Buscar

HAS E DM (resumo e perguntas MITO ou VERDADE)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) e o diabetes mellitus (DM) são doenças crônicas não transmissíveis que vêm aumentando ao longo dos anos na população mundial, levando à alta mortalidade, incapacidade funcional prematura e redução da qualidade de vida. Tais doenças apresentam causas multifatoriais complexas (genéticas/epigenéticas, ambientais, biopsicossociais, culturais, estilo de vida, políticas públicas etc.), sendo que a HAS e o DM podem ser desenvolvidos ou não como complicações da obesidade.
SOBRE DIABETES MELLITUS	
O DM é caracterizado pela elevação da glicose no sangue devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina (o qual promove a entrada de glicose na célula), produzido pelas células beta do pâncreas. A falta de insulina ou defeito em sua ação resulta em acúmulo de glicose no sangue (hiperglicemia).  A longo prazo, a hiperglicemia poderá causar danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos, levando a diversas complicações, como: problemas oculares e cardiovasculares, insuficiência renal, neuropatia diabética, amputação de dedos e membros etc.
Alguns dos principais sintomas do DM são: poliúria (o indivíduo urina muito e com muita frequência), sede excessiva, cansaço, aumento do apetite, perda de peso, mau hálito, alterações na visão, infecções fúngicas na pele e nas unhas, feridas que demoram a cicatrizar, impotência sexual e cetoacidose diabética. Pode ser classificado em:
· DM tipo 1: ocorre deficiência de insulina por destruição autoimune das células beta do pâncreas, mais frequente diagnosticada na infância e adolescência.
· DM tipo 2: ocorre perda progressiva de secreção de insulina combinada com resistência insulínica, correspondendo 90 a 95% de todos os casos de DM. 
· DM gestacional: diagnosticada durante a gestação na ausência de DM prévio.
· Outros tipos de DM: monogênicos (MODY), diabetes neonatal, diabetes secundário a endocrinopatias, doenças do pâncreas exócrino, infecções e uso de medicamentos. Existe ainda o quadro de pré-diabetes, condição na qual os valores glicêmicos estão acima dos valores de referência, mas ainda abaixo dos valores para diagnóstico de DM.
SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL
A HA é caracterizada pela elevação persistente da pressão arterial (PA), ou seja, PA sistólica ≥ 140 mmHg e/ou PA diastólica ≥ 90 mmHg. Há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles: fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física. Além disso, sabe-se que a incidência da doença é maior em pessoas de raça negra, diabéticos e aumenta com a idade. A HA é uma doença que compromete os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Desta forma se faz necessário tratar e controlar a doença. Muitas vezes a pessoa com hipertensão não apresenta sintomas, porém quando a pressão arterial sobe muito, o indivíduo costuma apresentar algumas manifestações clínicas, como: dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Os indivíduos com PAS entre 130 e 139 e PAD entre 85 e 89 mmHg passam a ser considerados pré-hipertensos, visto que essa população apresenta maior risco de doenças cardiovasculares do que a população com níveis entre 120 e 129 ou 80 e 84 mmHg, e também há maior risco de serem portadores de HAS mascarada.
PREVENÇÃO DO DM E HIPERTENSÃO
O diabetes e a hipertensão podem ser prevenidos, tratados e controlados. Para isso, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:
· Manter o peso adequado; 
· Adotar hábitos alimentares saudáveis, dando preferência ao consumo de alimentos naturais e minimamente processados (Guia Alimentar para a População Brasileira); 
· Incluir frutas, verduras, legumes, feijões e cereais integrais em sua rotina alimentar; 
· Reduzir o consumo de alimentos gordurosos e frituras; 
· Utilizar óleo, sal e açúcar com moderação; 
· Reduzir o consumo de sódio na alimentação, presente tanto no sal de cozinha quanto em alimentos industrializados, priorizando a utilização de temperos naturais que ressaltam o sabor dos alimentos; 
· Praticar atividades físicas de forma regular (mínimo de 150 minutos por semana); 
· Praticar atividades que promovam bem-estar mental e emocional para controle do estresse (sugere-se as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS); 
· Aproveitar momentos de lazer; 
· Abandonar o fumo; 
· Evitar ou moderar o consumo de bebidas alcoólicas; 
· Beber bastante água para garantir uma boa hidratação; 
· Fazer exames de rotina e seguir as recomendações individualizadas feitas pelo seu médico e demais profissionais da saúde (nutricionista, psicólogo, enfermeiro, educador físico etc.).
JOGO: MITO OU VERDADE
1- O tabagismo é um fator de risco para a hipertensão arterial. 
R= Verdade, pois o cigarro contém substâncias como a nicotina que é um dos elementos responsáveis pelo aumento da PA. Além disso, o uso do cigarro pode aumentar as chances de infarto em pessoas que sofrem com a hipertensão, devido a nicotina gerar ativação do sistema nervoso simpático e provocar aumento da frequência cardíaca, pressão arterial e contratilidade miocárdica com redução da oferta de oxigênio aos vasos e miocárdio.
2- Apenas manter o peso adequado previne a HAS ou o DM.
R= Mito, não adianta a pessoa manter só o peso adequado e não deixar de consumir bebidas álcool, cigarro, frituras e doces.
3- Incluir frutas, verduras, legumes, feijões e cereais integrais em sua rotina alimentar ajudar na prevenção da hipertensão? 
R= Verdade, esses alimentos ajudam na manutenção de um peso adequado e no controle da pressão arterial. 
4- Todos devem evitar ao máximo alimentos gordurosos e frituras? 
R=Verdade, porque esses alimentos podem se acumular no corpo e gerar placas de gorduras que vão impedir a boa circulação do sangue, resultando no aumento da Pressão arterial. 
5- O estresse altera a pressão arterial.
R= Verdade, quando a pessoa passa por uma situação de estresse ou de perigo, há o aumento da liberação dos hormônios cortisol e adrenalina, que têm o efeito de aumentar a PA.
6- Pessoas que não têm um sono regulado podem adquirir diabetes?
R= Verdade, uma noite mal dormida aumenta a liberação de cortisol no organismo, o que leva o pâncreas a produzir mais insulina para o equilíbrio.
7- Manter exames de rotina em dia é uma boa forma de prevenção?
R= Verdade, fazendo os exames é possível evitar ou diagnosticar a doença e suas possíveis complicações
8- Crianças não estão propensas a ter hipertensão/diabetes?
R= Mito, as crianças podem sim ter essas doenças, hoje em dia as crianças não praticam muitas atividades físicas e comem muito alimentos gordurosos e industrializados, o sobrepeso e obesidade são fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Além disso, vale ressaltar que HAS/DM não escolhem cor, raça, idade, classe social.
9- A medicação para Hipertensão/diabetes só deve ser usada em caso de crises/pico?
R= Mito, a medicação deve ser usada de forma contínua para que a hipertensão/diabetes fique controlada e a pessoa não venha a ter complicações. 
10- Hipertensão e diabetes têm cura?
R=Mito, são doenças crônicas que não possuem cura, mas possuem tratamento
11- Só tem HAS quem tem DM e vice-versa.
R= MITO, entretanto uma pessoa que sofre de diabetes tem mais chances de desenvolver pressão alta ao longo da vida. Isso ocorre porque, devido ao acúmulo de glicose no sangue, as artérias se enrijecem, causando o aumento da pressão arterial. Da mesma forma, a hipertensão aumenta as chances de aparecimento de diabetes, bem como alguns medicamentos para hipertensão agravam o diabetes
12- A pressão alta só é controlada com medicações.
R= MITO, a respiração é um tratamento não medicamentoso que ajuda a baixar a pressão arterial. (demonstrar técnica)
13- Só atividade física basta para prevenir a HAS.
R= MITO, deve-se adquirir uma alimentação saudável e balanceada, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e uso do cigarro, praticar esportes/atividades físicas, ter umsono de qualidade.
14- O consumo de bebidas alcoólicas é prejudicial para o portador de DM.
R= VERDADE, o consumo de álcool deve ser evitado pelos diabéticos porque as bebidas alcoólicas podem alterar as taxas de açúcar no sangue, tanto aumentando os valores da glicemia como diminuindo e causando hipoglicemia (quando o estômago está vazio, por exemplo)
15- Homens estão mais propensos a ter HAS/DM.
R= MITO, no período entre 2006 e 2019, a prevalência de diabetes passou de 5,5% para 7,4% e a hipertensão arterial subiu de 22,6% para 24,5%. Em relação à diabetes, o perfil de maior prevalência está entre mulheres e pessoas adultas com 65 anos ou mais. O mesmo perfil se aplica a hipertensão arterial, chegando a acometer 59,3% dos adultos com 65 anos ou mais, sendo 55,5% dos homens e 61,6% das mulheres. (Fonte: UNA-SUS-Pesquisa Vigitel 2019)
16- É possível viver bem com HAS e DM.
R= VERDADE, com o tratamento contínuo e adequado e boas práticas para manter uma vida saudável, é possível conviver com HAS/DM sem complicações.

Continue navegando

Outros materiais