidades. (B) sinalização viária precarizada. (C) distribuição desigual da renda. (D) deficitária rede de transportes rodoviários. (E) intransigência entre as classes sociais.


A) indiferença às alternativas de deslocamento nas cidades.
B) sinalização viária precarizada.
C) distribuição desigual da renda.
D) deficitária rede de transportes rodoviários.
E) intransigência entre as classes sociais.

Prévia do material em texto

Confira seus dados impressos na capa e na última folha deste caderno, a qual é destinada à realização do texto 
definitivo de sua redação.
 Assine com caneta de tinta azul ou preta a Folha de Respostas e a Folha de Redação apenas nos locais indicados.
 Esta prova contém 70 questões objetivas e uma proposta de redação, que deverá ser redigida com caneta de tinta 
azul ou preta na Folha de Redação, no espaço destinado ao texto definitivo.
 Para cada questão, o candidato deverá assinalar apenas uma alternativa na Folha de Respostas, utilizando caneta 
de tinta azul ou preta.
 Encontra-se neste caderno a Classificação Periódica, a qual, a critério do candidato, poderá ser útil para a 
resolução de questões.
 Esta prova terá duração total de 4h30 e o candidato somente poderá sair do prédio depois de transcorridas 
3h30, contadas a partir do início da prova.
 Os últimos três candidatos da sala deverão se retirar juntos.
 Ao final da prova, antes de sair da sala, entregue ao fiscal a Folha de Respostas, a Folha de Redação e o Caderno 
de Questões.
05.12.2015
Nome do candidato
Prédio Sala Carteira Inscrição
processo seletivo medicina | 1o semestre de 2016
001. prova de conhecimentos Gerais e redação
2feas1401 | 001-ConhecGerais
4feas1401 | 001-ConhecGerais
 06 
Num sistema de coordenadas cartesianas ortogonais, os pon -
tos P e Q, ambos de abscissa 5, pertencem, respectivamente, 
aos gráficos das funções definidas por f(x) = log2(x + a) 
e , com a e b números reais, conforme mostra 
o gráfico.
Utilizando log102 = 0,30 e log103 = 0,48, a distância aproxi-
mada entre os pontos P e Q é
(A) 4,9.
(B) 4,6.
(C) 4,1.
(D) 4,3.
(E) 5,2.
questão 04 
A figura mostra um retângulo ABCD, de diagonal AC, e mais 
dois retângulos, AHJK e AEFG, de diagonais AJ e AF, res-
pecti vamente.
Sabendo-se que os pontos A, J, F, C estão alinhados, que 
 e , é correto afirmar que a área da região 
sombreada do quadrilátero JHEF, em cm2, é
(A) 9.
(B) 6.
(C) 7.
(D) 5.
(E) 8.
 05 
Do total de funcionários de uma clínica, 15% são médicos, 
sendo 20 deles homens, e 20% são enfermeiros, sendo 25% 
deles mulheres. Dos demais funcionários da clínica, 50% são 
mulheres. Sabendo-se que o número total de homens dessa 
clínica corresponde a 60% do total de funcionários, o número 
de mulheres dessa clínica é
(A) 66.
(B) 64.
(C) 60.
(D) 68.
(E) 62.
questão
questão
5 feas1401 | 001-ConhecGerais
 09 
Em uma progressão geométrica decrescente, de termos 
( a1, a2, a3, a4, …), sabe-se que 2 a1 – a2 = 3 a3. A razão 
dess a progressão é
(A) 
(B) 
(C) 
(D) 
(E) 
 10 
No polinômio p(x) = x4 – k x2 + tx, com coeficientes reais, a 
soma de duas de suas raízes, não nulas, é igual a 3. Saben-
do-se que k – t = 1, o resto da divisão de p(x) por (x + 1) é
(A) 11.
(B) 12.
(C) – 11.
(D) – 12.
(E) 13.
questão
questão
 07 
A reta r de equação y = – x + 6 contém o centro C de uma cir-
cunferência, que tangencia os eixos cartesianos ortogonais, 
e um ponto P, conforme mostra a figura.
Sabendo-se que o ponto P tem abscissa 4, a equação da 
circunferência de centro P e raio igual à medida do segmento 
CP é
(A) 
(B) 
(C) 
(D) 
(E) 
 08 
Um copo, na forma de um cone reto com 12 cm de altura e 
diâmetro da boca igual a 6 cm, contém líquido até a altura 
de 8 cm, conforme mostra a figura 1. Após serem colocadas 
nesse copo 3 cerejas, cujo volume de cada uma pode ser 
calculado através do volume de uma esfera com 2 cm de 
diâmetro, a altura do líquido dentro do copo teve um aumento 
h, conforme mostra a figura 2.
Utilizando , é correto concluir que a altura h, em cm, 
é igual a
(A) 1,00.
(B) 0,85.
(C) 0,95.
(D) 0,90.
(E) 0,80.
questão
questão
6feas1401 | 001-ConhecGerais
 13 
A tabela apresenta o código genético, com os códons e os 
seus aminoácidos correspondentes.
Na anemia falciforme, ocorre a substituição de um aminoá-
cido na cadeia beta da hemoglobina: na posição seis, o ácido 
glutâmico é substituído pela valina. Essa substituição altera a 
conformação tridimensional da molécula.
Considerando-se as informações contidas na tabela, as trin-
cas de b ases do DNA, do RNA mensageiro e do anticódon 
do RNA transportador relacionados com essa mutação são, 
res pecti vamente,
(A) CAC, GUG e CAC.
(B) GUG, CAC e GUG.
(C) GAG, CUC e GTG.
(D) CTC, GAG e CTC.
(E) CTC, GAG e CUC.
questão 11 
Leia o texto e assinale a alternativa que o complementa com 
as informações corretas.
Provavelmente, a malária surgiu no continente africano. 
De lá se espalhou por vários países da Europa e da Ásia e, 
talvez, tenha chegado às Américas nos navios dos desco-
bridores. O nome malária deriva de “mal aire” (“mau ar”, em 
italiano) e surgiu no século XVIII porque se acreditava que 
a causa da enfermidade estivesse no ar insalubre de certas 
regiões pantanosas. Foi só no final do século XIX e começo 
do século XX que se descobriu que
(http://drauziovarella.com.br. Adaptado.)
(A) o parasita é uma bactéria adquirida através de ferimentos 
na pele em contato com águas contaminadas.
(B) o proto zoário causador da doença tem como vetor mos-
quitos abundantes em regiões de mata e de clima quente 
e úmido.
(C) o agente causador da doença é um protozoário, adquiri-
do pela ingestão de águas contaminadas, como aquelas 
de ambiente pantanoso.
(D) a inalação de vírus em suspensão no ar atmosférico é o 
que causa a doença e não os vapores emanados pelas 
águas dos pântanos.
(E) o agente causador da doença é um vírus, transmitido 
pela picada de mosquitos contaminados, que o adquirem 
nas águas em que se reproduzem.
 12 
Em regiões endêmicas para a malária também é frequent e 
a anemia falciforme, doença genética na qual o alelo s apre-
senta substituição de um aminoácido na cadeia beta da 
m olécula de hemoglobina, provocando uma falcemização 
(aspecto de foice) das hemácias. Indivíduos heterozigotos 
para o alelo (Ss) apresentam traço falcêmico e são conside-
rados clinicamente normais.
Suponha que a malária, em uma região endêmica, seja 
e rradicada. Nesse novo cenário, espera-se que
(A) a frequência do alelo s diminua e a frequência de indi-
víduos com traço falcêmico aumente, até que estes se 
tornem maioria na população.
(B) também haja erradicação do alelo s e da anemia falci-
forme, uma vez que uma doença só se manifesta na pre-
sença da outra.
(C) a frequência do alelo s diminua ao longo das gerações, 
mantendo-se em baixa frequência devido aos hetero-
zigotos na população.
(D) a frequência dos indivíduos heterozigotos Ss aumente ao 
longo das gerações, devido à ação da seleção natural.
(E) a frequência do alelo s mantenha-se estável, uma vez 
que a seleção natural deixou de atuar em consequência 
da erradicação da malária.
questão
questão
7 feas1401 | 001-ConhecGerais
 15 
Seis alunos de uma mesma turma tinham sobrenomes que 
remetiam aos vegetais:
Antônio Carlos Pinheiro, Márcio de Oliveira, Rodrigo Samam-
baia de Castro, Gilberto Barroso Araucária, Manoel Figueira 
e Fernando Pereira.
A professora de Biologia aproveitou esse fato para discutir 
com os alunos o tema “Origem e relações evolutivas nos 
grupos vegetais” e pediu que construíssem frases indicando 
as relações filogenéticas entre os seis alunos, como se estes 
fossem os vegetais de seus sobrenomes.
A frase que apresenta as corretas relações filogenéticas é:
(A) Rodrigo e Gilberto compartilham entre si um ancestral 
c omum mais recente que aquele que Gilberto compar-
tilha com Antônio.
(B) Fernando é mais aparentado a Antônio que a Márcio e 
o ancestral comum mais recente de ambos também é 
a ncestral de Rodrigo.
(C) O ancestral comum mais recente de Rodrigo e Antônio 
também é ancestral de Gilberto e Márcio.
(D) Antônio e Manoel formam um grupo natural, pois com-
partilham um ancestral comum não compartilhado pelos 
demais.
(E) Fernando, Márcio e Manoel formam um grupo artificial, 
pois o ancestral comum mais recente desses três alunos 
também é ancestral de Antônio.
questão 14 
A figura 1 apresenta afotomicrografia de uma célula human a, 
na qual algumas organelas citoplasmáticas estão indica-
das com números. Na figura 2, as mesmas organelas estão 
r epresentadas esquematicamente.
(http://myibbiology.blogspot.com.br. (http://infoescola.com.br. 
Adaptado.) Adaptado.)
Na anemia falciforme, além das hemácias falcemizadas, há 
também o comprometimento da função de uma determinad a 
organela citoplasmática em células de diferentes tecidos. 
Nas figuras, tal organela está indi cada pelo número
(A) 1, na qual ocorre deficiência na produção de ATP devido 
ao baixo aporte de oxigênio para a célula.
(B) 2, na qual a síntese de hemoglobina é prejudicada devido 
ao baixo aporte de ferro para a célula.
(C) 3, na qual um distúrbio no transporte ativo de íons hidro-
gênio e cloro resulta em modificação do pH no interior da 
organela, comprometendo sua função heterofágica.
(D) 5, na qual a formação de ligações fosfato entre os 
n ucleosídeos é comprometida devido ao baixo aporte de 
fósforo, prejudicando a transcrição de ácidos nucleicos.
(E) 4, na qual deixa de haver a síntese de carboidratos devi-
do ao não suprimento de carbono para a célula.
questão
8feas1401 | 001-ConhecGerais
 17 
A figura apresenta a origem dos grandes grupos de seres 
vivos e, indicado pela linha vermelha, uma estimativa da 
v ariação da temperatura da Terra desde o período Cambrian o.
(http://cienprof8.blogspot.com.br e 
http://professorrubens.blogspot.com.br. Adaptado.)
A partir dos dados da figura, assinale a alternativa que con-
tém uma afirmação correta sobre o grupo animal considerado 
e a temperatura da Terra no período.
(A) Os répteis são animais ectotérmicos, o que justifica terem 
surgido no período Carbonífero, no qual a temperatura 
ambiente favorecia as atividades metabólicas de animais 
ditos de “sangue frio”.
(B) A supremacia dos grandes répteis ao final do Jurássico e 
Cretáceo coincidiu com períodos nos quais a elevação da 
temperatura média da Terra permitia que mantivessem 
intensa atividade metabólica.
(C) A temperatura média crescente da Terra durante o perío-
do Permiano se mostrou ideal para o surgimento e a 
e xpansão de animais endotérmicos, como os anfíbios, 
que dominariam o ambiente terrestre.
(D) A manutenção da temperatura corporal constante, mes-
mo em ambiente frio, foi condição necessária para a 
e xpansão dos hominídeos, que teve por consequência a 
extinção dos grandes répteis.
(E) A diversificação dos mamíferos coincide com períodos 
de decréscimo da temperatura média da Terra, o que se 
mostrou adaptativo para animais que tinham dificuldades 
para controlar a temperatura corporal.
questão 16 
Observe a tirinha de Fernando Gonsales.
No que se refere à nutrição dos bodes e cabritos, ingerir 
c elulose, como satirizado na tirinha,
(A) é vantajoso, pois, embora os ruminantes não produzam 
a enzima celulase, as moléculas de celulose são absor-
vidas graças a adaptações do sistema digestório desses 
animais.
(B) é inócuo, pois, embora possuam rúmen, esta porção do 
sistema digestório dos ruminantes apenas armazena o 
alimento triturado, mas não promove a sua digestão.
(C) é inócuo, pois os mamíferos não digerem a celulose, 
repondo-a integralmente no ambiente através das fezes.
(D) é vantajoso, pois, embora não secretem enzimas que 
digiram a celulose, os ruminantes beneficiam-se da 
ação de bactérias presentes em porções de seu trato 
digestório.
(E) é vantajoso, pois, assim como os demais ruminantes, 
e sses animais possuem células gástricas que secretam 
enzimas que digerem a celulose.
questão
9 feas1401 | 001-ConhecGerais
 20 
A influência humana na qualidade de água de 
mananciais urbanos
Os dados mostraram grande influência antrópica no rio 
Água da Porca, local onde foram detectadas quantidades 
significativas de nitrogênio e fósforo; também foram obser-
vados processos de eutrofização ao longo do rio, indicando 
entrada excessiva de matéria orgânica.
(www.unesp.br, 18.03.2013. Adaptado.)
Durante o processo de eutrofização ocorre variação em 
a lguns componentes do ecossistema, representada pelas 
curvas do gráfico.
Considerando-se o gráfico, é correto afirmar que, durante o 
processo de eutrofização,
(A) a concentração de O2 dissolvido nas águas pode ser 
r epresentada pela curva 4.
(B) a taxa de mortandade de organismos vertebrados pode 
ser representada pela curva 3.
(C) o número de microrganismos aeróbicos pode ser repre-
sentado pela curva 1.
(D) a quantidade de nutrientes disponíveis para os microrga-
nismos pode ser representada pela curva 5.
(E) a taxa de mortandade de microrganismos anaeróbicos 
pode ser representada pela curva 2.
questão 18 
A figura representa o olho humano e a formação do ponto 
focal a partir dos raios de luz que atravessam o cristalino.
(http://coopervision.pt. Adaptado.)
Trata-se de um olho que confere ao portador
(A) uma visão normal, uma vez que o ponto focal se situa a 
meia distância entre a córnea e a retina.
(B) uma deficiência visual conhecida por hipermetropia, cor-
rigida com o uso de lentes divergentes que direcionam o 
ponto focal para a inserção do nervo óptico.
(C) uma deficiência visual conhecida por miopia, corrigida 
com o uso de lentes convergentes que trazem o ponto 
focal para a córnea.
(D) uma deficiência visual conhecida por hipermetropia, cor-
rigida com o uso de lentes convergentes que trazem o 
ponto focal para o cristalino.
(E) uma deficiência visual conhecida por miopia, corrigida 
com o uso de lentes divergentes que levam o ponto focal 
para a retina.
 19 
Examine a cadeia alimentar.
(http://faqbio.blogspot.com.br. Adaptado.)
Considerando os organismos representados na figura e o 
c iclo do nitrogênio, é correto afirmar que
(A) o consumidor primário converte nitritos em nitratos.
(B) o segundo nível trófico converte proteínas em amônia.
(C) o produtor converte nitratos em ácidos nucleicos e pro-
teínas.
(D) os decompositores convertem N2 atmosférico em amônia.
(E) o primeiro nível trófico converte a amônia em nitritos.
questão
questão
10feas1401 | 001-ConhecGerais
 24 
Intemperismo é o conjunto de processos físicos, químicos e 
biológicos que produzem desagregação e alteração na com-
posição química e mineralógica das rochas e tem como con-
sequência
(A) o aumento da temperatura global.
(B) a formação do solo.
(C) a degradação das matas.
(D) o processo de desertificação.
(E) o diastrofismo da crosta terrestre.
 25 
Os biocombustíveis são fontes de energias renováveis 
oriundas de produtos vegetais ou animais. Por emitirem 
menos poluição, sua utilização no Brasil está sendo muito 
discutida por se tratar de uma alternativa aos combustíveis 
fósseis. Entretanto, existem opositores a sua utilização em 
larga escala, pois
(A) a mão de obra utilizada para produção da matéria-prima 
do biocombustível é muito cara, o que encareceria o pro-
duto e o tornaria inacessível à população.
(B) os problemas da balança comercial brasileira seriam 
r eforçados pela exclusiva importação de vegetais e plan-
tas oleaginosas para atender à nova demanda.
(C) a produção do biocombustível no Brasil incentivaria a 
e xpansão da monocultura, reduzindo as áreas destina-
das aos cultivos alimentares.
(D) o valor de produção do biocombustível é muito elevado 
em relação à produção do petróleo, o que provocaria 
uma elevação demasiada da inflação nacional.
(E) a fronteira agrícola teria seus limites retraídos, resultado 
da adoção de cultivos rudimentares para a produção de 
biocombustíveis de baixo valor agregado.
questão
questãoquestão
 21 
Podemos então falar de uma cientifização e de uma 
tecni cização da paisagem. Por outro lado, a informação não 
apenas está presente nas coisas, nos objetos técnicos, que 
formam o espaço, como ela é necessária à ação realizada 
sobre e ssas coisas. A informação é o vetor fundamental do 
pro cesso s ocial e os territórios são, deste modo, equipados 
para facilitar a sua circulação.
(Milton Santos. A natureza do espaço,2006.)
O período caracterizado pelo excerto é conhecido como
(A) meio mecânico-desenvolvimentista-global.
(B) meio técnico-científico-informacional.
(C) meio técnico-desenvolvimentista-científico.
(D) meio científico-global-informacional.
(E) meio técnico-global-desenvolvimentista.
 22 
Examine a tira do cartunista Laerte.
(www.uol.com.br)
A tira faz uma crítica à realidade do nosso país quanto à
(A) indiferença às alternativas de deslocamento nas cidades.
(B) sinalização viária precarizada.
(C) distribuição desigual da renda.
(D) deficitária rede de transportes rodoviários.
(E) intransigência entre as classes sociais.
 23 
Para escoar esta produção, é preciso construir um port o 
cercado de mar por todos os lados, no meio do Oceano 
Atlântico. É o Porto-Ilha, uma ilha fincada em alto-mar, a 
14 quilômetros da costa.
(http://g1.globo.com)
O excerto apresenta características da distribuição de um 
bem alimentício cujo estado produtor é responsável por 95% 
do consumo brasileiro, a saber:
(A) o cacau, na Bahia.
(B) a soja, no Mato Grosso.
(C) a cana-de-açúcar, em São Paulo.
(D) o sal, no Rio Grande do Norte.
(E) o café, em Minas Gerais.
questão
questãoquestão
questão
11 feas1401 | 001-ConhecGerais
 26 
Vanderlei participou da Corrida Internacional de São Silvestre 
e manteve durante todo percurso, que é de 15 km, a veloci-
dade constante de 10 km/h. Como largou entre a multidão 
que participa da corrida, quando Vanderlei passou pela linha 
de largada, o atleta que venceu a corrida já estava correndo 
há 21 minutos e desenvolveu durante todo o percurso a velo-
cidade constante de 20 km/h.
Quando o atleta que venceu a prova cruzou a linha de che-
gada, a distância, em quilômetros, que Vanderlei havia cor-
rido após passar pela linha de largada era de
(A) 6,0.
(B) 4,0.
(C) 5,0.
(D) 7,0.
(E) 3,0.
 27 
Em uma bicicleta, a propulsão se dá por meio do pedal que é 
acoplado à coroa. Esta, por meio de uma corrente, é conecta-
da à catraca, que é presa à roda, como mostra a figura.
(www.pt.wikipedia.org. Adaptado.)
Os raios da coroa, da catraca e da roda são, respectiva-
mente, 15 cm, 5 cm e 30 cm, e nas conexões entre esses 
elementos não ocorrem deslizamentos.
Considerando que a roda não deslize ao girar sobre o solo, 
quando o ciclista dá uma volta completa com o pedal, a dis-
tância, em centímetros, que a bicicleta percorre é
(A) 180 π.
(B) 90 π.
(C) 2 250 π.
(D) 20 π.
(E) 600 π.
questão
questão
 28 
Em uma exposição, um quadro homogêneo de peso 240 N 
deve ser preso ao teto por dois fios idênticos que formam um 
ângulo θ com a vertical, como mostra a figura.
Se os fios suportam, sem romper, uma tração máxima 
de 160 N cada um, o máximo valor que o ângulo θ pode 
a ssumir nessa situação é tal que
(A) sen θ = 0,75.
(B) sen θ = 0,50.
(C) cos θ = 0,75.
(D) cos θ = 0,25.
(E) sen θ = 0,25.
 29 
Uma criança lança uma bola com velocidade inicial vo = 8,0 m/s, 
inclinada em relação à horizontal, como mostra a figura.
(www.estadualcaminhosdosaber.blogspot.com.br. Adaptado.)
Sabendo que o ponto mais alto que a bola atingiu está 2,0 m 
acima da horizontal do ponto de lançamento, desprezando a 
resistência do ar e considerando g = 10 m/s2, a velocidade da 
bola, em m/s, no ponto mais alto da trajetória é próxima de
(A) 6,4.
(B) 2,4.
(C) zero.
(D) 1,2.
(E) 4,9.
questão
questão
12feas1401 | 001-ConhecGerais
 32 
Quatro raios de luz monocromática, que se propagam no ar, 
incidem perpendicularmente às faces de um prisma, cujo 
m aterial tem índice de refração absoluto igual a , como 
mostra a figura.
Considere o índice de refração absoluto do ar igual a 1 e os 
valores fornecidos na tabela.
ângulo 30º 45º 60º
seno
Os raios que sofrerão reflexão total na primeira face em que 
incidirem após penetrarem no prisma são
(A) 1 e 3.
(B) 1 e 2.
(C) 3 e 4.
(D) 2 e 3.
(E) 1 e 4.
questão 30 
O gráfico mostra o aumento de temperatura de 450 g de 
água, em função do tempo, enquanto recebe de uma fonte 
4 000 cal/min.
Considerando que o calor específico da água é constante 
na faixa de temperatura especificada e vale 1,0 cal/g · oC, a 
quantidade de calor, em calorias, perdida para o ambiente 
durante os 8,0 minutos de aquecimento foi de
(A) 6 000.
(B) 4 000.
(C) 5 000.
(D) 3 000.
(E) 7 000.
 31 
A figura mostra, vistas de cima, as cristas de uma onda que 
se propaga na superfície de um líquido em três diferentes 
instantes, indicados na figura.
Se a velocidade de propagação dessa onda é de 20 cm/s, 
seu comprimento de onda, em centímetros, é igual a
(A) 10,0.
(B) 4,0.
(C) 5,0.
(D) 2,0.
(E) 8,0.
questão
questão
13 feas1401 | 001-ConhecGerais
 34 
O resistor de um chuveiro elétrico, popularmente conhe-
cido como resistência, é constituído de um fio condutor com 
e spessura constante, enrolado em forma de espira e dividido 
em dois segmentos, tal que o comprimento do segmento AB 
é o dobro do comprimento do segmento BC, como mostra a 
figura.
(www.casa.abril.com.br. Adaptado.)
Utilizam-se os terminais A e B para obter o maior aqueci-
mento da água e os terminais A e C para obter água morna. 
Em ambos os casos, o resistor é submetido à mesma dife-
rença de potencial.
Denominando de PI e PV as potências dissipadas pelo resis-
tor do chuveiro quando são utilizados os segmentos AB e 
AC, respectivamente, é correto afirmar que
(A) 
(B) 
(C) 
(D) 
(E) 
 35 
A figura mostra dois fios condutores, F1 e F2, muito longos e 
perpendiculares ao plano do papel, percorridos por correntes 
elétricas de mesma intensidade i, com sentido para fora da 
folha, e os pontos P e Q, equidistantes dos fios.
As setas que representam corretamente as direções e sen-
tidos dos vetores indução magnética resultantes nos pontos 
P e Q devido às correntes elétricas nos fios F1 e F2 são, res-
pectivamente,
(A) 
(B) 
(C) 
(D) 
(E) 
questão
questão
 33 
A tabela mostra as cargas e as massas de três partículas de 
dimensões desprezíveis X, Y e Z.
partícula X Y Z
carga + q + q – 2 q
massa m 2 m 2 m
Essas partículas são lançadas em uma região onde existe 
um campo elétrico uniforme, no vácuo, todas com a mesma 
velocidade v, perpendicularmente às linhas do campo, como 
mostra a figura.
Desprezando a ação do campo gravitacional, as trajetórias 
descritas pelas partículas, após penetrarem na região do 
campo elétrico, estão corretamente representadas em
(A) 
(B) 
(C) 
(D) 
(E) 
questão
14feas1401 | 001-ConhecGerais
 38 
A Independência da América espanhola é um fato ambí-
guo e de difícil interpretação porque, uma vez mais, as ideias 
mascaram a realidade no lugar de desnudá-la ou expressá-la. 
Os grupos e classes que realizam a Independência na América 
do Sul pertenciam à aristocracia feudal nativa; eram os des-
cendentes dos colonos espanhóis, colocados em situação de 
inferioridade frente aos peninsulares.
(Octavio Paz. O labirinto da solidão, 1999. Adaptado.)
Pode-se depreender do argumento contido no excerto que 
as independências das colônias espanholas da América 
implicaram
(A) a aliança das elites nativas em escala continental com o 
objetivo de unificar em um só Estado as antigas colônias.
(B) a criação de uma sociedade moderna por forças sociais 
nascidas durante o movimento de emancipação.
(C) a manutenção da estrutura social e do estatuto da pro-
priedade constituídos no período colonial.
(D) a aplicação nos novos estados independentes do pro-
grama liberal e revolucionário do socialismo europeu.
(E) a permanência do pacto colonial, o monopólio do comér-
cio exterior das novas nações pela burguesia da metró-
pole.
 39 
A renúncia à presidência da República por Jânio Quadros, 
em 25 de agosto de 1961, precipitou o país em uma grave cri-
se política. Os ministros militares e os setores políticos mais 
conservadores eram, então, contrários à posse do vice-presi-
dente eleito, João Goulart. O desfecho e, em certa medida, a 
solução do impasse político implicou
(A) a cassação de parlamentares que fossem consideradosconiventes com os movimentos de rebeldia nas forças 
armadas.
(B) a convocação de uma Assembleia Constituinte que 
d everia restabelecer o equilíbrio entre os três poderes 
republicanos.
(C) a reforma política que limitou o número de partidos a 
duas grandes agremiações, o Partido Social Democrático 
e a União Democrática Nacional.
(D) a extinção dos sindicatos de trabalhadores que estives-
sem sob o controle de militantes do Partido Comunista 
Brasileiro.
(E) a aprovação pelo Congresso de uma emenda consti-
tucional que estabelecia no Brasil o regime parlamen-
tarista.
questão
questãoquestão
 36 
No século XIII, o bispo de Roma, cercado pelos seus 
cardeais, domina todos os demais bispos. Sucessor de 
São Pedro, herdeiro de Constantino, o papa busca o poder 
universal; ele se proclama juiz supremo de todos os prínci-
pes da Terra. Ele é o chefe incontestado dessa formação 
política que se tornou a Igreja, sustentada por um código, 
uma hierarquia de tribunais, por agentes de cultura elevad a, 
espalha dos por todos os lugares, por um sistema fiscal cada 
vez mais eficiente, por uma rede de paróquias que alcanç a 
toda a cristandade e fornece o meio de controlar cada 
h abitante pela confissão anual obrigatória.
(Georges Duby. A Europa na Idade Média, 1984. Adaptado.)
O papado era uma das forças políticas na Europa medieval. 
O seu poder era
(A) oriundo da supremacia militar do clero e de seu exemplo 
de pobreza e humildade diante de indivíduos iletrados.
(B) justificado pela crítica e pela oposição que fazia à ordem 
social e à exploração econômica dos servos da gleba.
(C) baseado no apoio que recebia dos senhores feudais, 
contrários a qualquer forma de centralização política.
(D) mantido por argumentos ideológicos e procedimentos 
diversos de controle da população e de adversários 
p olíticos.
(E) garantido pelos reis europeus cristianizados, que evita-
vam se confrontar com os direitos políticos da Igreja.
 37 
Seja com escravos africanos, escravos ou semi-escra-
vos indígenas, a organização das grandes propriedades 
açucareiras da colônia foi sempre, desde o início, mais ou 
menos a mesma. É ela a da grande unidade produtora, 
que reúne, num mesmo conjunto de trabalho produtivo, um 
n úmero mais ou menos avultado de indivíduos sob a direção 
imediata do proprietário ou seu feitor. É a exploração em 
larga escala, que, conjugando áreas extensas e numerosos 
trabalhadores, constitui-se como uma única organização 
c oletiva do trabalho e da produção.
(Caio Prado Júnior. História econômica do Brasil, 1969.)
Analisando-se a descrição da unidade econômica açucareir a 
implantada pela metrópole portuguesa no Brasil, pode-se 
concluir que, na sociedade colonial brasileira,
(A) se produzia, visando o abastecimento do mercado i nter-
no, em processo acentuado de crescimento devido à 
i ncorporação de novos povos nas atividades econômicas.
(B) coexistiam grupos étnicos e culturais distintos, alguns 
d eles submetidos à exploração compulsória do trabalho 
em um regime de grande propriedade.
(C) prevalecia o isolamento dos diversos grupos sociais vin-
culados à produção de mercadorias em larga escala, 
d evido à dimensão do território.
(D) eram inviáveis o controle e a defesa das terras brasileiras 
por Portugal, considerando o número reduzido de traba-
lhadores empregado pelo latifúndio.
(E) predominavam os interesses econômicos e políticos da 
elite local, contrários aos objetivos e propósitos do gover-
no metropolitano.
questão
questão
15 feas1401 | 001-ConhecGerais
Leia o texto para responder às questões 42 e 43.
Nos salões de cabeleireiros é comum o uso de bastões, cris-
tais, géis ou soluções aquosas da chamada “pedra hume”, 
para estancar o sangramento provocado por pequenos cortes 
que podem ocorrer pelo uso de navalhas, alicates e tesouras.
A pedra hume é o sulfato de alumínio e potássio dodeca- 
-hidratado, cuja fórmula é AlK(SO4)2 .12H2O, também 
c onhe cido como alúmen de potássio.
 42 
A porcentagem em massa de água na pedra hume é cerca de
(A) 23%.
(B) 92%.
(C) 46%.
(D) 12%.
(E) 6%.
 43 
Na pedra hume, o elemento alumínio apresenta-se sob a 
forma de
(A) átomos Al.
(B) íons Al2 –.
(C) íons Al3 +.
(D) íons Al3 –.
(E) íons Al2 +.
 44 
Para testar a presença de amido em um alimento, basta pin-
gar sobre ele gotas de solução de iodo: se o alimento tiver 
amido, aparecerá uma coloração azul, roxa ou até preta; se 
não tiver amido, o teste apresentará resultado negativo. 
Considere amostras dos seguintes alimentos: arroz; batata; 
clara de ovo; feijão; gelatina e leite em pó integral. O teste 
deverá dar resultado negativo somente com
(A) arroz, batata e feijão.
(B) clara de ovo, gelatina e batata.
(C) clara de ovo, gelatina e leite em pó.
(D) batata, feijão e gelatina.
(E) arroz, clara de ovo e leite em pó.
questão
questão
questão
 40 
(Folha de S.Paulo, 18.12.2014.)
A manchete do jornal alude a um período da história contem-
porânea, relativamente longo, caracterizado por
(A) acordos das potências nucleares no sentido da divisão 
igualitária da economia dos países subdesenvolvidos da 
América.
(B) acontecimentos políticos, diplomáticos, militares, econô-
micos, ideológicos, intensificados no período da Guerra 
Fria.
(C) consolidações das revoluções socialistas nas nações 
latino-americanas, submetidas ao imperialismo norte-
-americano.
(D) combates norte-americanos às ditaduras militares lati-
no-americanas, contrárias à democracia e aos direitos 
h umanos.
(E) crises das economias desenvolvidas, motivadas pelos 
gastos excessivos na luta contra a expansão do socia-
lismo no mundo.
 41 
Entre os processos empregados no tratamento de água para 
abastecimento público, há os que envolvem transformação 
química e os que envolvem apenas separação de misturas. 
Como exemplo de cada um desses dois tipos de processos 
pode-se citar, respectivamente,
(A) filtração e cloração.
(B) fluoretação e cloração.
(C) decantação e fluoretação.
(D) floculação e filtração.
(E) filtração e floculação.
questão
questão
16feas1401 | 001-ConhecGerais
Leia o texto sobre a água de coco para responder às ques-
tões de 47 a 49.
A água de coco é uma bebida diurética, com poucas 
calo rias, rica em nutrientes e com grande quantidade de 
potás sio. É considerada um isotônico natural por ser rica em 
m inerais. A presença de eletrólitos, tais como s ódio e potás-
sio, possibilita uma absorção mais rápida, r ecuperando as 
perdas destes minerais através da urina e da pele. Portanto, 
a bebida é ideal para repor o líquido perdido depois das 
atividades físicas e para a recuperação nos casos de desi-
dratação por ser um excelente soro vegetal.
Água de Coco – Tabela Nutricional – Composição para 200 mL
Valor calórico 40 kcal
Carboidrato 10g
Proteína 0g
Lipídios 0g
Colesterol 0g
Fibras 0g
Potássio 320 mg
Fósforo 10 mg (0,7% R.D.A*)
Cálcio 40 mg (5% R.D.A*)
Sódio 40 mg (3,2% R.D.A*)
Magnésio 10 mg (3,2% R.D.A*)
* Dose alimentar diária recomendada
(www.abrami.org.br)
 47 
A concentração de potássio na água de coco, expressa em 
porcentagem (massa/volume), é
(A) 0,32%.
(B) 1,6%.
(C) 3,2%.
(D) 0,16%.
(E) 0,016%.
 48 
A propriedade coligativa das soluções aquosas que deter-
mina a isotonicidade da água de coco com soluções aquo-
sas do corpo humano é:
(A) tonoscopia.
(B) crioscopia.
(C) efeito Tyndall.
(D) ebulioscopia.
(E) pressão osmótica.
questão
questão
As questões 45 e 46 referem-se ao glutamato monossódico, 
empregado mundialmente na culinária doméstica e industrial 
como intensificador de sabor dos alimentos.
 45 
O exame da estrutura do glutamato monossódico permite 
afirmar que essa substância apresenta
(A) isomeria geométrica cis-trans.
(B) a função orgânica aldeído.
(C) fórmula molecular C5H3O4NNa.
(D) átomo de carbono assimétrico.
(E) a função orgânica amida.
 46 
Considere duas amostras de massa igual a 170 g, sendo uma 
de glutamato monossódico e outra de cloreto de sódio, NaCl. 
Comparando-se o número de íons Na+ nasduas amostras, 
pode-se afirmar que ele é, aproximadamente,
(A) três vezes maior no cloreto de sódio.
(B) o mesmo em ambas as amostras.
(C) duas vezes maior no glutamato monossódico.
(D) duas vezes maior no cloreto de sódio.
(E) três vezes maior no glutamato monossódico.
questão
questão
17 feas1401 | 001-ConhecGerais
Leia o texto para responder às questões 52 e 53.
Smartphones alteram a forma como o cérebro conversa 
com seus dedos
Quantas vezes por dia você pega o telefone, dá uma olha-
dinha no Facebook, no Twitter, nas mensagens, no temp o, 
na agenda, nas fotos, nas músicas? E tudo isso de uma só 
vez! Quando vai escrever e-mails, então, acaba passando 
uns bons minutos movimentando sem parar os polegares. 
Pois bem, esse movimento não era comum antigamente, e 
foi exatamente isso que levou neurocientistas da Universi-
dade de Zurich a estudar a relação entre os dedos das mãos 
e o cérebro.
O estudo, publicado na revista científica Current Biology, 
aponta resultados curiosos sobre a plasticidade do órgão 
que controla o corpo humano, e revela que o tempo que 
você passa usando o smartphone afeta diretamente a forma 
como seu cérebro se adapta às necessidades diárias dos 
seus dedos.
Para chegar à conclusão, os pesquisadores analisaram 
os usos do smartphone associados ao monitoramento da 
atividade cerebral dos participantes. O estudo aponta que os 
dedos mais utilizados são o polegar, o indicador e o dedo 
do meio. E, na comparação com pessoas que não usam 
smartphones, as ondas cerebrais dos usuários têm ativida-
des significativamente mais altas na região do cérebro encar-
regada do uso desses dedos. Isso significa que os usuários 
apresentam maior destreza no uso dos dedos.
Os resultados podem parecer óbvios, mas têm implica-
ções importantes sobre como as tecnologias modernas não 
só estão mudando nossas formas de interação com o espaço 
e o tempo, mas também podem reformatar o processamento 
cerebral sensorial humano.
(Luiza Andrade. http://super.abril.com.br, 25.12.2014. Adaptado.)
 52 
De acordo com a autora, a relevância da pesquisa está em
(A) definir quais dedos tendem a ser mais acionados na 
manipulação de smartphones.
(B) provar que o cérebro humano tem relação direta com o 
movimento dos dedos das mãos.
(C) comprovar que o movimento dos dedos se subordina à 
frequência das ondas cerebrais.
(D) determinar a região do cérebro implicada na movimen-
tação dos dedos das mãos.
(E) apontar o impacto que as novas tecnologias têm sobre o 
funcionamento do cérebro.
questão
 49 
Sabendo que o calor específico da água é igual a 
1,0 cal · g – 1 · oC – 1, a massa, em gramas, de água que 
p oderia ser aquecida de 20 oC a 30 oC com a energia cor-
respondente ao valor energético de 200 mL de água de 
coco é
(A) 4 000.
(B) 4.
(C) 40.
(D) 400.
(E) 40 000.
 50 
Restos de soluções aquosas ácidas empregadas em expe-
rimentos devem ser neutralizados antes de seu descarte. 
Para tanto, pode ser utilizada quantidade adequada de 
bicarbo nato de sódio, NaHCO3. Sendo assim, a massa 
dess e sal, em gramas, que deve ser utilizada para neutra-
lizar 2,0 L de uma solução de ácido forte monoprótico que 
apresenta pH = 1,0 a 25 oC é, aproximadamente,
(A) 17.
(B) 80.
(C) 1,7.
(D) 0,8.
(E) 8.
 51 
Examine a charge do cartunista Pancho.
(www.gazetadopovo.com.br)
No contexto da charge, a relação de sentido estabelecida 
e ntre as frases “O chaveiro saiu.” e “Arrombaram a casa 
dele…” é de
(A) causa e concessão.
(B) conformidade e proporção.
(C) consequência e causa.
(D) condição e conformidade.
(E) condição e finalidade.
questão
questão
questão
18feas1401 | 001-ConhecGerais
 55 
O termo “até”, na primeira tira, é uma preposição e, na 
s egunda, um advérbio, expressando, respectivamente, cir-
cunstâncias de
(A) tempo e inclusão.
(B) duração e causa.
(C) direção e exclusão.
(D) lugar e intensidade.
(E) negação e dúvida.
Leia o trecho de Inocência, de Visconde de Taunay, para res-
ponder às questões de 56 a 58.
O legítimo sertanejo, explorador dos desertos, não tem 
em geral família. Enquanto moço, o seu fim único é devassar 
terras, pisar campos onde ninguém antes pusera pé, vadea r 
rios desconhecidos, despontar cabeceiras1 e furar matas 
que descobridor algum até então haja varado.
Cresce-lhe o orgulho na razão direta da extensão e 
i mportância das viagens empreendidas; o seu maior gosto 
cifra-se em enumerar as correntes caudais que transpôs, os 
ribeirões que batizou, as serras que trasmontou e os panta-
nais que afoitamente cortou, quando não levou dias e dias a 
rodeá-los com rara paciência.
Cada ano que finda lhe traz mais um valioso conheci-
mento e acrescenta uma pedra ao monumento da sua ino-
cente vaidade.
– Ninguém pode comigo, exclama ele enfaticamente. 
Nos campos da Vacaria, no sertão do Mimoso e nos panta-
nos 2 do Pequiri, sou rei.
E esta presunção de realeza infunde-lhe certo modo de 
falar e de gesticular majestático em sua singela manifestação.
Notas do autor:
1 despontar cabeceiras: rodear as nascentes dos rios, procurando sempre 
terreno enxuto.
2 pantanos: no interior pronuncia-se a palavra grave e não esdrúxula, mais 
conforme assim com a etimologia.
(Inocência, 1994.)
 56 
O sertanejo é descrito, no trecho, como alguém
(A) apegado à porção de terra em que se assentou.
(B) ressentido por viver à margem da civilização.
(C) respeitado por seu saber marcadamente erudito.
(D) envergonhado de seus modos rudimentares.
(E) envaidecido por ser um explorador de terras.
questão
questão
 53 
“Pois bem, esse movimento não era comum antigamente, e 
foi exatamente isso que levou neurocientistas da Universi-
dade de Zurich a estudar a relação entre os dedos das mãos 
e o cérebro.”
Uma frase condizente com a informação dessa passagem e 
redigida na norma-padrão é:
(A) Esse movimento não seria comum antigamente, por isso 
neurocientistas da Universidade de Zurich disporam-se a 
estudar a relação entre os dedos das mãos e o cérebro.
(B) Conforme esse movimento não fora comum antiga-
mente, neurocientistas da Universidade de Zurich se 
empenharam de estudar a relação entre os dedos das 
mãos e o cérebro.
(C) Já que esse movimento não era comum antigamente, 
estudar a relação entre os dedos das mãos e o cére-
bro deixou intrigado neurocientistas da Universidade de 
Zurich.
(D) Esse movimento não era comum antigamente, o que 
despertou em neurocientistas da Universidade de 
Zurich o interesse por estudar a relação entre os dedos 
das mãos e o cérebro.
(E) Contanto que esse movimento não fosse comum antiga-
mente, estudar a relação entre os dedos das mãos e o 
cérebro tornaram-se a meta de neurocientistas da Uni-
versidade de Zurich.
Leia as tiras de André Dahmer para responder às questões 
de números 54 e 55.
(www.folha.uol.com.br)
 54 
Um tema comum às duas tiras é a
(A) legislação.
(B) amizade.
(C) infância.
(D) violência.
(E) felicidade.
questão
questão
19 feas1401 | 001-ConhecGerais
 58 
Ao comparar os trechos de Inocência e de Os sertões, 
p ode-se perceber que a natureza:
(A) no primeiro, deixa-se dominar pelo sertanejo, enquanto, 
no segundo, impõe ao sertanejo obstáculos que termi-
nam por moldar-lhe o caráter.
(B) no primeiro, mostra-se como uma força que oprime o 
sertanejo, enquanto, no segundo, revela-se mais mater-
nal, facilitando a adaptação do sertanejo.
(C) no primeiro, equivale a um lugar hostil, enquanto, no 
segundo, tem uma função decorativa, apresentando-se 
como um objeto de contemplação.
(D) no primeiro, é retratada de modo realista, com aspectos 
positivos e negativos, enquanto, no segundo, surge idea-
lizada, como berço exuberante da pátria.
(E) no primeiro, representa um espaço marcado por perigos, 
enquanto, no segundo, é o refúgio em que o homem se 
distancia de seus problemas.
 59 
Ao descrever o sertanejo como “perfeita tradução moral 
dos agentes físicos da sua terra”, defendendo que “viver é 
adaptar-se”, o autor de Os sertões mostra adesão a um prin-
cípiofilosófico popular no final do século XIX e início do XX, 
c onhecido como
(A) Surrealismo.
(B) Simbolismo.
(C) Relativismo.
(D) Futurismo.
(E) Determinismo.
questão
questão
 57 
O emprego do termo “pantanos” – sem acento, destacad o 
em itálico e seguido da nota de rodapé referente à sua pro-
nún cia – revela, acerca do autor,
(A) a tentativa de inventar um vocabulário específico para a 
prosa literária.
(B) a intenção de retratar, de maneira autêntica, o interior do 
Brasil.
(C) o desconhecimento de existirem variantes linguísticas 
no Brasil.
(D) o desprezo pelo modo de falar das pessoas do sertão 
brasileiro.
(E) o objetivo de provocar o riso, usando uma linguagem 
afetada e artificial.
Leia o trecho de Os sertões, de Euclides da Cunha, para res-
ponder às questões 58 e 59.
Perfeita tradução moral dos agentes físicos da sua terra, 
o sertanejo do Norte teve uma árdua aprendizagem de reve-
ses. Afez-se, cedo, a encontrá-los, de chofre1, e a reagir, de 
pronto.
Atravessa a vida entre ciladas, surpresas repentinas de 
uma natureza incompreensível, e não perde um minuto de 
tréguas. É o batalhador perenemente combalido 2 e exausto, 
perenemente audacioso e forte; preparando-se sempre para 
um recontro que não vence e em que se não deixa vencer; 
passando da máxima quietude à máxima agitação; da rede 
preguiçosa e cômoda para o lombilho 3 duro, que o arrebata, 
como um raio, pelos arrastadores 4 estreitos, em busca das 
malhadas 5. Reflete, nestas aparências que se contrabatem, 
a própria natureza que o rodeia – passiva ante o jogo dos 
elementos e passando, sem transição sensível, de uma 
e stação à outra, da maior exuberância à penúria dos deser-
tos incendidos, sob o reverberar dos estios abrasantes.
É inconstante como ela. É natural que o seja. Viver é 
adaptar-se. Ela o talhou à sua imagem: bárbaro, impetuoso, 
abrupto…
(Os sertões, 2003.)
1 chofre: golpe ou choque repentino.
2 combalido: fisicamente abalado, enfraquecido.
3 lombilho: tipo de sela ou músculo lombar da rês (animal de montaria).
4 arrastadores: trilhas abertas no mato por vaqueiros.
5 malhadas: rebanho de gado.
questão
20feas1401 | 001-ConhecGerais
Leia o texto para responder às questões de 61 a 65.
Stephen Hawking warns artificial intelligence 
could end mankind
Rory Cellan-Jones
December 2, 2014
“The development of full artificial intelligence (AI) could 
spell the end of the human race”, said Professor Hawking. His 
warning came in response to a question about a revamp of the 
technology he uses to communicate, which involves a basic 
form of AI. But others are less gloomy about AI’s prospects. 
The theoretical physicist, who has the motor neurone disease 
amyotrophic lateral sclerosis (ALS), is using a new system 
developed by Intel to speak. Machine learning experts from 
the British company Swiftkey were also involved in its creation. 
Their technology, already employed as a smartphone keyboard 
app, learns how the professor thinks and suggests the words 
he might want to use next. Prof Hawking says the primitive 
forms of AI developed so far have already proved very useful, 
but he fears the consequences of creating something that can 
match or surpass humans. “It would take off on its own, and 
re-design itself at an ever increasing rate,” he said. “Humans, 
who are limited by slow biological evolution, couldn’t compete, 
and would be superseded.”
But others are less pessimistic. “I believe we will remain 
in charge of the technology for a decently long time and 
the potential of it to solve many of the world problems will 
be realised,” said Rollo Carpenter, creator of Cleverbot. 
Cleverbot’s software learns from its past conversations, 
and has gained high scores in the Turing test, fooling a 
high proportion of people into believing they are talking to a 
human. Mr Carpenter says we are a long way from having 
the computing power or developing the algorithms needed to 
achieve full artificial intelligence, but believes it will come in the 
next few decades. “We cannot quite know what will happen if 
a machine exceeds our own intelligence, so we can’t know if 
we’ll be infinitely helped by it, or ignored by it and sidelined, or 
conceivably destroyed by it,” he says. But he is betting that AI 
is going to be a positive force.
Prof Hawking is not alone in fearing for the future. In the 
short term, there are concerns that clever machines capable 
of undertaking tasks done by humans until now will swiftly 
destroy millions of jobs. In the longer term, the technology 
entrepreneur Elon Musk has warned that AI is “our biggest 
existential threat”. 
In his BBC interview, Prof Hawking also talks of the 
benefits and dangers of the internet. He quotes the director 
of GCHQ’s (Government Communications Headquarters) 
warning about the net becoming the command centre for 
terrorists: “More must be done by the internet companies 
to counter the threat, but the difficulty is to do this without 
sacrificing freedom and privacy.”
He has, however, been an enthusiastic early adopter of all 
kinds of communication technologies and is looking forward to 
being able to write much faster with his new system. But one 
aspect of his own tech – his computer generated voice – has 
not changed in the latest update. Prof Hawking concedes that 
it’s slightly robotic, but insists he didn’t want a more natural 
voice. “It has become my trademark, and I wouldn’t change 
it for a more natural voice with a British accent,” he said. 
“I’m told that children who need a computer voice, want one 
like mine.”
(www.bbc.com. Adaptado.)
 60 
Leia o poema de Fernando Pessoa.
Quando as crianças brincam
E eu as oiço1 brincar,
Qualquer coisa em minha alma
Começa a se alegrar.
E toda aquela infância
Que não tive me vem,
Numa onda de alegria
Que não foi de ninguém.
Se quem fui é enigma,
E quem serei visão,
Quem sou ao menos sinta
Isto no coração.
(“Cancioneiro”. Obra poética, 1995.)
1 oiço: ouço.
A partir da leitura da segunda estrofe, é possível inferir que 
o enunciador
(A) tem dificuldade para sentir a alegria característica da 
infância.
(B) se recorda de um período da vida em que foi feliz, na 
infância.
(C) se entristece por estar distante no tempo de sua própria 
infância.
(D) acessa sua infância pela imaginação mais que pela 
memória.
(E) se lembra de sua infância assim como a viveu de fato.
questão
21 feas1401 | 001-ConhecGerais
 65 
Segundo o último parágrafo do texto,
(A) crianças que precisam de vozes computadorizadas que-
rem uma voz com sotaque britânico.
(B) a imprensa estaria se tornando um centro de comando 
para criminosos e terroristas.
(C) um aspecto tecnológico que precisa ser mudado é a voz 
robotizada que externaliza os pensamentos de Hawking.
(D) Hawking ainda não conseguiu se adaptar à nova plata-
forma de comunicação pois não consegue escrever com 
o novo sistema.
(E) Hawking afirma que a voz robótica se tornou sua marca 
registrada e que não a trocaria por uma mais natural.
Leia a tira para responder às questões 66 e 67.
(www.gocomics.com)
 66 
According to the comic strip, it is correct to say that
(A) the best way to get someone’s attention is to stop giving 
them yours.
(B) mistakes are meant for learning, not repeating.
(C) even nicest people have their limits.
(D) for a child, common facts gain extreme importance.
(E) one little conversation can change things forever.
questão
questão
 61 
The text implies that
(A) clever machines are becoming obsolete in the workforce 
because they’re incapable of undertaking tasks done by 
humans.
(B) the biggest challenge for AI is to match the human ability 
to process visual information.
(C) Hawking’s warnings about AI came in response to a 
question about the technology which allows him to 
express his ideas.
(D) we must stall technological progress because it is our 
biggest existential threat.
(E) thinking machines could pose a threat to biological 
evolution.
 62 
No trecho do primeiro parágrafo “It would takeoff on its own, 
and re-design itself at an ever increasing rate”, a expressão 
em destaque pode ser substituída, sem alteração de sentido, 
por
(A) put off.
(B) nest.
(C) remain.
(D) arrive.
(E) set out.
 63 
No trecho do segundo parágrafo “we can’t know if we’ll be 
infinitely helped by it”, o termo em destaque se refere a
(A) machine.
(B) a long way.
(C) artificial intelligence.
(D) Cleverbot’s software.
(E) Turing test.
 64 
No trecho do último parágrafo “Prof Hawking concedes that 
it’s slightly robotic”, o termo em destaque pode ser substi-
tuído, sem alteração de sentido, por
(A) substantially.
(B) considerably.
(C) greatly.
(D) essentially.
(E) somewhat.
questão
questão
questão
questão
22feas1401 | 001-ConhecGerais
 68 
The photo caption was used to
(A) reveal the pleasure of eating and sharing food.
(B) compare Adam and Eve with the children in the 
photograph.
(C) explain what children used to eat in 1916.
(D) show the importance of healthy eating habits.
(E) make public an idyllic British landscape.
 69 
Segundo o texto,
(A) a gruta de Qesem guarda indícios de refeições prepara-
das há cerca de 300 mil anos.
(B) “partilhar o pão” é uma expressão que reflete a importân-
cia de uma refeição em comum, a qual pode provocar, às 
vezes, discussões em família ou desentendimentos.
(C) Rober Falcon Scott concluiu que a vida na Antártida não 
valia a pena por conta do frio, da escuridão e do isola-
mento.
(D) os rituais alimentares das crianças, como trocar lanches 
para conquistar amigos, são completamente diferentes 
dos adultos.
(E) para a maioria das crenças religiosas, o vínculo entre 
c omida e amor continua depois da morte.
 70 
No trecho “And even when times are tough, the urge to 
celebrate endures”, a expressão em destaque pode ser 
substituída, sem alteração de sentido, por
(A) relative.
(B) serene.
(C) calm.
(D) real.
(E) hard.
questão
questão
questão
 67 
No terceiro quadrinho, a palavra “dropped” tem sentido seme-
lhante, em português, a
(A) coloquei.
(B) despejei.
(C) larguei.
(D) quebrei.
(E) derrubei.
Leia o texto para responder às questões de 68 a 70.
This wartime photograph was published in a 1916 
issue of National Geographic with a caption 
referring to Adam, Eve, and the apple. But more 
germane is how the image evokes an idyllic 
British landscape and the childhood pleasure 
of a snack after play. (A. W. Cutler, National 
Geographic Creative)
Food is more than survival
With it we make friends, court lovers, 
and count our blessings
Victoria Pope
The sharing of food has always been part of the human 
story. From Qesem Cave near Tel Aviv comes evidence of 
ancient meals prepared at a 300,000-year-old hearth, the 
oldest ever found, where diners gathered to eat together. 
Retrieved from the ashes of Vesuvius: a circular loaf of bread 
with scoring marks, baked to be divided. “To break bread 
together,” a phrase as old as the Bible, captures the power 
of a meal to forge relationships, bury anger, provoke laughter. 
Children make mud pies, have tea parties, trade snacks to 
make friends, and mimic the rituals of adults. They celebrate 
with sweets from the time of their first birthday, and the 
association of food with love will continue throughout life – 
and in some belief systems, into the afterlife. Consider the 
cultures that leave delicacies graveside to let the departed 
know they are not forgotten. And even when times are tough, 
the urge to celebrate endures. In the Antarctic in 1902, 
during Robert Falcon Scott’s Discovery expedition, the men 
prepared a fancy meal for Midwinter Day, the shortest day and 
longest night of the year. Hefty provisions had been brought 
on board. Forty-five live sheep were slaughtered and hung 
from the rigging, frozen by the elements until it was time to 
feast. The cold, the darkness, and the isolation were forgotten 
for a while. “With such a dinner,” Scott wrote, “we agreed that 
life in the Antarctic Regions was worth living.”
(www.nationalgeographic.com. Adaptado.)
questão
23 feas1401 | 001-ConhecGerais
classificação periódica
90
232
Th
96
(247)
Cm
91
231
Pa
97
(247)
Bk
92
238
U
98
(251)
Cf
101
(258)
Md
93
(237)
Np
99
(252)
Es
102
(259)
No
94
(244)
Pu
100
(257)
Fm
103
(262)
Lr
89
(227)
Ac
95
(243)
Am
1
2
3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
13 14 1615 17
18
Número Atômico
Massa Atômica
( ) = n. de massa do
isótopo mais estável
Símbolo
o
1
1,01
H
3
6,94
Li
53
127
I
50
119
Sn
51
122
Sb
52
128
Te
87
(223)
Fr
88
(226)
Ra
77
192
Ir
54
131
Xe
81
204
Tl
55
133
Cs
82
207
Pb
56
137
Ba
57-71
Série dos
Lantanídios
89-103
Série dos
Actinídios
72
178
Hf
84
(209)
Po
73
181
Ta
85
(210)
At
74
184
W
86
(222)
Rn
75
186
Re
76
190
Os
83
209
Bi
80
201
Hg
79
197
Au
78
195
Pt
Série dos Lantanídios
58
140
Ce
64
157
Gd
59
141
Pr
65
159
Tb
60
144
Nd
66
163
Dy
69
169
Tm
61
(145)
Pm
67
165
Ho
70
173
Yb
62
150
Sm
68
167
Er
71
175
Lu
57
139
La
63
152
Eu
Série dos Actinídios
105
(262)
Db
107
(264)
Bh
108
(277)
Hs
109
(268)
Mt
110
(271)
Ds
111
(272)
Rg
106
(266)
Sg
104
(261)
Rf
2
4,00
He
5
10,8
B
6
12,0
C
8
16,0
O
9
19,0
F
15
31,0
P
18
39,9
Ar
31
69,7
Ga
34
79,0
Se
37
85,5
Rb
40
91,2
Zr
43
(98)
Tc
46
106
Pd
49
115
In
10
20,2
Ne
14
28,1
Si
17
35,5
Cl
30
65,4
Zn
33
74,9
As
36
83,8
Kr
39
88,9
Y
42
95,9
Mo
45
103
Rh
48
112
Cd
13
27,0
Al
16
32,1
S
29
63,5
Cu
32
72,6
Ge
35
79,9
Br
38
87,6
Sr
41
92,9
Nb
44
101
Ru
47
108
Ag
7
14,0
N
23
50,9
V
24
52,0
Cr
25
54,9
Mn
26
55,8
Fe
12
24,3
Mg
20
40,1
Ca
19
39,1
K
27
58,9
Co
28
58,7
Ni
21
45,0
Sc
22
47,9
Ti
4
9,01
Be
11
23,0
Na
(IUPAC, 22.06.2007.)
24feas1401 | 001-ConhecGerais
redação
TexTo 1
Os diários de alimentação alcançaram sucesso nas redes sociais. O Instagram e o Facebook têm sido palco principal de 
blogueiras famosas que, ao retratar rotinas de refeições saudáveis, se tornaram formadoras de opinião no quesito vida sau-
dável, incentivadas por uma multidão de seguidores. Não faltam também depoimentos de leitores que, inspirados em seus 
exemplos, resolveram cuidar da saúde.
(Carina Ávila. “Internet aliada do estilo de vida saudável”. http://campus.fac.unb.br, 18.09.2013. Adaptado.)
TexTo 2
Com tantos leigos falando sobre dietas alimentares nas redes sociais, questiona-se se esta é uma ferramenta útil.
Após analisar alguns dos blogs mais populares, a nutricionista da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, C aroline 
Bergerot, concluiu que oferecem muita informação e dicas que podem ser seguidas. Segundo ela, não se trata de um trabalho 
científico, mas é um bom começo. São fontes interessantes que podem estimular a alimentação saudável. Muitas meninas, 
por lutarem há anos contra a obesidade, tornam-se muito bem informadas.
O nutrólogo e endocrinologista da Unifesp, João César Castro Soares, ressalta que essa troca de experiências nas redes 
é muito importante, e o convívio costuma ter resultados razoáveis para quem deseja adotar um estilo de vida mais saudável.
(“Blogs que ajudam a emagrecer”. http://mdemulher.abril.com.br, 20.08.2012. Adaptado.)
TexTo 3
Quem busca informações sobre alimentação na internet precisa ter cuidado, alerta a nutricionista Simone Rocha Santos, 
da Sm Nutrição e Fitness. De acordo com a profissional, dicas equivocadas podem provocar sérios danos à saúde. “Nem tudo 
o que ouvimos e lemos sobre alimentação está correto, principalmente na internet, onde qualquer pessoa pode recomendar 
alimentos e criticar outros, sem embasamento científico”, alerta.
“Defendo uma nutrição individualizada que procure estabelecer a dieta adequada ao perfil de cada um”, afirma a nutricio-
nista, segundo a qual “podemos ser saudáveis comendo de tudo um pouco, de forma balanceada”. Para ela, a área da saúde 
mais influenciada pela disseminação de informações equivocadas é a nutrição. “A partir de umaleitura, muitos decidem mudar 
a dieta sem consultar um profissional.”
As redes sociais são a principal plataforma de divulgação desses ensinamentos, com pessoas conhecidas por divulgar 
seus estilos de vida e publicar diversas dicas de alimentação. “O problema é que, apesar de terem milhares de seguidores, na 
maioria das vezes os autores não têm formação na área da nutrição e fazem recomendações sem o conhecimento completo 
sobre os alimentos”, alerta Simone.
(“Dietas ‘milagrosas’ da internet oferecem risco à saúde, alerta nutricionista”. http://saude.terra.com.br, 26.08.2014. Adaptado.)
Com base nas informações dos textos e em seus próprios conhecimentos, escreva uma dissertação, de acordo com a norma-
-padrão da língua portuguesa, discutindo os benefícios e os riscos das redes sociais na busca de uma alimentação saudável, 
para, em seguida, tomar uma posição quanto à seguinte questão:
As redes sociAis devem ser usAdAs como fonte de 
informAções nA buscA de umA AlimentAção sAudável?
25 feas1401 | 001-ConhecGerais
RAS
CUN
HO
NÃO assINe esTa fOLHa
Os rascunhos não serão considerados na correção.
DO
BR
E 
NA
 S
ER
RI
LH
A 
AN
TE
S 
DE
 D
ES
TA
CA
R
processo seletivo medicina | 1o semestre de 2016
folha de redação
 Confira seus dados impressos nesta página.
 Assine apenas no local indicado. Qualquer identificação no verso desta folha acarretará a atribuição de nota zero 
à Redação.
 O texto definitivo deverá ser redigido com caneta de tinta azul ou preta, no espaço reservado para tal.
 Destaque esta folha com cuidado, ela deverá ser entregue ao fiscal, ao término de sua prova, juntamente com a 
Folha de Respostas e o Caderno de Questões.
 Os rascunhos não serão considerados na correção de sua redação.
05.12.2015
Nome do candidato
Prédio Sala Carteira Inscrição
ausente
uso eXclusivo do fiscal
Assinatura do candidato
feas1401 | FolhaRedação
redação
Texto definitivo
Não assINe esTa PÁGINa

Mais conteúdos dessa disciplina