Buscar

Avaliação de Desempenho das Escolas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE SAVE-MAXIXE
Discente: Anavita Victorino Mutimucuio
Doente : Gregório Zacarias 
Cadeira: Estudos Contemporâneos de Administração de Educação 
AGE- IV ano
Resumo Reflexivo 
Avaliação do Trabalho da Escola
A avaliação das escolas é um processo de busca do nivel de desempenho da escola como organização, atraves de inspenções internas, nivel de satisfação dos colaboradores. Tem como principais caracteristicas as avaliações externas e internas, a primeira que referece a uma inspeção ou auditoria por um terceiro grupo ou empresa, onde encontra-se uma equipa de avaliadores externos atravez de iniciativa interna da organização, com interesse manifestado pelos trabalhadores a ser avaliados por, e por outro lado temos a avaliacao interna por iniciativa propria, a escola decidir se auto avaliar.
Importancia e a Necessidade das Avaliações 
A avaliação permite a escola saber que nivel de padrão de qualidade e escola esta actuando, fazer uma recolha sistematica de informação desempenho dos colaboradores, habilidades de atendimento e tempo de resposta. A avaliação nas escolas tem a sua origem e principios que são caracterizados por motivaçoes ou razões a descrever: socieconomistas que refere-se a preocupação pelos custas da empresa, tendo que justificar todos gastos, a razao politico administrativo que surge atraves do interesse dos cidadãos e encarregados em comum de querer que haja uma transparencia em relação ao investimento, e por fim a razao cintifico-pedagogico que é defendido como uma estrategia de mudança e desemvolvimento da Instituiçcão. 
 Finalidades da Avaliaçao das Escolas
Tendo definido a avaliação das escolas como um processo de busca de informações sistematicas sobre o grau de desempenho da institição, com objectivo de produzir informação e fazer o diagnostico da escola, contribuir para a melhoria dos processos e dos resultados escolares, proporcionar o controlo dos processos e dos resultados escolares, contribuir para o avanaço da investigação cientifica sobre as escolas e o seu funcionamento. 
Vantagesn e Desvantagens da Avaliação Interna e Externa
A avaliação interna é uma forma de avaliação do desempenho que é realizadadentro da própria escola ou instituição educacional. Tendo como vantanges a identificação dos pontos fortes e fracos passiveis de uma mudança ou melhoria, tem um envolvimentoo massivo dos actores educativos, é mantida a individualidade da instituição, respeitando a sua cultura organizacional, e permite que haja um crescimento da instituição, atraves da promoção da autonomia, e responsabilidade e valores. Em contra partida podemos encontrar as suas desvantagens que singem-se na autonomia limitada, ha maior subjectividade pela parte dos coolaboradores, resultando dificuldades na sua realização devido a inexperiencia e falta especialistas. 
A avaliação externa é uma forma de avaliaçao do desempenho que é conduzida por uma entidade externa à escola ou instituição educacional, tendo como vantagens: a comparação com padrões nacionais ou internacionais, apresenta maior objectividade, envolve uma equipe profissionalmente treinada e com elevada experiencia, permite a comparabilidade abrindo espaço para desenvolver ou implementar melhorias nas escolas desfavorecidas ou carenciadas. Por outro lado temos as desvantagens, que baseam-se na inexistencia de actores educativos que se limitam na reflexão sobre os problemas da escola, não considera a individualidade de cada escola, não da um retorno informativo sobre os problemas encontrados na escola. 
Tendo visto os pros e contras dos dois metodos, recomenda-se que se use o modelo misto que consiste em reunir as vantagens das ambas modalidades tornando-as complementares, onde a escola e os peritos externos concordam acerca do objecto da avaliação, negociando os criterios e os instrumentos de avaliação terminando com o confronto dos dados e apresentação das conclusões.
Durante o processo de avaliação, é importante que primeiro se definam que conteúdos a avaliar, com que criterios deve se avaliar, e que tipo de avaliação se aplica, seja no modo qualitativo ou quantitativo. Este processo é tratado de forma independente, tomando em consideração o criterio a ser aplicado. 
Inspecção Escolar
A inspecção escolar é uma actividade de supervisão e avaliação que é realizada por uma entidade externa à escola ou instituição educacional, geralmente pelo governo ou pelos orgãos responsaveis pela educação, com o objectivo de avaliar a qualidade do ensino e verrificar se a escola está cumprindo as normas e regulamentações estabelecidas pelo sistema educacional, as suas funções mais usais sao: função de controlo, acompanhamento, auditoria e avaliação, provedoria e acção disciplinar. 
Função de controlo – consiste em verrificar se o funcionamento das escolas segue ou não o preceituado na lei, ou por outra consiste em averiguar acerca da conformidade legal do funcionamento das escolas e recolhe informações sobre o sistema educativo e as escolas.
Função de Acompanhamento – consiste em observar a acção educativa das escolas com intenção de apoiar nas suas dificuldades e de induzir a novas práticas dos gestores, dos professores, do pessoal não-docente dos alunos, em relação a acções de controlo, a função de acompanhamento prolongam-se por mais tempo. 
Função de Auditoria – consiste na analise dos actos de gestão praticados pelas escolas durante um certo periodo de tempo com duplo objectivo, primeiro que é de informar as direcções das escolas dos pontos fortes e francos do funcionamento da escola, fazer recomendações e sugestões acerca do modo de ultrapassar as dificuldades ou anomalias detectadas de modo que a escola obtenha melhores resultados futuros. 
Função de Avaliação – consiste em levar a cabo a avaliação das escolas, incidindo sobre todos os aspectos da sua organização e do seu funcionamento, incidindo sobre os processos, os recursos e os resultados. 
Função de Provedoria e acção disciplinar – consiste no atendimento às queixas ou reclamações dos alunos, das familias, dos professores e dos funcionarios, o atentendimento origina-se numa acção disciplinar através de averiguação , inquerito, processo disciplinar do qual pode resultar a uma sanção do elemento prevaricador. 
Conclusão
 O processo de avaliação das escolas é uma actividade importante para garantir a qualidade do ensino e de aprendizagem. A avaliação pode ser conduzida internamente pela própria escola ou externamente por uma entidade independente. Ambos os tipos de avaliação têm suas vantagens e podem fornecer informações importantes para a escola sobre seu desempenho acadêmico, infraestrutura e gestão.
A avaliação das escolas pode ajudar a identificar áreas de melhoria, implementar mudanças necessarias para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem, incentivar a melhoria contínua e aumentar a credibilidade da escola. Além disso, a avaliação pode fornecer informações importantes para os pais, responsáveis e para a comunidade em geral sobre a qualidade da escola. 
Em resumo, a avaliação das escolas é um processo importante que deve ser realizado de forma regular e sistemática para garantir que as escolas estejam cumprindo seu papel de oferecer um ensino de qualidade aos alunos. A avaliacão pode ajudar as escolas a identificar áreas de melhoria, implementar mudanças necessarias e melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem, beneficiando tanto os alunos como a comunidade em geral.

Outros materiais