Buscar

ánalise BBC News - Brizza - Dom Quixote

Prévia do material em texto

Aluno: Brizza Dionizio
Oficina: Dom Quixote
Ciências Aplicadas
Atividade 1:
 Reflexão sobre a reportagem da BBC Brasil sobre os efeitos da automação do trabalho nas taxas de desemprego no tempo presente:
– Você conhece alguma máquina que substitui o trabalho de um ser humano?
Um simples exemplo que se pode notar é a de uma betoneira, que substitui o trabalho de um pedreiro misturar o cimento, e de uma calculadora, a qual substituí o trabalho de uma pessoa que antes fazia revisões de contas.
– As máquinas podem facilitar as atividades cotidianas?
Sim! Desde a idade primitiva, onde o ser humano começou a "inventar" coisas, as mesmas os ajudavam, já que um dos propósitos de suas criações é exatamente isso, nos auxiliar nas atividades diárias, desde as mais básicas como cozinhar arroz, até as mais complexas, como imprimir um arquivo.
– O que pode acontecer caso vivamos num mundo em que as máquinas substitua a maior parte do trabalho feito por humanos?
Será um mundo mais tecnológico, onde as atividades serão mais fácies de serem realizadas. No entanto, as pessoas precisarão se adaptar às próximas profissões, que neste contexto estariam existindo, o que pode levar a um desemprego em massa, como o já observado, na hodiernidade, onde muitas pessoas estão desempregadas por seus empregos estarem sendo extintos, por conta das novas tecnologias, e as mesmas devem, então, procurar por profissões mais atuais, onde muitas estão relacionadas ao quesito tecnologia, como ajudar na criação de novos maquinários.
– Você conhece alguma profissão que está sendo extinta graças ao aparecimento de máquinas?
Sim, como os atendentes de telemarketing, os quais estão sendo substituídos por atendentes eletrônicos programados para terem suas falas e possíveis respostas, podendo, até mesmo, formularem suas próprias respostas, no momento, de acordo com o vocabulário e conhecimento nela empregada.

Continue navegando