Buscar

Revisão

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido – Prova OFICIAL B2.
Políticas e Programas Aplicados à Saúde e Nutrição
UNIDADE 3 Programas de saúde e de alimentação e nutrição no Brasil
Unidade 3 Seção 1: PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA CONDICIONADA
- Quais os principais programas de transferência de renda? Comente sobre eles.
Programa fome zero: criado em 2003 responsável por combater a fome e que possui quatro eixos que o compõem, são eles: Acesso à Alimentação, Fortalecimento da Agricultura Familiar, Geração de Renda, Engajamento, Mobilização e Controle Social.
Programa bolsa família (PBF): que seu objetivo é a inclusão das famílias pobres e romper com esse ciclo de pobreza, além da integração do Cad Único já que o programa exige que as mesmas sejam cadastradas. 
Programa Brasil sem Miséria: Criado em 2011 tinha como objetivo reunir programas com o mesmo objetivo social. 
Programa brasil carinhoso: criado em 2012 por meio do fome zero e brasil sem miséria tinha foco em crianças de 0 a 6 anos e com foco especial nas de 0 48 meses dando assim recursos adicionais a essas famílias como a distribuição gratuita de medicamentos para asma, a ampliação dos programas de suplementação de vitamina A e ferro e a ampliação do programa Saúde na Escola.
Programa Restaurante Popular: Ele também faz parte do fome zero e a sua proposta é atender as pessoas que fazem a alimentação fora de casa e vulneráveis, são restaurantes administrados pelo poder público com refeições prontas, nutricionalmente balanceadas, produzidas de forma segura, dando preferência a produtos e preparações regionais, servidas em locais apropriados e confortáveis, com preços acessíveis. com o preço de 1 real 
Programa Nacional De Alimentação Escolar (PNAE): Sendo considerado o mais antigo dos programas de alimentação ainda em uso, atua especialmente em escolas onde as mesmas exigem um especialista em vida saudável que monitore o programa de alimentação da escola. Esta posição deve ser ocupada por um nutricionista qualificado. Eles precisam abordar a questão da segurança alimentar e nutricional implementando mudanças educacionais em seu currículo. Essas mudanças devem incluir preparar alimentos e ensinar os alunos a se manterem saudáveis. 
Programa De Alimentação do Trabalhador (PAT): Criado em 1976 para ajudar os trabalhadores a melhorar sua saúde em geral e desde 1991 oferecendo diversos outros benefícios como . Estes incluem impostos de renda mais baixos e maior moral dos funcionários, não sendo obrigatório é baseado no dinheiro que os funcionários gastam durante esse tempo em que participam do PAT, A pessoa jurídica beneficiária pode participar do PAT de duas formas: fornecendo alimentação própria ou distribuindo cestas básicas. Eles também podem assinar acordos com fornecedores coletivos de alimentos credenciados pelo PAT. Além disso, eles podem distribuir “tíquetes de refeição”, não podendo ser feito por meio de dinheiro vivo. 
Unidade 3 Seção 2:PROGRAMAS DE SUPLEMENTAÇÃO DE MICRONUTRIENTES
- Quais os principais programas de suplementação de micronutrientes? Comente sobre eles.
Fortificação de alimentos: É uma forma de aumentar o consumo de determinado nutriente utilizando o consumo alimentar como por exemplo: a fortificação, a adição de iodo ao sal de mesa e a adição de ferro e ácido fólico à farinha de trigo e milho.
Suplementação com micronutrientes: Sendo uma abordagem semelhante para lidar com as deficiências alimentares infantis que assume a adição de micronutrientes diretamente na dieta no brasil, um exemplo disso é o nutrisus. 
Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF): A alta prevalência de anemia na população brasileira justifica a criação deste programa Os dados mostraram que 67,6% das pessoas de 6 a 24 meses e 30% das gestantes. No caso da anemia, as principais consequências estão associadas ao baixo peso ao nascer e à alta mortalidade materna e déficits cognitivos nas crianças. Além disso, o sistema imunológico fica comprometido, o que aumenta a suscetibilidade à infecção. 
Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A: Outro importante micronutriente, a vitamina A, tornou-se alvo de ações de saúde pública por meio do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A instituído pela Portaria nº 729, de 13 de maio de 2005, para reduzir e controlar a incidência de Vitamina A para mulheres no puerpério imediato ( antes da alta hospitalar). A deficiência de vitamina A ocorre quando as reservas de vitamina A são insuficientes, devido à ingestão insuficiente de alimentos e alimentos de origem. 
Unidade 3 Seção 3: PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO INFANTIL
- Qual a importância do aleitamento materno exclusivo até os 06 meses?
O aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos, evita diarréia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade. Além disso, o ato contribui para o desenvolvimento da cavidade bucal do pequeno e promove o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.
- Escreva o que você sabe sobre alimentação complementar para < 02 anos.
Não dar alimentos industrializado ou açúcar, já ter começado a introdução alimentar aos 6 meses e estar na fase dos alimentos quase sólidos e variar com legumes, vegetais e frutas a criança descobrindo assim seu gosto por alimentos estar sempre em seu tempo e ir sempre exercitando com a mesma a alimentação saudável. 
UNIDADE 4 Tecnologias para análise de dados em saúde e nutrição
Unidade 4 Seção 3: ANÁLISE PRÁTICA DE DADOS
- Qual a importância do uso das tecnologias para análise de dados em saúde e nutrição?
Para que assim pudéssemos coletar e analisar dados de saúde para lidar com Lidar com investigações epidemiológicas, vigilância em saúde pública, etc. Já que podemos através desses programas diversas informações podem ser customizadas, questionários de entrada de dados podem ser criados e bancos de dados podem ser gerenciados e analisados.
- Dentre os programas mais utilizados para análise de dados em saúde e nutrição, cite um programa e comente sobre as facilidades e dificuldades dele. 
O EPI INFO além de ser um domínio público existem diversos vídeos e o programa em si não cria uma dificuldade para se utilizar mas um se poderia ter em outras línguas. O objetivo geral do programa é analisar o controle e prevenção de doenças e investigar as epidemias relacionadas a partir do seu banco de dados criado.

Continue navegando