Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Desirée S. Guimarães
Matrícula: 
Curso: Nutrição
Na década de 1980 as mudanças do clima global estimularam a uma preocupação pública, o que inspirou uma série de conferências internacionais como o objetivo de elaborar um tratado mundial para enfrentar o problema. Em 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas definiu o Comitê Intergovernamental de Negociação para a Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (INC/FCCC). Em 9 de maio de 1992 na sede das Nações Unidas em Nova York, o INC/FCCC preparou a redação da Convenção e a adotou. A Convenção foi aberta e a assinatura ocorreu em junho de 1992 na Cúpula da Terra no Rio de Janeiro, entrando em vigor em 21 de março de 1994. ( BRASIL)
A Eco-92, Rio-92, Cúpula da Terra ou Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, foi uma das principais conferências ambientais do mundo, reunindo chefes de Estado de 179 países. Foi realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 14 de junho de 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU). A principal meta era discutir sobre o cenário ambiental global, estabelecendo um plano de ação para o desenvolvimento sustentável. O principal documento gerado pela ECO-92 foi a Agenda-21, que estabeleceu um conjunto de metas e estratégias definidas para a promoção do desenvolvimento sustentável no mundo. ( MOREIRA, GIOMETTI, 2008)
O Protocolo de Kyoto é um acordo ambiental e internacional assinado por muitos países durante a 3ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorreu no ano de 1997 em Kyoto, no Japão. Um dos intuitos é o de alertar e controlar o aumento do efeito estufa e do aquecimento global. Estes são ocasionados, em grande parte, pela emissão de gases na atmosfera, como o dióxido de carbono (CO2). Outro é o de incentivar a criação de formas de desenvolvimento sustentável para preservação do meio ambiente. O protocolo possui diretrizes e propostas para limitar o impacto dos problemas ambientais, como as mudanças climáticas, somente entrou em vigor no ano de 2005. ( SENADO FEDERAL)
Após a ECO-92 foram realizadas outras conferências ambientais mundiais, como a Rio+10 e a Rio+20. A Rio+20 foi realizada 20 anos após a ECO-92, esse encontro tinha o intuito de observar os avanços ocorridos em relação às cúpulas anteriores, observar o que ainda precisava ser feito e buscar soluções futuras para que os países fossem, de fato, sustentáveis. ( MOREIRA, GIOMETTI, 2008)
Em setembro de 2015, líderes mundiais e representantes da sociedade civil reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, nos Estados Unidos, onde aconteceu a Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. No momento foram discutidas as ações propostas durante a Rio+20, o principal objetivo era o direcionamento do planejamento para o desenvolvimento sustentável até o ano de 2030. Foi elaborado um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e proporcionar que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. Esse plano, conhecido como Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, culminou na criação de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). (NAÇÕES UNIDAS BRASIL, 2020)
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Convenção sobre Mudança do Clima. Disponível em: <https://cetesb.sp.gov.br/proclima/wp-content/uploads/sites/36/2014/08/convencaomudancadoclima.pdf> Acesso em 06/05/2023 às 12h.
MOREIRA, Helena Margarido, GIOMETTI, Analúcia Bueno dos Reis. O Protocolo de Quioto e as Possibilidades de Inserção do Brasil no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo por meio de Projetos em Energia Limpa. Contexto Internacional, Rio de Janeiro, vol.30, n. 1, p.9-47, janeiro/abril 2008, p.9-47. 
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. A ONU E O MEIO AMBIENTE. 2020. Disponível em:<https://brasil.un.org/pt-br/91223-onu-e-o-meio-ambiente> Acesso em 06/05/2023 às 13h52.
SENADO FEDERAL. PROTOCOLO DE KYOTO. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/entenda-o-assunto/protocolo-de-kyoto> Acesso em 06/05/2023 às 11h.