Buscar

Contabilidade Intermediária 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Peso da Avaliação1,50
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros9/1
Nota9,00
1O ciclo operacional para a empresa industrial ou comercial é considerado como sendo o período de aquisição dos insumos (matéria-prima ou mercadorias), até o recebimento do valor de venda. No caso do ciclo operacional da empresa ter duração maior que a do exercício social, a concepção terá por base o prazo desse ciclo. Com relação à definição do ciclo operacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A venda é a baixa do produto no estoque. ( ) O recebimento e a venda fazem parte da finalização do ciclo. ( ) A compra e a elaboração fazem parte do início do ciclo. ( ) A compra ou aquisição faz parte do processo intermediário do ciclo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - F.
B
V - V - V - F.
C
V - F - F - V.
D
F - F - V - F.
2Na conta de obrigações com fornecedores se enquadram as compras a prazo de matérias-primas a serem utilizadas no processo produtivo das indústrias, ou ainda as mercadorias adquiridas para revenda utilizadas no comércio. Sobre essa conta, analise as sentenças a seguir: I- É necessário que haja a separação entre fornecedores nacionais e estrangeiros. II- Quando as compras de mercadorias vierem do exterior, o valor a ser registrado deve ser correspondente ao valor da moeda nacional. III- É um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem, no futuro, benefícios econômicos para a entidade. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
Somente a sentença I está correta.
3O grupo de contas chamado obrigações financeiras registra as obrigações da empresa junto a instituições financeiras do país e do exterior, cujos recursos podem estar destinados tanto para financiar imobilizações como para capital de giro. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os lançamentos contábeis da baixa mensal dos juros:
A
D - Juros sobre Financiamento e Empréstimo. C - Encargos Financeiros a Transcorrer.
B
D - Juros sobre Financiamento e Empréstimo. C - Banco.
C
D - Juros sobre Financiamento e Empréstimo. C - Encargos Financeiros a Pagar.
D
D - Encargos Financeiros a Transcorrer. C - Banco.
4As debêntures proporcionam à companhia recursos em longo prazo para financiar suas atividades, pois são títulos que deverão ser liquidados quando de seu vencimento, podendo a companhia emitente reservar-se ao direito de resgate antecipado. Sobre as debêntures, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) São títulos, geralmente de curto prazo. ( ) São negociáveis e concedem a seus titulares direito de crédito contra a companhia emitente. ( ) Podem ser emitidas apenas por empresas S/A (Abertas e Fechadas). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V.
B
F - F - V.
C
V - V - F.
D
V - F - F.
5As obrigações da companhia deverão ser classificadas no passivo circulante quando vencerem no exercício seguinte, e no passivo não circulante quando tiverem vencimento com prazo maior ao exercício seguinte. Sobre a classificação do passivo como circulante, analise as sentenças a seguir: I- Espera-se que seja liquidado após o ciclo operacional normal da entidade. II- Está mantido essencialmente para a finalidade de investimento. III- Deve ser liquidado no período de até 12 meses após a data do balanço. IV- A entidade não tem direito incondicional de diferir a liquidação do passivo durante pelo menos 12 meses após a data do balanço. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças II e IV estão corretas.
C
As sentenças I, II e IV estão corretas.
D
As sentenças III e IV estão corretas.
6Ações em tesouraria é uma conta de natureza devedora, classificada no patrimônio líquido, que registra as aquisições de ações de emissão da própria companhia. Como é uma conta de natureza devedora, deverá aparecer no balanço patrimonial como uma dedução da conta do patrimônio líquido que registra a origem dos recursos aplicados em sua aquisição. Sobre os casos em que é permitido que a empresa adquira suas próprias ações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Aquisição para diminuição do capital (limitado às restrições legais). ( ) Recompra de ações para aumento do caixa (capital de giro). ( ) Distribuição das ações como forma de pagamento a credores. ( ) Operações de resgate, reembolso ou amortizações de ações. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
F - V - V - F.
C
F - F - V - V.
D
V - V - F - F.
7Capital Social é o investimento efetuado na companhia pelos acionistas. A Lei nº 6.404/76 escreve que a conta do capital social discriminará o capital subscrito e, por dedução, a parcela ainda não realizada. Como deve ser contabilizada a subscrição do capital social? FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/ L6404compilada.htm. Acesso em: 30 ago. 2020.
A
D- Capital Social a Integralizar (PL). C- Caixas/Bancos (AC).
B
D - Capital Social a Integralizar (PL). C - Capital Social Subscrito (PL).
C
D- Capital Social Subscrito (PL). C- Capital Social a Integralizar (PL).
D
D - Caixas/Bancos (AC). C - Capital Social a Integralizar (PL).
8Desconto de duplicatas é uma operação financeira em que a empresa entrega determinadas duplicatas para o banco e este lhe antecipa o valor em conta corrente, cobrando juros antecipadamente. Caso o cliente não pague a duplicata, a responsabilidade do pagamento será da empresa que efetuou o desconto. Nesse caso, como deverá ser o lançamento contábil final?
A
D - Duplicatas Descontadas. C - Bancos.
B
D - Bancos. C - Duplicatas a receber.
C
D - Duplicatas descontadas. C - Duplicatas a receber.
D
D - Bancos. C - Duplicatas Descontadas.
9Segundo o princípio da competência, se a contabilidade já reconheceu uma receita ou lucro, a despesa de Imposto de Renda (IR) deve ser reconhecida nesse mesmo período, mesmo que as receitas e lucros tenham a sua tributação diferida para efeitos fiscais. Sendo assim, a despesa de Imposto de Renda deve estar reconhecida no próprio período, mesmo que seja pagável no futuro. Sobre esse conceito, assinale a alternativa CORRETA:
A
Foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
B
É um tributo federal brasileiro devido pelas pessoas jurídicas e entes equiparados, destinando-se ao financiamento da Seguridade Social.
C
Teremos um passivo postergado de Imposto de Renda, de forma que deve ser contabilizado na conta de despesa no mesmo período em que se é contabilizado a receita.
D
Incide sobre a renda e os proventos de contribuintes residentes no país ou residentes no exterior que recebam rendimentos de fontes no Brasil.
10A constituição dessa reserva se dará quando a companhia tiver dividendo obrigatório a distribuir, mas sem condições financeiras de pagar. Nessa situação, o dividendo deixará de ser pago no exercício em questão. Assim que a situação financeira da empresa permitir, os dividendos serão pagos aos acionistas, desde que não tenham sido consumidos por prejuízos dos exercícios seguintes. De que reservas estamos falando?
A
Reserva especial para dividendo obrigatório não distribuído.
B
Reserva de lucros para expansão.
C
Reservas para Contingências.
D
Reserva de lucros a realizar.

Outros materiais