Buscar

Estudo dirigido P2 Bot III

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido (Parte P2) 
1. Descreva os nomes e as características distintivas dos elementos condutores do xilema e do floema. 
Resposta: XILEMA Os elementos condutores, ou elementos traqueais podem ser divididos em dois grupos básicos, os traqueídes e os elementos de vasos. caracterizados pelas células mortas na maturidade, paredes secundárias espessas e lignificadas. Seu lúmen é responsável pelo transporte de água e soluto. A diferença entre tais estruturas, (Traqueídes e Elementos de vaso), consiste no fato de que traqueídes são imperfuradas e elementos de vaso apresentam placas de perfuração. Placas de perfuração possuem orifícios que garantem um fluxo contínuo de substâncias. Elementos de vaso estão dispostos nas plantas formando longas colunas, constituindo assim verdadeiros vasos. 
FLOEMA: No floema, os elementos crivados são as células especializadas na condução de substâncias, são vivos, com áreas crivadas, (poros modificados nas paredes), e anucleados quando maduros. Existem dois tipos, Células crivadas e elementos de tubo crivado. As células crivadas ocorrem apenas em Pteridófitas e Gimnospermas. São associadas á células albuminosas, (conexões simplásticas). Os elementos de tubo crivado estão presentes em Angiospermas. Estão associadas á células companheiras, paredes pectico celulósicas. 
2. O que são traqueídes e elementos de vaso? Compare anatomicamente os dois tipos celulares, enfatizando suas diferenças. 
Resposta: Traqueídes são elementos imperfurados no qual a água é transportada por pontoações na parede lateral, ele são presentes no final das nervuras das folhas.
Já os elementos de vaso são elementos perfurados que possuem pontoações laterais e placa de perfuração que podem receber a classificação de simples (1 perfuração), multiperfurada (escalariforme, perfurações alongadas e paralelas entre si) ou reticulada (perfurações formam um padrão semelhante a uma rede). Essas células vão possuir uma ou mais perfurações em cada extremidade e as vezes na parede lateral onde ocorrem em séries longitudinais formando um vaso.
3. Como é possível distinguir elementos condutores do protoxilema e metaxilema? 
pode deixar que eu faço a 3 
4. Qual a diferença na composição celular entre os xilemas primário e secundário? 
O xilema primário é originado do procâmbio e suas células estão organizadas apenas no sistema axial, já o secundário é formado a partir do câmbio. O xilema secundário apresenta os mesmos tipos celulares básicos do sistema primário. A diferença é que os tipos celulares do xilema primário estão organizados apenas no sistema axial, enquanto que no secundário, além do sistema axial, ocorre também o sistema radial. 
5. Compare a organização do xilema secundário com a do floema secundário. 
No xilema secundário suas células estão organizadas nos sistemas axial e radial e derivam-se do câmbio vascular. No floema secundário os elementos são orientados axial e radialmente, dessa forma, há raios de floema que são contínuos com o de xilema, fazendo uma via de transporte de substâncias para os 2 tecidos, 
6. Explique o que é a casca e detalhe as suas camadas teciduais. 
Refere-se a todos os tecidos externos ao câmbio vascular, inclusive a periderme quando presente. Com a maturação das células suberosas contendo suberina, os tecidos externos a elas encontram-se separadas do suprimento de água e nutrientes. Portanto, a casca consiste inteiramente de tecidos mortos. Na maioria dos caules e raízes lenhosas, formam-se peridermes adicionais à medida que o eixo aumenta de circunferência. Após a formação da primeira periderme, as peridermes subseqüentemente formadas originam-se em locais cada vez mais profundos na casca, a partir de células parenquimáticas do floema, que não funciona mais ativamente no transporte.
7. Descreva anatomicamente e morfologicamente a diferença entre as regiões meristemática, de alongamento e de diferenciação de uma raiz. Como podemos detectar a região de maturação sem realização de cortes anatômicos? 
8. Conceitue estelo e faça a distinção entre o estelo de raízes de eudicotiledôneas/pivotantes e monocotiledôneas/adventíceas. 
Estelo significa coluna e se refere ao centro do eixo da planta (raiz e caule), compreendendo o sistema vascular com todas suas regiões interfasciculares, lacunas, medula (quando presente) e periciclo. Pode ser classificado quanto sua distribuição relativa dos tecidos vasculares e não vasculares no estágio primário do desenvolvimento do eixo. Dentre as dicotiledôneas pode-se destacar o eustelo e nas monocotiledôneas o protostelo.
9. Esquematize o corte transversal de uma raiz pivotante e um caule em crescimento primário de eudicotiledôneas, enfatizando as suas diferenças anatômicas e a constituição e classificação do estelo. 
10. Esquematize o corte transversal de uma raiz pivotante e um caule em crescimento primário de monocotiledôneas, enfatizando as suas diferenças anatômicas e a constituição e classificação do estelo. 
11. Descreva como ocorre a instalação do crescimento secundário (câmbio vascular e felogênio) em raízes e caules de eudicotiledôneas. 
12. O que é a madeira? Qual a diferença da madeira de angiospermas e gimnospermas? 
13. Que fenômenos naturais agindo sobre que meristema causa a produção de anéis de 
crescimento na madeira? 
Os anéis são formados por causa da diferença da intensidade da atividade do câmbio durante o ano em regiões com estação do ano bem definidas, além disso vale ressaltar que no inverno e outono não ocorre crescimento, este se dá apenas nas estações da primavera e verão o da primavera é o mais claro pq as células do xilema ficam com paredes mais finas, já o do verão é mais escuro pq as paredes são mais grossas. É importante salientar que na madeira ocorre maior presença de xilema secundário do que floema secundário. É a partir desses anéis que pode ser determinada a idade de uma árvore e também como foram as estações do ano desde que aquela árvore se encontra naquele local. 
14. Qual a diferença entre os microfilos e os megafilos? Como se deu a origem evolutiva dos microfilos e megafilos? 
15. Descreva anatomicamente uma folha de uma planta mesofítica típica. Esquematize em corte transversal sua lâmina foliar. 
16. Descreva anatomicamente uma folha de uma planta xerofítica e de uma hidrófita típicas, discorrendo sobre suas adaptações ecológicas. 
17. Relacione a organização do estelo dos caules com o do sistema vascular das folhas de monocotiledôneas e de eudicotiledôneas, de modo a explicar a diferença em cada grupo. 
18. O que é a flor? Descreva onde estão presentes os microsporângios e megasporângios e em que fase/locais ocorre a meiose (divisão reducional). 
19. Quais são os produtos da meiose? O que eles originam? 
20. Esquematize e descreva anatomicamente o ovário e a antera de uma flor. 
21. Descreva evolutivamente o que são os carpelos e o que são os estames e como pode ter ocorrido sua evolução até as plantas atuais.

Continue navegando