Buscar

fisiologia geral e do movimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Resposta (1)
O gasto energético diário equivale a quantidade de energia que uma pessoa gasta em um dia para realizar suas atividades normais. Esse gasto energético é composto por várias componentes, onde um dos seus elementos é: 
Gasto Energético em Repouso (GER): Chamada também de Taxa Metabólica Basal (TMB) é a energia que nosso corpo precisa para as funções básicas quando estamos em descanso, como respirar e manter o coração batendo.
Efeito Térmico da Atividade Física (ETAF): É a energia gasta quando fazemos exercícios ou movimentamos o corpo além do repouso, como caminhar, dançar ou praticar esportes.
Efeito Térmico do Alimento (ETA): É a energia que o corpo usa para digerir, absorver e armazenar os nutrientes dos alimentos que comemos.
2. Resposta (2)
Idade: a TMB diminui com o envelhecimento. Gênero: em geral, homens têm uma TMB mais alta do que mulheres, pois têm mais massa muscular e menos gordura corporal. Composição corporal: indivíduos com mais massa muscular têm uma TMB mais alta do que aqueles com mais gordura corporal. Altura: pessoas mais altas tendem a ter uma TMB mais alta. Hormônios: desequilíbrios hormonais podem afetar a TMB, como no caso do hipotireoidismo, que leva a uma diminuição da TMB. Genética: algumas pessoas têm uma predisposição genética para ter uma TMB mais alta ou mais baixa. Dieta: a ingestão de alimentos pode influenciar a TMB, como no caso de uma dieta com alto teor de proteínas, que aumenta a TMB. Exercício físico: atividades físicas intensas aumentam a TMB, tanto durante o exercício quanto depois, devido ao efeito de aumento do metabolismo basal. Temperatura ambiente: em ambientes frios, o corpo gasta mais energia para manter a temperatura corporal, o que pode aumentar a TMB. Estresse: o estresse pode aumentar a TMB devido à liberação de hormônios como o cortisol.

Outros materiais