Buscar

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDU - Teste

Prévia do material em texto

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDU. BÁSICA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
	EEL0112_202003410586_ESM
	
	
	
		Aluno: DIEGO VIANNA DE AZEREDO
	Matr.: 202003410586
	Disc.: POL PÚB ORG EDU 
	2020.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	 
		
	
		1.
		(GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - Secretaria da Administração do Estado da Bahia - SAEB - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Políticas Sociais) De acordo com a Constituição de 1988, a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a:
	
	
	
	tripartição de poderes entre Legislativo, Executivo e Judiciário.
	
	
	recíproca dependência dos poderes entre si para a efetivação de políticas públicas.
 
	
	
	coordenação entre as esferas e instâncias das cúpulas políticas dos três poderes da União.
	
	
	ação autônoma de União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
	
	
	divisão entre repartições públicas de diversas competências legais.
	
Explicação:
A recíproca dependência dos poderes entre si para a efetivação de políticas públicas.
	
	
	 
		
	
		2.
		De acordo com a Constituição Federal de 1988 a Educação ganhou forma de direito fundamental, devendo ser garantida pelo Estado Democrático com o fim de promover uma vida digna a todos os cidadãos e cidadãs. Nesse sentido, compreende-se Estado Democrático de Direito:
 
	
	
	
	É a base histórica e permanente do Estado brasileiro, amparado nas premissas previstas na Declaração Universal os Direitos do Homem desde 1948.
	
	
	Compreende a junção de dois conceitos de Estado: um Estado social de Direito oriundo das revoluções inglesa e francesa amparadas no absolutismo.
	
	
	É a soma de  três conceitos de Estado: um que trata da dignidade do cidadão e da cidadã, outro que trata dos interesses do Estado, e outro ainda que trata do Estado social.
 
	
	
	É a soma de  dois conceitos de Estado: um que trata dos interesses do Estado, e outro que trata do Estado social.
 
	
	
	Compreende a junção de dois conceitos de Estado: um Estado social de Direito somado ao Estado de bem-estar social.
	
Explicação:
Destacar o que está previsto na Constituição Federal sobre o Estado social de Direito somado ao Estado de bem-estar social.
	
	
	 
		
	
		3.
		(Técnico em Assuntos Educacionais, 2015)  Observe a imagem.
Fonte: https://apoia.se/simch, Acesso em 31/08/2020.
Observe a imagem.
O Brasil, quando descoberto, oficialmente, em 1500, já continha uma proposta educacional, cujas características básicas eram o respeito às tradições e o agir a partir do exemplo e da necessidade de elaborar práticas de sobrevivência. Era uma educação natural, um processo que acontecia cotidianamente, na tribo, sem formalização. A Companhia de Jesus foi, então, encarregada pelos portugueses de educar os indígenas, ou seja, catequizá-los, tornando-os, assim, integrantes da cultura cristã e portuguesa.
Considerando-se esse contexto é correto afirmar:
 
	
	
	
	No primeiro século da história do Brasil, os jesuítas inauguraram no país uma pedagogia, cuja base era a catequese e a instrução, além da imposição da cultura europeia.
	
	
	Não se pode falar em pedagogia no Brasil colonial, pois a educação era basicamente catequese dos índios, não havia livros didáticos e não havia escolas.
	
	
	No Brasil colonial, os jesuítas criaram uma pedagogia desenvolvida em várias obras que destacam aspectos como a não-diretividade e o currículo integrado.
	
	
	A pedagogia jesuítica incluía a crença de que os índios eram seres sem alma, sem linguagem e, por isso, capazes de recriar e ampliar os dogmas católicos.
	
	
	Para a metrópole portuguesa, a colônia brasileira deveria ser submetida a um amplo, erudito e rico processo educacional, pois estariam, assim, em acordo com a cultura europeia e esse deveria ser o objetivo primordial dos padres jesuítas no Brasil no século XVIII.
	
Explicação:
A meta dessa educação era efetivamente mais a de recrutar fiéis e servidores para uma Igreja Católica enfraquecida pela Reforma Luterana.  O ensino jesuítico contribuiu para a sistematização da educação na colônia, educando as elites.
	
	
	 
		
	
		4.
		O Estado Brasileiro é dividido em três poderes: O executivo, o Legislativo e o Judiciário. Acerca desses três poderes é correto afirmar:
I- O poder executivo é representado pelo presidente, no âmbito federal; pelos governadores, no estadual; pelos prefeitos, no municipal.
II- O poder Legislativo é formado por deputados federais e senadores, que compõem o Congresso Nacional, por deputados estaduais, que integram as Assembleias Legislativas dos estados, e por vereadores, que compõem as Câmaras municipais.
III- A instância máxima do Judiciário no Brasil é o Supremo Tribunal Federal, comumente conhecido como STF.
	
	
	
	I e II
	
	
	Apenas III
	
	
	I, II e III
	
	
	Apenas I
	
	
	Apenas II
	
Explicação:
O Estado Brasileiro é dividido em três poderes: O executivo, o Legislativo e o Judiciário.  O poder executivo é representado pelo presidente, no âmbito federal; pelos governadores, no estadual; pelos prefeitos, no municipal; O poder Legislativo é formado por deputados federais e senadores, que compõem o Congresso Nacional, por deputados estaduais, que integram as Assembleias Legislativas dos estados, e por vereadores, que compõem as Câmaras municipais; A instância máxima do Judiciário no Brasil é o Supremo Tribunal Federal, comumente conhecido como STF.
	
	
	 
		
	
		5.
		Foi aprovada uma ampla reforma do ensino médio basileiro, promovendo muitas mudanças na LDB, expressa em detalhes na Lei n. 13.415/2017. A reforma do ensino médio recriou o dualismo no nosso sistema educacional ao preconizar:
 
	
	
	
	A exclusão social apesar de manter o acesso ao ensino fundamental para todos, irrestritamente.
 
	
	
	Uma reforma do ensino médio que reforça a exclusão de todos aqueles que não podem pagar por uma escola a qual disponha do conjunto completo de conteúdos.
	
	
	A inclusão social apesar de ampliar as desigualdades já existentes no país.
	
	
	A liberdade de expressão traduzida numa Pedagogia libertadora.
	
	
	Um dualismo vantajoso, em muitos aspectos, para a maior parcela dos estudantes brasileiros.
	
Explicação:
Destacar que o dualismo ainda permanece em desfavor da oferta de educação pública de zero a 15 anos de idade.
	
	
	 
		
	
		6.
		Como é possível compreender as discussões recentes que envolvem o financiamento da Educação. De um lado está a oferta de educação pública para todos e, de outro, os investidores em Educação que buscam valorizar o seu capital e gerar lucro por meio da oferta de Educação. Nesse sentido:
 
	
	
	
	O dualismo de ofertar educação para ricos e pobres não está mais presente no Brasil contemporâneo.
	
	
	Há interesse dos gestores públicos em ofertar educação pública para todos.
	
	
	Não há dualismo; há pragmatismo na gestão da Educação pública para todos.
	
	
	Há impossibilidade de o Estado brasileiro assumir em sua plenitude a obrigação de oferecer educação pública para todos.
	
	
	Há preferência em investimentos privados nas escolas filantrópicas.
	
Explicação:
O Estado Brasileiro não prevê no Orçamento Anual recursos suficientes para atender as demandas da Educação.
	
	
	 
		
	
		7.
		Ampliar os meios e o alcance da educação básica é um dos objetivos da política educacional brasileira. Das seguintes estratégias, a que não contribui diretamente para o atingimento deste objetivo é:
	
	
	
	disseminação de meios de informação, comunicação e ação social, em apoio às redes escolares.criação de oportunidades de educação infantil.
	
	
	ampliação das oportunidades no ensino superior.
	
	
	desenvolvimento de programas de educação aberta e a distância.
	
	
	provimento de modalidades diversificadas de educação continuada a jovens e adultos.
	
Explicação:
Embora seja importante no aumento das oportunidades no ensino superior, esse nível de ensino não faz parte da educação básica, assim, não é um objetivo da política educacional brasileira
	
	
	 
		
	
		8.
		O sistema escolar tem como objetivo proporcionar educação:
	
	
	
	considerado especificamente como escolarização, enfatizando a transmissão dos conteúdos historicamente acumulados pela humanidade.
	
	
	sistemática, visando o desenvolvimento intelectual dos indivíduos.
	
	
	de caráter intencional e sistemático, promovendo o desenvolvimento intelectual, físico, emocional e social dos indivíduos.
	
	
	de caráter intencional, porém, não sistemática, focada no desenvolvimento cognitivo e motor dos indivíduos, a fim de promover sua adequação à sociedade.
	
	
	informal e assistemática, sem uma diretriz específica, voltada para a integração do indivíduo ao seu meio social.
	
Explicação:
o sistema escolar tem como objetivo proporcionar educação, com caráter intencional e sistemático, enfatizando o desenvolvimento intelectual assim como o físico, emocional e moral
	
	
	 
		
	
		9.
		As políticas Públicas podem ser compreendidas enquanto políticas de Estado ou Política de governo. Contudo, é importante fazer clara distinção entre ambas pois a confusão entre uma e outra pode trazer sérios problemas à sociedade, já que pode comprometer a continuidade de ações necessárias ao bom funcionamento geral do sistema político e social em virtude de desacordos entre grupos de interesse em diferentes momentos históricos. Assinale as alternativas que apresentam proposições corretas acerca das políticas de governo e Estado:
 
I- Política de Estado é uma política que independe de quem está no governo e que é amparada pela Constituição Federal e por outras leis, configurando-se como uma política de caráter mais estrutural.
II- Política de Governo é aquela que faz parte de um programa do governo que está no poder em cada momento da sociedade e é, portanto, mais conjuntural.
III- Política de Estado é uma política de caráter ideológico de duração indefinida
	
	
	
	Estão todas corretas 
	
	
	Está correta apenas I
	
	
	Estão corretas I e III
	
	
	Estão corretas I e II
	
	
	Estão corretas II e III
	
Explicação:
As políticas Públicas podem ser compreendidas enquanto políticas de Estado ou Política de governo. Contudo, é importante fazer clara distinção entre ambas pois a confusão entre uma e outra pode trazer sérios problemas à sociedade, já que pode comprometer a continuidade de ações necessárias ao bom funcionamento geral do sistema político e social em virtude de desacordos entre grupos de interesse em diferentes momentos históricos.  Política de Estado é uma política que independe de quem está no governo e que é amparada pela Constituição Federal e por outras leis, configurando-se como uma política de caráter mais estrutural. Já, Política de Governo é aquela que faz parte de um programa do governo que está no poder em cada momento da sociedade e é, portanto, mais conjuntural.
Portanto estão corretas I e II.
	
	
	 
		
	
		10.
		(IF/PE) Acerca das alterações promovidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional pela Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que sancionou a reforma do ensino médio, analise as afirmativas a seguir:
I. Os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa.
II. A carga horária mínima anual para o ensino médio deverá ser ampliada de forma progressiva para mil e quatrocentas horas.
III. Os itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; e formação técnica e profissional comporão o currículo do Ensino Médio junto com a Base Nacional Comum Curricular.
IV. Os sistemas de ensino, mediante disponibilidade de vagas na rede, possibilitarão ao aluno concluinte do ensino médio cursar até três itinerários formativos.
V. A organização das áreas de que trata cada itinerário formativo e das respectivas competências e habilidades será feita de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação.
Estão corretas apenas as afirmativas:
 
	
	
	
	I, III e IV.
	
	
	 I, II e III.
	
	
	 II, III e IV.
	
	
	 II, IV e V.
	
	
	III, IV e V.
	
Explicação:
I, II e III estão corretas

Continue navegando