Buscar

Cientificidade da História e Arqueologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: HISTÓRIA DA HOMINIZAÇÃO ÀS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
Tutor: Deividi Silva
Nome: Rosemeire Maria da Silva
Atividade A1
A História e a Arqueologia se valem dos vestígios do passado (textos, objetos, estruturas) que sobrevivem no presente e os transforma em documentos, que são a base de qualquer interpretação segura. Documentos são recolocados na época de sua produção, agrupados, comparados e criticados. As informações que deles se pode tirar são então interpretadas à luz de modelos ou teorias sobre o funcionamento das sociedades humanas. GUARINELLO, Norberto Luiz. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013. (Adaptado) 
A partir do texto, discorra sobre a cientificidade da História e da Arqueologia da forma como são produzidas e feitas atualmente.
A cientificidade da História e da Arqueologia se dão pelos achados históricos que dizem como eram as sociedades antigas. Textos, artefatos ou qualquer vestígio que mostrem o período vivenciados por elas, definem sua importância e influência na construção das sociedades mais modernas. Cientistas e arqueólogos buscam responder por meio dessas pesquisas grandes questões históricas. Embora já se sabe muito sobre a evolução humana e o seu papel na construção cultural, social e econômica, ainda há questões que precisam de respostas para entender com mais detalhes o que cada civilização contribuiu nessa construção.
Para isso, a partir do século XIX, a história ganhou seu valor de cientificidade no qual passou a ser vista como disciplina, além disso, é importante reconhecer que a ideia de uma “teoria da história” é considerada por aqueles que definem a História como ciência. De autores como Heródotos e Tito Lívio, os primeiros a publicarem textos sobre a história, a pesquisadores mais modernos como Michel De Certeau, são permeado de reflexões de como analisar o documento e conversar com ele, questioná-lo quanto a sua produção e buscar entender o contexto de produção e sua finalidade. 
A arqueologia também é uma ciência que busca compreender a humanidade através do estudo de quaisquer vestígios materiais relacionados às atividades humanas. É considerada uma área que ainda possui muitos desafios e que teve seu auge em meados dos séculos XX com grandes descobertas de sítios arqueológicos. No entanto, por conta, de contrabandos e o avanço das cidades em territórios que podem abrigar grandes descobertas, o desafio do arqueólogo hoje é apontar essas áreas e buscar preservá-la para que nenhum patrimônio com informações históricas seja perdido, além de mostrar a sociedade que precisa valorizar essas descobertas para que a história não se perca. 
Ambas as ciências são importantes para o conhecimento histórico da sociedade. Cada uma dentro da sua área com seu objeto de pesquisa mostram como o homem de hoje evoluiu e como poderá evoluir, pois para isso é necessário que a sociedade como um todo conheça o passado para que possa alcançar o futuro. 
REFERÊNCIAS
A Arqueologia. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/arqueologia.htm Acesso em 20/03/2023
BARROS, José D´Assunção. "Teorias da história" e "filosofias da história": reflexões sobre o contraste entre estes dois espaços de reflexão sobre o fazer histórico, 2012. Disponível em https://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/15756. Acesso em 20/03/2023.
Teorias da História. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/teoria-da-historia/Acesso em 20/03/2023.

Continue navegando