Buscar

Ezequiel: Renovação Espiritual e Restauração Escatológica

Prévia do material em texto

Ezequiel: Livro profético (Um livro profético deve ser entendido como contendo acontecimentos que iriam acontecer ainda para a atualidade do autor, mas que já aconteceram para nós, ou também acontecimentos futuros que estão por vir ainda nos dias de hoje)
Mensagem: A manifestação universal da glória de Deus vira com a ruína de Jerusalém (Destruição 70 d.c. e etc) e depois restaurada como habitação da glória de Deus quando Ele obtiver vitória definitiva contra Seus inimigos (Armagedom) e julgar os pecados de todas as nações (O Dia do Senhor) (COP) (Adaptado por Greg).
Desenvolvimento: A partir do capítulo 37 o autor descreve uma renovação espiritual e restauração escatológica.
Nessa renovação espiritual existira um novo templo a qual a glória de Deus retornará para nunca mais partir (43.1-12).
As características físicas da palestina serão alteradas de uma forma que manifeste a natureza vivificadora do relacionamento ente Deus e Seu povo, com um rio fluindo do templo (47.1-12), uma nova divisão entre as tribos (47.13-18.29), a grandeza da cidade e suas portas (48.30-34) e o majestoso esplendor da Jerusalém renovada, onde Deus habitará em glória (48.35). (COP)
Comentário do Greg: A parte final do livro trata especificamente de coisas que acontecerão ainda mediante ao apocalipse, contendo elementos escatológicos como a Nova Jerusalém que está relacionada a esse rio. Uma vez que nenhum desses acontecimentos descritos no final do livro ocorreram, levando em conta e inerrância bíblica e a categoria do livro (profético), estes acontecimentos não devem ser espiritualizados simplesmente porque o texto não nos da margem a isso, uma vez que é um relato escatológico futuro, não um princípio ou dogma.
Capítulo 40: Novo templo. – Capítulo 47: o rio. Um é continuidade do outro. Aquele que quiser espiritualizar o rio, tente espiritualizar (erroneamente) o templo também: “uma calha ao redor de todo o altar com 0,5 metros de profundidade...” (43.13) Boa sorte em aplicar isso à vida de alguém...
A parte final do livro deve ser compreendida como as Visões do novo templo e da nova lei para o povo redimido em uma terra restaurada nos tempos vindouros.
Fontes: Foco e Desenvolvimento do AT – COP; O Novo Comentário da Bíblia; Comentário Bíblico Moody; O Antigo Testamento Interpretado; Bíblia de estudo MacArthur; Bíblia de estudo NVI; Deus.

Continue navegando