Buscar

A Importância da Antropologia e da Cultura no Campo do Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Com base no texto LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um conceito antropológico. 14ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, disponível em https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxwcm9mZXNzb3JzaWx2aW9mYW1ldHJvfGd4Ojc1N2JjY2YzNzFiMmIzNDI discorra sobre a importância da antropologia e dos estudos sobre Cultura e suas contribuições no campo do Direito, apresentando um caso em particular que exemplifique estas contribuições.
O trabalho é individual e o  texto deve ser elaborado em 02 páginas, tamanho A-4, fonte Arial 12, espaçamento 1,5.
Fará parte da avaliação do trabalho a análise pela ferramenta de verificação de plágio. Desta forma, situações que indiquem a possibilidade de plágio acarretarão na perda integral da nota bimestral destinada a Avaliação Prática (2,0).
A antropologia, como o estudo do homem em seu meio, é de grande valia para o campo do Direito quando versa sobre cultura e auxilia a considerar as diferenças entre um povo e outro e unir cada costume dentro das normas vigentes.
Quando falamos de cultura temos todos a tendência a pensar a nossa própria sendo superior a do outro, como cita Heródoto e mesmo renega essa postura:
	“Se oferecêssemos aos homens a escolha de todos os costumes do mundo, aqueles que lhes parecessem melhor, eles examinariam a totalidade e acabariam preferindo os seus próprios costumes, tão convencidos estão de que estes são melhores do que todos os outros.” (Heródoto,...)
A partir desse conceito percebe-se a grnade relevância existente na troca entre os campos da antropologia e do direito. Vemos isso principalmente quanto exemplificamos a partir de casos concretos e temos vários deles que podem ser usados aqui. 
O trabalho do operador do Direito, aqui,

Outros materiais