Buscar

SUBSTÂNCIAS QUIMICAS RISCOS E IMPORTÂNCIA

Prévia do material em texto

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI 
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE CAXIAS – CEPT/CAXIAS
CURSO: TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
UNIDADE CURRICULAR: CIÊNCIAS APLICADAS 
INSTRUTORA: DELVANIA OLIVEIRA
FELIPE TIAGO DA CONCEIÇÃO SILVA 
 RESUMO: SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS (RISCOS E IMPORTÂNCIA)
CONCEITO
Substância química é qualquer espécie de matéria formada por uma composição constante de elementos químicos e que tenha propriedades físicas e químicas definidas. O termo substância química é geralmente usado ou assemelhado a algo que cause danos a saúde e ao meio ambiente. As substâncias estão em nossa volta, inclusive dentro do nosso organismo.
IMPORTÂNCIA
A química está presente em nosso cotidiano e tem grande importância para a humanidade, seja da água presente em nosso organismo e em todo o planeta, produtos químicos para fertilizar a terra fazendo com que não prejudique os recursos naturais do solo, medicamentos para tratar e salvar vidas, alimentação, higiene, tratamento da água, conservação ambiental, conservação de alimentos, combustíveis, cosméticos, avanço da ciência etc.
RISCOS
Risco químico é o perigo a que determinado indivíduo está exposto ao manipular produtos químicos que podem causar danos físicos ou prejudicar a saúde. Os danos físicos relacionados a exposição química, inclui desde irritação na pele e olhos, passando por queimaduras leves, indo até aqueles de maior severidade, causado por incêndios ou explosões. Os danos à saúde podem advir de exposição de curta ou longa duração, relacionadas ao contato de produtos químicos tóxicos com a pele e olhos, bem como a inalação de seus vapores, resultando em doenças respiratórias crônicas, doenças do sistema nervoso, doenças nos rins e fígado, e até mesmo alguns tipos de câncer.
 CAXIAS, 22 DE ABRIL DE 2023

Continue navegando