Buscar

Atividade Bioquímica Geral

Prévia do material em texto

Atividade Bioquímica Geral
1- Explique a finalidade e /ou função do ciclo do ácido cítrico e da cadeia respiratória na ressíntese de ATPs e metabolismo energético durante uma corrida de rua de 5 Km?
O ciclo do ácido cítrico são etapas onde diretamente gera 1 atp no ciclo entretanto durante o ciclo pela etapa de oxidação que fornece elétrons a cadeia respiratória pelos transportadores nad e fad gerando vários atps, esses elétrons possibilita a ressíntese de atps que serão utilizados quando o corpo precisa de energia como no caso de uma corrida de 5km. 
2- Em pessoas normais, a concentração de glicose no sangue é estável e corresponde a cerca de 1 grama de glicose por litro de sangue. Logo após uma refeição rica em carboidratos simples, a quantidade de glicose no sangue aumenta, porém volta algumas horas depois, à taxa de 1g/l aproximadamente. Por outro lado, mesmo que o organismo esteja em jejum durante várias horas, essa concentração permanece e fica inalterada e/ou com pequenas reduções mesmo com o metabolismo ativo. Explique os mecanismos bioquímicos que justifiquem esta afirmação?
A concentração de glicose no sangue permanece estável mesmo após longos períodos de jejum devido a glicogenólise que é a quebra do glicogênio em glicose, nesse tipo de quebra não tem gasto de energia, é feito a reação inversa da glicogênese quebrando a ligação alfa1.4 liberando glicose.
3- Explique como a deficiência nutricional de riboflavina e niacina, vitaminas do complexo B conhecidas como vitamina B2 e B3 respectivamente, podem afetar a ressíntese de ATPs no metabolismo glicolítico e oxidadtivo?
A Riboflavina, é um importante composto para o metabolismo celular, visto que atua como precursora do composto FAD este que recebe elétrons de substratos ou de NADH e serve como coenzimas em reações de oxi-redução no metabolismo energético. Já a substância Niacina, é um composto orgânico que faz parte da enzimas NAD+, além de ser reduzido em NADH+ ao receber elétrons. Nesse sentido, a carência de riboflavina e niacina afeta a ressíntese de ATP no metabolismo glicolítico e oxidativo, visto que esses compostos são precursores do FAD e NAD+ que atuam como transportadores de elétrons de hidrogênio, assim essa deficiência compromete a transferência dos elétrons na cadeia respiratória para a produção ATP.
4-Analise o questionamento do enunciado da seguinte questão de vestibular abaixo:
"(VUNESP-2008) A realização dos jogos pan-americanos no Brasil, em julho de 2007, estimulou muitos jovens e adultos à prática de atividades físicas. Contudo, o exercício físico não orientado pode trazer prejuízos e desconforto ao organismo, tais como as dores musculares que aparecem quando de exercícios intensos. Uma das possíveis causas dessa dor muscular é a produção e o acúmulo de ácido láctico nos tecidos musculares do atleta. Por que se forma ácido láctico durante os exercícios e que cuidados um atleta amador poderia tomar para evitar a produção excessiva e acúmulo desse ácido em seu tecido muscular?"
Com base em seus conhecimentos sobre metabolismo energético, justifique por que o questionamento supracitado não faz sentido do ponto de vista bioquímico em seres humanos vivos? 
Esse pensamento não faz sentido, pois não é possível acumular ácido lático em um PH igual ao plasmático sanguíneo que seria de 7,2 a 7,4. É necessário um PH equivalente ao 6,0 para sua concentração o que seria inviável a um ser vivo.
5- A cetoacidose diabética é uma complicação aguda do Diabetes Mellitus (DM) caracterizada por hiperglicemia, acidose metabólica, desidratação e cetose, na vigência de deficiência profunda de insulina. Acomete principalmente pacientes com DM tipo 1 e geralmente é precipitada por condições infecciosas, uso inadequado de insulina ou desconhecimento do diagnóstico de diabetes.
Explique a origem bioquímica dos corpos cetonicos, sua relação com metabolismo energético e com pacientes diabéticos descompensados.
Os corpos cetônicos são produtos do metabolismo dos ácidos graxos, são eles beta-hidroxibutirato, o acetoacetato e acetona. Sua síntese ocorre na mitocôndria das células do fígado, nessa região no processo de gliconeogênese utiliza oxaloacetato e o acetil-coA para a gera de citrato e iniciar o ciclo de Krebs, provocando o excesso de acetil-coA esse acúmulo sofre ação das tiolases e gera os corpos cetônicos eles são liberados na corrente sanguínea direcionados para os tecidos neural e muscular para gerar energia.Pessoas com diabetes mellitus, jejum prolongado, má nutrição tem a falta de insulina que causará a cetose e o aumento anormal na concentração de corpos cetônicos no sangue, saliva que pode provocar uma acidose metabólica.
7- O metabolismo celular energético é formado por um conjunto de reações químicas de naturezas aeróbicas e anaeróbicas. Nestes processos, o O2 oriundo do ar e conduzido até as células pelo sistema cardiorrespiratório tem importante participação e determina boa parte da dinâmica metabólica das biomoléculas carboidratos, proteínas e gorduras. Sendo assim, explique a função desta molécula no metabolismo energético lipídico e glicolítico para ressíntese de ATPS?
As moléculas de O2 atuam como agente oxidante das moléculas orgânicas, degradando as moléculas de ácido graxo e de glicídios, formando gás carbônico e água e liberando energia, que será utilizada para a produção de ATP a partir de ADP e fosfato inorgânico. Atuam também atraindo os elétrons altamente carregados.

Continue navegando