Buscar

Bandagem Funcional no Esporte e Prevenção de Lesões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lemo e Dias (2013) afirmam que o objetivo da bandagem funcional é desencadear efeitos diretamente sobre a musculatura, estimulando e ativando o músculo ou um grupo muscular durante o movimento. Desse modo, é possível melhorar a contração sinérgica de um músculo enfraquecido, inibido, hipotônico e desequilibrado, reduzindo episódios de fadiga, contraturas, espasmos e lesões musculares.
Baseado no texto, nos conhecimentos adquiridos na unidade e pesquisando em artigos científicos sobre o tema, disserte sobre como as variadas bandagens funcionais são utilizadas hoje no esporte e como elas tem sido utilizada para diminuir risco de lesões mais graves, citando as referências encontradas na literatura científica.
Referência:
LEMOS, T. V.; DIAS, E. M. KinesioTaping. Introdução ao método e aplicações musculares. 1. ed. São Paulo: Editora Andreoli, 2013. 144p.
A bandagem funcional surgiu com o objetivo de aliviar a dor, proporcionar a estabilidade articular, diminuir edema e melhorar a circulação linfática. Ela tem como função limitar o movimento excessivo da articulação acometida e fornecer estabilidade ao músculo comprometido pela lesão. Existem diferentes tipos de bandagens que são utilizados de acordo com a necessidade da pessoa avaliada pelo fisioterapeuta.
Na área da fisioterapia esportiva é de grande utilidade complementando diversos tratamentos fisioterapêutico convencionais. Ela é utilizada como suporte para estrutura lesada limitando movimentos prejudiciais e permitindo movimento funcionais sem que haja dor, desta forma propicia uma melhora rápida da lesão, gera estabilidade e permite um retorno precoce dos atletas as atividades com mínima ou nenhuma perda da capacidade física. 
Sua aplicabilidade é muito ampla podendo ser usada em disfunções musculoesqueléticas sejam elas, agudas ou crônicas, em qualquer parte do corpo e também como prevenção de lesões antes das práticas desportiva. Usando essa técnica é possível obter um aumento da contração muscular, biomecânica, estabilidade, equilíbrio e propriocepção, resultando em um melhor desempenho nas competições e treinamentos. Ela é colocada de diferentes formas de acordo com a área que se encontra lesionada ou se pretende proteger, podendo assim inibir ou facilitar músculos, diminuindo o risco de lesões mais graves.
Referências
1. Brum GR, Miotto M, Tadiello GS, Schmitt VM, Marchi T, Bonetti LV.utilização da bandagem na estabilidade do tornozelo em atletas de basquetebol. Rev.ConsSaúde.2012;11(3):491-497.
2. Bordim S, Cristiane MT, Carla FV, Leonardo C, Gilnei LP. Efeitos agudosdabandagem elástica na atividade muscular. Rev. ConsSaúde.2017;16(3):335-341.
3. POSSEBON KOLTERMANN, G.; DOS SANTOS SEVERO, G.; VINICIUS BUENO REPPOLD, P.; SPOHR NEDEL, S. Novo conceito dentro da Fisioterapia: Bandagem Funcional. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 3, n. 1, 3 fev. 2013.

Continue navegando